Inserção de conteúdos de Educação Sexual nos cursos de Pedagogia das Instituições Públicas do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manchini, Isabela Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217873
Resumo: A Educação Sexual nos cursos de formação docente é de suma importância para a construção de um currículo que seja vinculado às diferentes áreas do conhecimento, trazendo a noção reflexiva da prática docente e desvinculação de processos conteudistas para o ensino, pois a formação plena proporciona a transformação social. Esta pesquisa mapeou e analisou o currículo dos cursos de graduação em Pedagogia das instituições públicas de ensino superior, do Estado de São Paulo, sendo elas: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [UNESP], nos campi: Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto; Universidade de São Paulo [USP] nos campi: São Paulo e Ribeirão Preto; Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] com o campus de Guarulhos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR], com os campi São Carlos e Sorocaba; Universidade Estadual de Campinas [UNICAMP] no campus de Campinas; Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ibitinga [FAIBI] no campus de Ibitinga; Universidade Virtual do Estado de São Paulo [UNIVESP]; e, por fim, o Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel [IMESSM] no campus de São Manuel, afim de identificar a oferta de disciplinas sobre Educação Sexual. Os caminhos metodológicos se pautaram na utilização da análise documental e levantamento bibliográfico, e os resultados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo. As decorrências demonstraram não só a dificuldade em encontrar material para o levantamento de dados da pesquisa, como o Projeto Político Pedagógico das instituições, mas, também, a baixa oferta de disciplinas que relacionassem a Educação Sexual pelo viés emancipatório. Considera-se, portanto, que esses fatores afetam a formação de professores, pois essa deve ser uma oportunidade para a inserção de novas teorias que devem se fundamentar com a prática, já que o exercício da profissão docente exige pensar no social e na diversidade humana, ou seja, é essencial a formação de profissionais críticos e conscientes de sua responsabilidade social.
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Esta pesquisa mapeou e analisou o currículo dos cursos de graduação em Pedagogia das instituições públicas de ensino superior, do Estado de São Paulo, sendo elas: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [UNESP], nos campi: Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto; Universidade de São Paulo [USP] nos campi: São Paulo e Ribeirão Preto; Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] com o campus de Guarulhos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR], com os campi São Carlos e Sorocaba; Universidade Estadual de Campinas [UNICAMP] no campus de Campinas; Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ibitinga [FAIBI] no campus de Ibitinga; Universidade Virtual do Estado de São Paulo [UNIVESP]; e, por fim, o Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel [IMESSM] no campus de São Manuel, afim de identificar a oferta de disciplinas sobre Educação Sexual. Os caminhos metodológicos se pautaram na utilização da análise documental e levantamento bibliográfico, e os resultados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo. As decorrências demonstraram não só a dificuldade em encontrar material para o levantamento de dados da pesquisa, como o Projeto Político Pedagógico das instituições, mas, também, a baixa oferta de disciplinas que relacionassem a Educação Sexual pelo viés emancipatório. Considera-se, portanto, que esses fatores afetam a formação de professores, pois essa deve ser uma oportunidade para a inserção de novas teorias que devem se fundamentar com a prática, já que o exercício da profissão docente exige pensar no social e na diversidade humana, ou seja, é essencial a formação de profissionais críticos e conscientes de sua responsabilidade social.When it comes to teacher education, Sex Education is of utmost importance for the development of a diverse curriculum related to different areas of knowledge, since it focuses on the teaching practices and separates itself from content-based teaching processes, due to the fact that it is the complete formation of a professional that allows social transformation. This research mapped and analyzed curriculums from Pedagogy courses in São Paulo State public institutions of higher education, with a view to identifying the availability of Sex Education subjects in those, namely: São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho [UNESP], on the campuses: Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro and São José do Rio Preto; University of São Paulo [USP] on campuses: São Paulo and Ribeirão Preto; Federal University of São Paulo [UNIFESP] with the Guarulhos campus; Federal University of São Carlos (UFSCAR), with the São Carlos and Sorocaba campuses; State University of Campinas [UNICAMP] on the Campinas campus; Faculty of Philosophy, Science and Letters of Ibitinga [FAIBI] on the Ibitinga campus; Virtual State University of São Paulo [UNIVESP]; and, finally, the Municipal Institute of Higher Education of São Manuel [IMESSM] on the São Manuel campus, in order to identify the offer of subjects on Sexual Education.The methodological paths were based both on the use of documental analysis and bibliographical survey, and the results were interpreted based on Content Analysis. The results revealed not only the difficulty in finding material for the survey data, such as the Political Pedagogical Project of the institutions, but also the low supply of courses that relate to Sex Education from an emancipatory perspective. Therefore, it can be considered that teacher education is directly impacted by the aforementioned factors, once the role of the teacher demands considering the social being as well as human diversity, that is, the formation of critical and socially conscious professionals is fundamental.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Desidério da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manchini, Isabela Cristina2022-04-18T12:51:30Z2022-04-18T12:51:30Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21787333004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217873Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:38:02.880671Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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