Diversidade cultural na escola: diálogos necessários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Clédina Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Harryson Junio Lessa [UNESP], Peralta, Deise Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141541
Resumo: O presente artigo tem por objetivo contribuir com as discussões acerca do conceito de “diversidade cultural” e sua importância para a formação de professores. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com enfoque nos autores que discutem temáticas relacionadas à diversidade cultural. Vale ressaltar que este trabalho baseou-se nos estudos doutorais realizados sobre “A formação de professores e a diversidade cultural nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática”. Os resultados apontam que nos últimos anos têm aumentado o volume de pesquisas realizadas na área de educação relativas às temáticas da diversidade cultural, tais como questões étnico-raciais, diversidade sexual, diversidade de gênero, etc. No entanto, seu conceito ainda é pouco explorado, carregando consigo a polissemia do diverso como “diferente”, ou seja, diversidade como “dessemelhança” ou como “desigualdade”. Este estudo se detém na discussão acerca do combate às diferenças enquanto desigualdades, apontando que não basta que as políticas públicas e escolas desenvolvam ações que apenas identifiquem situações de dessemelhanças entre indivíduos, mas que haja maior consciência acerca do combate aos preconceitos e discriminações e de respeito ao outro. O estudo aponta ainda que a formação inicial de professores pouco tem contribuído para a produção de saberes/conhecimentos e práticas inerentes à relação entre “educação e diversidade”.
id UNSP_c0a960f27128d87905d64aaa76d2ebcc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141541
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diversidade cultural na escola: diálogos necessáriosO presente artigo tem por objetivo contribuir com as discussões acerca do conceito de “diversidade cultural” e sua importância para a formação de professores. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com enfoque nos autores que discutem temáticas relacionadas à diversidade cultural. Vale ressaltar que este trabalho baseou-se nos estudos doutorais realizados sobre “A formação de professores e a diversidade cultural nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática”. Os resultados apontam que nos últimos anos têm aumentado o volume de pesquisas realizadas na área de educação relativas às temáticas da diversidade cultural, tais como questões étnico-raciais, diversidade sexual, diversidade de gênero, etc. No entanto, seu conceito ainda é pouco explorado, carregando consigo a polissemia do diverso como “diferente”, ou seja, diversidade como “dessemelhança” ou como “desigualdade”. Este estudo se detém na discussão acerca do combate às diferenças enquanto desigualdades, apontando que não basta que as políticas públicas e escolas desenvolvam ações que apenas identifiquem situações de dessemelhanças entre indivíduos, mas que haja maior consciência acerca do combate aos preconceitos e discriminações e de respeito ao outro. O estudo aponta ainda que a formação inicial de professores pouco tem contribuído para a produção de saberes/conhecimentos e práticas inerentes à relação entre “educação e diversidade”.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Ana Clédina RodriguesGonçalves, Harryson Junio Lessa [UNESP]Peralta, Deise Aparecida [UNESP]2016-07-19T12:59:22Z2016-07-19T12:59:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2201-2212application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2201-22122357-7819http://hdl.handle.net/11449/141541ISSN2357-7819-2014-2201-2212.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T15:42:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141541Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:23:59.009008Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
title Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
spellingShingle Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
Monteiro, Ana Clédina Rodrigues
title_short Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
title_full Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
title_fullStr Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
title_full_unstemmed Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
title_sort Diversidade cultural na escola: diálogos necessários
author Monteiro, Ana Clédina Rodrigues
author_facet Monteiro, Ana Clédina Rodrigues
Gonçalves, Harryson Junio Lessa [UNESP]
Peralta, Deise Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Gonçalves, Harryson Junio Lessa [UNESP]
Peralta, Deise Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Clédina Rodrigues
Gonçalves, Harryson Junio Lessa [UNESP]
Peralta, Deise Aparecida [UNESP]
description O presente artigo tem por objetivo contribuir com as discussões acerca do conceito de “diversidade cultural” e sua importância para a formação de professores. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com enfoque nos autores que discutem temáticas relacionadas à diversidade cultural. Vale ressaltar que este trabalho baseou-se nos estudos doutorais realizados sobre “A formação de professores e a diversidade cultural nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática”. Os resultados apontam que nos últimos anos têm aumentado o volume de pesquisas realizadas na área de educação relativas às temáticas da diversidade cultural, tais como questões étnico-raciais, diversidade sexual, diversidade de gênero, etc. No entanto, seu conceito ainda é pouco explorado, carregando consigo a polissemia do diverso como “diferente”, ou seja, diversidade como “dessemelhança” ou como “desigualdade”. Este estudo se detém na discussão acerca do combate às diferenças enquanto desigualdades, apontando que não basta que as políticas públicas e escolas desenvolvam ações que apenas identifiquem situações de dessemelhanças entre indivíduos, mas que haja maior consciência acerca do combate aos preconceitos e discriminações e de respeito ao outro. O estudo aponta ainda que a formação inicial de professores pouco tem contribuído para a produção de saberes/conhecimentos e práticas inerentes à relação entre “educação e diversidade”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:22Z
2016-07-19T12:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2201-2212
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141541
ISSN2357-7819-2014-2201-2212.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141541
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2201-2212
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2201-2212.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2201-2212
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128643955687424