A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Franciele Taís de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141655
Resumo: Este artigo propõe-se a discutir a percepção que um grupo professores de matemática têm sobre o uso da informática na educação bem como apresentar algumas dificuldades enfrentadas por esses professores em utilizá-la em suas práticas pedagógicas. Como referencial teórico, utilizamos algumas concepções acerca da formação do professor para o uso da informática na educação, tanto em cursos de formação inicial como de formação continuada. O foco da pesquisa está na análise dos dados obtidos em um curso de formação continuada, que teve como público alvo vinte e um professores dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, região oeste do Paraná. Esses dados, após serem remetidos a análises, levando em consideração o referencial teórico adotado, nos permitiu constatar que um dos principais obstáculo à implementação da informática na educação, é a falta de formação dos professores. A falta de preparo para o uso da informática, não somente como um recurso didático, mas também como um instrumento de trabalho, tem sido um grande problema enfrentado por eles. Muitos se sentem inseguros diante dos desafios impostos pelas tecnologias informáticas e, consequentemente, impossibilitados de utilizá-las em suas práticas.
id UNSP_c0e4036db649c9e0f30ef1d54b75e684
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141655
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educaçãoEste artigo propõe-se a discutir a percepção que um grupo professores de matemática têm sobre o uso da informática na educação bem como apresentar algumas dificuldades enfrentadas por esses professores em utilizá-la em suas práticas pedagógicas. Como referencial teórico, utilizamos algumas concepções acerca da formação do professor para o uso da informática na educação, tanto em cursos de formação inicial como de formação continuada. O foco da pesquisa está na análise dos dados obtidos em um curso de formação continuada, que teve como público alvo vinte e um professores dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, região oeste do Paraná. Esses dados, após serem remetidos a análises, levando em consideração o referencial teórico adotado, nos permitiu constatar que um dos principais obstáculo à implementação da informática na educação, é a falta de formação dos professores. A falta de preparo para o uso da informática, não somente como um recurso didático, mas também como um instrumento de trabalho, tem sido um grande problema enfrentado por eles. Muitos se sentem inseguros diante dos desafios impostos pelas tecnologias informáticas e, consequentemente, impossibilitados de utilizá-las em suas práticas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)Oliveira, Franciele Taís de [UNESP]Antunes, Francieli Cristina Agostinetto2016-07-19T12:59:54Z2016-07-19T12:59:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4982-4994application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4982-49942357-7819http://hdl.handle.net/11449/141655ISSN2357-7819-2014-4982-4994.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:17:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141655Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:37:02.432204Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
title A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
spellingShingle A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
Oliveira, Franciele Taís de [UNESP]
title_short A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
title_full A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
title_fullStr A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
title_full_unstemmed A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
title_sort A importância da formação continuada para o uso das tecnologias informáticas na educação
author Oliveira, Franciele Taís de [UNESP]
author_facet Oliveira, Franciele Taís de [UNESP]
Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
author_role author
author2 Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Franciele Taís de [UNESP]
Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
description Este artigo propõe-se a discutir a percepção que um grupo professores de matemática têm sobre o uso da informática na educação bem como apresentar algumas dificuldades enfrentadas por esses professores em utilizá-la em suas práticas pedagógicas. Como referencial teórico, utilizamos algumas concepções acerca da formação do professor para o uso da informática na educação, tanto em cursos de formação inicial como de formação continuada. O foco da pesquisa está na análise dos dados obtidos em um curso de formação continuada, que teve como público alvo vinte e um professores dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, região oeste do Paraná. Esses dados, após serem remetidos a análises, levando em consideração o referencial teórico adotado, nos permitiu constatar que um dos principais obstáculo à implementação da informática na educação, é a falta de formação dos professores. A falta de preparo para o uso da informática, não somente como um recurso didático, mas também como um instrumento de trabalho, tem sido um grande problema enfrentado por eles. Muitos se sentem inseguros diante dos desafios impostos pelas tecnologias informáticas e, consequentemente, impossibilitados de utilizá-las em suas práticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:54Z
2016-07-19T12:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4982-4994
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141655
ISSN2357-7819-2014-4982-4994.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141655
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4982-4994
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4982-4994.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4982-4994
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129096441397248