Mapeamento das ferramentas de comunicação síncrona em Teletandem: um estudo longitudinal do uso dos chats
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215957 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo mapear o uso do recurso chat no contexto das atividades de Teletandem da UNESP de São José do Rio Preto, por meio da análise dos gêneros materializados nesse recurso, em parcerias Inglês <> Português, entre 2006 e 2015 e pelas informações disponibilizadas nos cenários de aprendizagem, entre 2016 e 2020. O Teletandem é um ambiente caracterizado pela aprendizagem autônoma entre pares de falantes de duas línguas estrangeiras, seguindo os princípios de tandem (BRAMMERTS, 1996) de autonomia, reciprocidade e separação de línguas, e ocorre por meio de Comunicação Mediada por Computador (CMC), mais especificamente, por Mensageiros Eletrônicos (MI). Segundo Aranha (2014) e Rampazzo (2017), o Teletandem se configura como um sistema de gêneros interconectados e, como ação social (MILLER, 2012a), esses gêneros são flexíveis e variáveis e, portanto, podem evoluir e ser reconfigurados. Sua evolução pode demonstrar mudanças nas ações sociais e, consequentemente, no uso dos chats. Este trabalho analisa as materializações linguísticas presentes nos recursos de chat utilizadas no Teletandem em dois períodos distintos das atividades, de 2006 a 2011, e de 2012 a 2015, além dos cenários de aprendizagem do período entre 2016 e 2020. A análise foi conduzida com base na teoria de análise de gêneros da perspectiva da Nova Retórica (MILLER, 2012a; BAZERMAN, 2006) que define os gêneros como ações sociais com as quais se responde a necessidades sociais objetificadas nascidas de exigências situacionais, e em Araújo (2006) que afirma que os chats têm características específicas que permitem agrupá-los como chats independentemente dos propósitos comunicativos pelos quais são utilizados. Os resultados mostram que o chat foi o primeiro local de materialização das atividades de Teletandem e que esse recurso foi utilizado, primeiramente, com a função de promover a comunicação síncrona entre os participantes, quando não havia possibilidade de utilizar simultaneamente todos os recursos dos Mensageiros Instantâneos. Quando os recursos passaram a ser utilizados simultaneamente e a sincronia da comunicação foi deslocada para a comunicação síncrona oral, o chat assumiu a função de apoio à Sessão Oral de Teletandem. Esses resultados também mostram que os chats são recursos versáteis que podem promover a materialização de diversos gêneros que são possíveis apenas na zona de hibridação da Internet. |
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Mapeamento das ferramentas de comunicação síncrona em Teletandem: um estudo longitudinal do uso dos chatsMapping of synchronous communication tools in Teletandem: a longitudinal study of the use of chatsChatGênerosSincroniaEvolução de gênerosTelecolaboraçãoTeletandemZona de hibridaçãoGenresSynchronicityGenre evolutionTelecollaborationHybridization zoneEste trabalho tem como objetivo mapear o uso do recurso chat no contexto das atividades de Teletandem da UNESP de São José do Rio Preto, por meio da análise dos gêneros materializados nesse recurso, em parcerias Inglês <> Português, entre 2006 e 2015 e pelas informações disponibilizadas nos cenários de aprendizagem, entre 2016 e 2020. O Teletandem é um ambiente caracterizado pela aprendizagem autônoma entre pares de falantes de duas línguas estrangeiras, seguindo os princípios de tandem (BRAMMERTS, 1996) de autonomia, reciprocidade e separação de línguas, e ocorre por meio de Comunicação Mediada por Computador (CMC), mais especificamente, por Mensageiros Eletrônicos (MI). Segundo Aranha (2014) e Rampazzo (2017), o Teletandem se configura como um sistema de gêneros interconectados e, como ação social (MILLER, 2012a), esses gêneros são flexíveis e variáveis e, portanto, podem evoluir e ser reconfigurados. Sua evolução pode demonstrar mudanças nas ações sociais e, consequentemente, no uso dos chats. Este trabalho analisa as materializações linguísticas presentes nos recursos de chat utilizadas no Teletandem em dois períodos distintos das atividades, de 2006 a 2011, e de 2012 a 2015, além dos cenários de aprendizagem do período entre 2016 e 2020. A análise foi conduzida com base na teoria de análise de gêneros da perspectiva da Nova Retórica (MILLER, 2012a; BAZERMAN, 2006) que define os gêneros como ações sociais com as quais se responde a necessidades sociais objetificadas nascidas de exigências situacionais, e em Araújo (2006) que afirma que os chats têm características específicas que permitem agrupá-los como chats independentemente dos propósitos comunicativos pelos quais são utilizados. Os resultados mostram que o chat foi o primeiro local de materialização das atividades de Teletandem e que esse recurso foi utilizado, primeiramente, com a função de promover a comunicação síncrona entre os participantes, quando não havia possibilidade de utilizar simultaneamente todos os recursos dos Mensageiros Instantâneos. Quando os recursos passaram a ser utilizados simultaneamente e a sincronia da comunicação foi deslocada para a comunicação síncrona oral, o chat assumiu a função de apoio à Sessão Oral de Teletandem. Esses resultados também mostram que os chats são recursos versáteis que podem promover a materialização de diversos gêneros que são possíveis apenas na zona de hibridação da Internet.This study aims at mapping the use of written chat in Teletandem practices at UNESP in São José do Rio Preto campus, through the analysis of the genres produced in Portuguese <> English partnerships, from 2006 to 2015 and through the information available on the learning scenarios from 2016 to 2020. Teletandem is an autonomous learning environment between two foreign language speakers, following tandem principles (BRAMMERTS, 1996) of autonomy, reciprocity, and separation of languages, that is developed using CMC, specifically through IM. According to Aranha (2014) and Rampazzo (2017), Teletandem is a system of interconnected genres and, seen as social actions (MILLER, 2012a), these genres are flexible and variable and, therefore, can evolve and be reconfigured. Their evolution can show changes in the social actions, which may lead to the identification of changes on chat use. This research analyzes the linguistic materializations produced in written chats of synchronous communication tools used in Teletandem in two different periods, from 2006 to 2011, and from 2012 to 2015, and the learning scenarios from 2016 to 2020. The analysis was conducted following New Rhetoric genre theory (MILLER, 2012a; BAZERMAN, 2006) which defines genres as social actions through which people answer to objectivated social needs born from situational demands, and Araujo (2006) who states that chats have specific characteristics that allow them to be grouped as chats regardless of the communicative purposes they are used. The results indicate that the chat was the first locus for genre materializations in Teletandem and it was used, at first, to promote synchronous communication on Teletandem interactions, when it was not possible to use all the Instant Messengers’ resources simultaneously. When the resources start to be simultaneously used, and the communicative synchronicity of the interaction moved to the oral mode, the chat became a support tool for the Teletandem Oral Section. These results also show that chats are versatile resources which can promote the materialization of different genres that are only possible to happen in the Internet hybridization zone.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aranha, Solange [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferro, Priscilla de Souza2022-01-19T13:41:01Z2022-01-19T13:41:01Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21595733004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:18:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215957Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:45.076389Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este trabalho tem como objetivo mapear o uso do recurso chat no contexto das atividades de Teletandem da UNESP de São José do Rio Preto, por meio da análise dos gêneros materializados nesse recurso, em parcerias Inglês <> Português, entre 2006 e 2015 e pelas informações disponibilizadas nos cenários de aprendizagem, entre 2016 e 2020. O Teletandem é um ambiente caracterizado pela aprendizagem autônoma entre pares de falantes de duas línguas estrangeiras, seguindo os princípios de tandem (BRAMMERTS, 1996) de autonomia, reciprocidade e separação de línguas, e ocorre por meio de Comunicação Mediada por Computador (CMC), mais especificamente, por Mensageiros Eletrônicos (MI). Segundo Aranha (2014) e Rampazzo (2017), o Teletandem se configura como um sistema de gêneros interconectados e, como ação social (MILLER, 2012a), esses gêneros são flexíveis e variáveis e, portanto, podem evoluir e ser reconfigurados. Sua evolução pode demonstrar mudanças nas ações sociais e, consequentemente, no uso dos chats. Este trabalho analisa as materializações linguísticas presentes nos recursos de chat utilizadas no Teletandem em dois períodos distintos das atividades, de 2006 a 2011, e de 2012 a 2015, além dos cenários de aprendizagem do período entre 2016 e 2020. A análise foi conduzida com base na teoria de análise de gêneros da perspectiva da Nova Retórica (MILLER, 2012a; BAZERMAN, 2006) que define os gêneros como ações sociais com as quais se responde a necessidades sociais objetificadas nascidas de exigências situacionais, e em Araújo (2006) que afirma que os chats têm características específicas que permitem agrupá-los como chats independentemente dos propósitos comunicativos pelos quais são utilizados. Os resultados mostram que o chat foi o primeiro local de materialização das atividades de Teletandem e que esse recurso foi utilizado, primeiramente, com a função de promover a comunicação síncrona entre os participantes, quando não havia possibilidade de utilizar simultaneamente todos os recursos dos Mensageiros Instantâneos. Quando os recursos passaram a ser utilizados simultaneamente e a sincronia da comunicação foi deslocada para a comunicação síncrona oral, o chat assumiu a função de apoio à Sessão Oral de Teletandem. Esses resultados também mostram que os chats são recursos versáteis que podem promover a materialização de diversos gêneros que são possíveis apenas na zona de hibridação da Internet. |
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