O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jéssica de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155476
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884700.pdf
Resumo: This work is the result of a literature review of the old fingering applied to the harpsichord based on treaties Arte de tañer fantasia, Tomás de Sancta Maria, L'art de toucher Le clavecin of François Couperin, and the Essay on the true art of playing keyboard instruments, of Carl Philipp Emanuel Bach. Its main objective is to affirm the importance of the ancient fingering for the interpretation of baroque pieces for harpsichord, which is a reach mechanism of the flow of historical music speech; and its overall objectives, which complement the range of the principal, the understanding of sound production mechanism of the instrument discussed here, as well as posture and mobility of the hands of the player. Three works for keyboard were analyzed in the study of his fingerings and how these determine the articulation of the melodic lines. The parts analyzed are: Applicatio of Johann Sebastian Bach; Quatrième prélude (L'art de toucher le clavecin), François Couperin; Toccata prima (in G major), Alessandro Scarlatti.
id UNSP_c158f2ce83b72d0627060d6d3bec1888
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155476
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obrasCravo (Instrumento musical) - Estudo e ensinoMusica para cravoMusica - Analise, apreciaçãoHarpsichordThis work is the result of a literature review of the old fingering applied to the harpsichord based on treaties Arte de tañer fantasia, Tomás de Sancta Maria, L'art de toucher Le clavecin of François Couperin, and the Essay on the true art of playing keyboard instruments, of Carl Philipp Emanuel Bach. Its main objective is to affirm the importance of the ancient fingering for the interpretation of baroque pieces for harpsichord, which is a reach mechanism of the flow of historical music speech; and its overall objectives, which complement the range of the principal, the understanding of sound production mechanism of the instrument discussed here, as well as posture and mobility of the hands of the player. Three works for keyboard were analyzed in the study of his fingerings and how these determine the articulation of the melodic lines. The parts analyzed are: Applicatio of Johann Sebastian Bach; Quatrième prélude (L'art de toucher le clavecin), François Couperin; Toccata prima (in G major), Alessandro Scarlatti.Este trabalho é resultado de uma análise bibliográfica do dedilhado antigo aplicado ao cravo baseada nos tratados Arte de tañer fantasia, de Tomás de Sancta Maria, L'art de toucher Le clavecin, de François Couperin, e Tratado sobre a maneira correta de tocar instrumentos de teclado, de Carl Philipp Emanuel Bach. Tem como principal objetivo afirmar a importância do dedilhado antigo para a interpretação de peças barrocas para cravo, sendo este um mecanismo de alcance da fluência do discurso musical da época; e tem como objetivos gerais, que complementam o alcance do principal, a compreensão do mecanismo de produção sonora do instrumento aqui abordado, bem como postura e mobilidade das mãos do instrumentista. Foram analisadas três obras para teclado com foco no estudo de seus dedilhados e no modo como estes determinam a articulação das linhas melódicas. As peças analisadas são: Applicatio, de Johann Sebastian Bach; Quatrième prélude (L'art de toucher Le clavecin), de François Couperin; Toccata prima (em sol maior), de Alessandro Scarlatti.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotea Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Jéssica de Almeida [UNESP]2018-08-30T18:21:51Z2018-08-30T18:21:51Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfROCHA, Jéssica de Almeida. O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155476000884700http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884700.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T06:16:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155476Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:40:58.423643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
title O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
spellingShingle O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
Rocha, Jéssica de Almeida [UNESP]
Cravo (Instrumento musical) - Estudo e ensino
Musica para cravo
Musica - Analise, apreciação
Harpsichord
title_short O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
title_full O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
title_fullStr O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
title_full_unstemmed O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
title_sort O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras
author Rocha, Jéssica de Almeida [UNESP]
author_facet Rocha, Jéssica de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerr, Dorotea Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jéssica de Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cravo (Instrumento musical) - Estudo e ensino
Musica para cravo
Musica - Analise, apreciação
Harpsichord
topic Cravo (Instrumento musical) - Estudo e ensino
Musica para cravo
Musica - Analise, apreciação
Harpsichord
description This work is the result of a literature review of the old fingering applied to the harpsichord based on treaties Arte de tañer fantasia, Tomás de Sancta Maria, L'art de toucher Le clavecin of François Couperin, and the Essay on the true art of playing keyboard instruments, of Carl Philipp Emanuel Bach. Its main objective is to affirm the importance of the ancient fingering for the interpretation of baroque pieces for harpsichord, which is a reach mechanism of the flow of historical music speech; and its overall objectives, which complement the range of the principal, the understanding of sound production mechanism of the instrument discussed here, as well as posture and mobility of the hands of the player. Three works for keyboard were analyzed in the study of his fingerings and how these determine the articulation of the melodic lines. The parts analyzed are: Applicatio of Johann Sebastian Bach; Quatrième prélude (L'art de toucher le clavecin), François Couperin; Toccata prima (in G major), Alessandro Scarlatti.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19
2018-08-30T18:21:51Z
2018-08-30T18:21:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Jéssica de Almeida. O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155476
000884700
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884700.pdf
identifier_str_mv ROCHA, Jéssica de Almeida. O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
000884700
url http://hdl.handle.net/11449/155476
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884700.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129346270920704