Vivências literárias e formação de crianças leitoras: o papel do Outro pelas vozes de rondonienses do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andreia dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213450
Resumo: O Outro tem papel essencial na constituição do sujeito. É por meio das relações sociais estabelecidas e das trocas verbais que nos constituímos. Não nascemos homens, tornamo-nos à medida que vivemos, é necessário um segundo nascimento, o social. Assim também ocorre com os leitores. Ler não é uma capacidade inata, é constituição e o Outro, aqui denominado mediadores de leitura, tem papel fundamental neste processo. Diante desse contexto, o objeto da pesquisa que deu origem a esta tese foram as vivências literárias e o papel do Outro mediador de leitura na formação de leitores literários. A pesquisa esteve vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Marília, integrando a linha de pesquisa Teorias e Práticas Pedagógicas e o grupo de pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação (PROLEAO). Objetivou compreender o que revelam as vozes de crianças sobre suas vivências literárias e o papel do Outro na contribuição para a sua formação como leitores literários, quer seja em ambientes escolares quer seja fora deles. A questão que deu origem a pesquisa foi: O que revelam as vozes de crianças sobre suas vivências literárias e o papel do Outro na contribuição para a sua formação como leitores literários, quer seja em ambientes escolares quer seja fora deles? Parti da hipótese de que as bases sociais, os Outros, as vivências e condições sociais de existência influenciam no processo de formação de leitores literários. A tese defendida foi a de que vivências literárias e seus mediadores de leitura, o Outro literário, contribuem para a formação de crianças leitoras, quer seja em ambientes escolares quer seja fora deles. Como parte da metodologia de pesquisa, o diálogo formativo foi organizado de acordo com os pressupostos das pesquisas em Ciências Humanas defendidos pelos Filósofos da linguagem. Os dados foram gerados com seis alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, em doze encontros semanais nos quais as crianças liam e ouviam obras literárias e dialogavam sobre suas vivências leitoras. Volóchinov3, Bakhtin, Vigotski4, Ponzio, Foucambert, Bajard, Petit, Jolibert e colaboradores, Geraldi e Arena são alguns dos estudiosos da linguagem e da leitura que embasam as discussões realizadas. Três unidades temáticas constituem a organização e a análise dos dados: Concepções de leitura e leitores, Vivências literárias e os mediadores de leitura e Conversação literária: leitura de livros ilustrados físicos e digitais. Os resultados apontam a importância das vivências literárias e da contribuição do outro mediador de leitura na constituição do leitor literário. Vivências e mediadores tão distintos contribuíram para que a necessidade de ler literatura tivesse sido diferente para cada uma das seis crianças.
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A pesquisa esteve vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Marília, integrando a linha de pesquisa Teorias e Práticas Pedagógicas e o grupo de pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação (PROLEAO). Objetivou compreender o que revelam as vozes de crianças sobre suas vivências literárias e o papel do Outro na contribuição para a sua formação como leitores literários, quer seja em ambientes escolares quer seja fora deles. A questão que deu origem a pesquisa foi: O que revelam as vozes de crianças sobre suas vivências literárias e o papel do Outro na contribuição para a sua formação como leitores literários, quer seja em ambientes escolares quer seja fora deles? Parti da hipótese de que as bases sociais, os Outros, as vivências e condições sociais de existência influenciam no processo de formação de leitores literários. A tese defendida foi a de que vivências literárias e seus mediadores de leitura, o Outro literário, contribuem para a formação de crianças leitoras, quer seja em ambientes escolares quer seja fora deles. Como parte da metodologia de pesquisa, o diálogo formativo foi organizado de acordo com os pressupostos das pesquisas em Ciências Humanas defendidos pelos Filósofos da linguagem. Os dados foram gerados com seis alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, em doze encontros semanais nos quais as crianças liam e ouviam obras literárias e dialogavam sobre suas vivências leitoras. Volóchinov3, Bakhtin, Vigotski4, Ponzio, Foucambert, Bajard, Petit, Jolibert e colaboradores, Geraldi e Arena são alguns dos estudiosos da linguagem e da leitura que embasam as discussões realizadas. Três unidades temáticas constituem a organização e a análise dos dados: Concepções de leitura e leitores, Vivências literárias e os mediadores de leitura e Conversação literária: leitura de livros ilustrados físicos e digitais. Os resultados apontam a importância das vivências literárias e da contribuição do outro mediador de leitura na constituição do leitor literário. Vivências e mediadores tão distintos contribuíram para que a necessidade de ler literatura tivesse sido diferente para cada uma das seis crianças.The Other has an essential role in the constitution of the subject. It is through established social relationships and verbal exchanges that we are constituted. We are not born men, we become as we live, a second birth is necessary, the social one. So too with readers. Reading is not an innate ability, it is a constitution and the Other, here called reading mediators, has a fundamental role in this process. In this context, the object of the research that gave rise to this thesis were the literary experiences and the role of the Other mediator of reading in the formation of literary readers. The research was linked to the Postgraduate Program in Education at the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” on the Marília campus, integrating the research line Theories and Pedagogical Practices and the research group Reading and writing processes: appropriation and objectification (PROLEAO). It aimed to understand what the voices of children reveal about their literary experiences and the role of the Other in contributing to their formation as literary readers, whether in school environments or outside them. The question that gave rise to the research was: What do children's voices reveal about their literary experiences and the role of the Other in contributing to their formation as literary readers, whether in school environments or outside them? I started from the hypothesis that the social bases, the Others, the experiences and social conditions of existence influence the process of formation of literary readers. The thesis defended was that literary experiences and their reading mediators, the literary Other, contribute to the formation of reading children, whether in school environments or outside them. As part of the research methodology, the formative dialogue was organized according to the presuppositions of research in Human Sciences defended by Philosophers of Language. Data were generated with six students enrolled in the 5th year of elementary school, in twelve weekly meetings in which the children read and listened to literary works and talked about their reading experiences. Voloshinov, Bakhtin, Vigotski, Ponzio, Foucambert, Bajard, Petit, Jolibert and collaborators, Geraldi and Arena are some of the scholars of language and reading that support the discussions held. Three thematic units constitute the organization and analysis of data: Reading conceptions and readers, Literary experiences and reading mediators and Literary conversation: reading physical and digital illustrated books. The results point to the importance of literary experiences and the contribution of the other reading mediator in the constitution of the literary reader. Such different experiences and mediators contributed to the need to read literature for each of the six children.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.599497/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Andreia dos Santos2021-07-15T19:11:16Z2021-07-15T19:11:16Z2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21345033004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213450Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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