Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reiss, Márcio [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sartorello, João Henrique [UNESP], Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139943
Resumo: Nas últimas décadas os laboratórios de ciências das Escolas foram gradativamente eliminados e as atividades experimentais secundarizadas. Diante dessa realidade, este trabalho privilegiou a reintrodução de atividades didáticas experimentais no Ensino de Física (EF) utilizando experimentos construídos com materiais de baixo custo que permitem sua utilização e armazenamento sem a necessidade de espaços exclusivos dentro das escolas. Para isso elegemos como estratégia didática a constituição de uma biblioteca de experimentos (BE) em cada uma das três escolas da Educação Básica (EB) parceiras do projeto UNESP PIBID CAPES. Além da reintrodução das atividades experimentais, procuramos valorizar práticas escolares diferenciadas e conciliar a formação inicial com a construção de ações educativas para a melhoria do EF nas escolas públicas da EB. Após identificar as possibilidades de trabalho que poderíamos desenvolver nas escolas, aprofundamo-nos teoricamente em obras de autores que tratam de questões sobre atividades didáticas experimentais. Com a realização do estudo precedente, optamos pela instalação de BEs. Optamos, especificamente, pelo tema Eletrostática e elegemos sete experimentos que o abordam. Vários exemplares de cada experimento foram confeccionados e constituem os acervos que foram distribuídos nas escolas. Tal acervo pode ser utilizado no trabalho autônomo dos alunos, em atividades dirigidas em sala de aula ou em demonstrações. Entendemos que a construção das BEs se revela uma estratégia promissora para o processo de reintrodução de atividades didáticas experimentais, além de ampliar oportunidades de EF para além da carga horária habitual da disciplina na EB.
id UNSP_c1b5487b86759849c6cfcc44e213a661
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139943
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São PauloBiblioteca de ExperimentosEletrostáticaFormação de ProfessoresNas últimas décadas os laboratórios de ciências das Escolas foram gradativamente eliminados e as atividades experimentais secundarizadas. Diante dessa realidade, este trabalho privilegiou a reintrodução de atividades didáticas experimentais no Ensino de Física (EF) utilizando experimentos construídos com materiais de baixo custo que permitem sua utilização e armazenamento sem a necessidade de espaços exclusivos dentro das escolas. Para isso elegemos como estratégia didática a constituição de uma biblioteca de experimentos (BE) em cada uma das três escolas da Educação Básica (EB) parceiras do projeto UNESP PIBID CAPES. Além da reintrodução das atividades experimentais, procuramos valorizar práticas escolares diferenciadas e conciliar a formação inicial com a construção de ações educativas para a melhoria do EF nas escolas públicas da EB. Após identificar as possibilidades de trabalho que poderíamos desenvolver nas escolas, aprofundamo-nos teoricamente em obras de autores que tratam de questões sobre atividades didáticas experimentais. Com a realização do estudo precedente, optamos pela instalação de BEs. Optamos, especificamente, pelo tema Eletrostática e elegemos sete experimentos que o abordam. Vários exemplares de cada experimento foram confeccionados e constituem os acervos que foram distribuídos nas escolas. Tal acervo pode ser utilizado no trabalho autônomo dos alunos, em atividades dirigidas em sala de aula ou em demonstrações. Entendemos que a construção das BEs se revela uma estratégia promissora para o processo de reintrodução de atividades didáticas experimentais, além de ampliar oportunidades de EF para além da carga horária habitual da disciplina na EB.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociênicas (IBRC), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reiss, Márcio [UNESP]Sartorello, João Henrique [UNESP]Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]2016-06-28T17:32:18Z2016-06-28T17:32:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3329-3337application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3329-33379708-2011http://hdl.handle.net/11449/139943ISSN2236-9708-2011-3329-3337.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:02:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139943Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:56:04.722392Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
title Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
spellingShingle Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
Reiss, Márcio [UNESP]
Biblioteca de Experimentos
Eletrostática
Formação de Professores
title_short Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_full Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_fullStr Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_full_unstemmed Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_sort Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
author Reiss, Márcio [UNESP]
author_facet Reiss, Márcio [UNESP]
Sartorello, João Henrique [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author_role author
author2 Sartorello, João Henrique [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reiss, Márcio [UNESP]
Sartorello, João Henrique [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca de Experimentos
Eletrostática
Formação de Professores
topic Biblioteca de Experimentos
Eletrostática
Formação de Professores
description Nas últimas décadas os laboratórios de ciências das Escolas foram gradativamente eliminados e as atividades experimentais secundarizadas. Diante dessa realidade, este trabalho privilegiou a reintrodução de atividades didáticas experimentais no Ensino de Física (EF) utilizando experimentos construídos com materiais de baixo custo que permitem sua utilização e armazenamento sem a necessidade de espaços exclusivos dentro das escolas. Para isso elegemos como estratégia didática a constituição de uma biblioteca de experimentos (BE) em cada uma das três escolas da Educação Básica (EB) parceiras do projeto UNESP PIBID CAPES. Além da reintrodução das atividades experimentais, procuramos valorizar práticas escolares diferenciadas e conciliar a formação inicial com a construção de ações educativas para a melhoria do EF nas escolas públicas da EB. Após identificar as possibilidades de trabalho que poderíamos desenvolver nas escolas, aprofundamo-nos teoricamente em obras de autores que tratam de questões sobre atividades didáticas experimentais. Com a realização do estudo precedente, optamos pela instalação de BEs. Optamos, especificamente, pelo tema Eletrostática e elegemos sete experimentos que o abordam. Vários exemplares de cada experimento foram confeccionados e constituem os acervos que foram distribuídos nas escolas. Tal acervo pode ser utilizado no trabalho autônomo dos alunos, em atividades dirigidas em sala de aula ou em demonstrações. Entendemos que a construção das BEs se revela uma estratégia promissora para o processo de reintrodução de atividades didáticas experimentais, além de ampliar oportunidades de EF para além da carga horária habitual da disciplina na EB.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:18Z
2016-06-28T17:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3329-3337
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139943
ISSN2236-9708-2011-3329-3337.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139943
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3329-3337
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-3329-3337.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3329-3337
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128438182084608