Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139943 |
Resumo: | Nas últimas décadas os laboratórios de ciências das Escolas foram gradativamente eliminados e as atividades experimentais secundarizadas. Diante dessa realidade, este trabalho privilegiou a reintrodução de atividades didáticas experimentais no Ensino de Física (EF) utilizando experimentos construídos com materiais de baixo custo que permitem sua utilização e armazenamento sem a necessidade de espaços exclusivos dentro das escolas. Para isso elegemos como estratégia didática a constituição de uma biblioteca de experimentos (BE) em cada uma das três escolas da Educação Básica (EB) parceiras do projeto UNESP PIBID CAPES. Além da reintrodução das atividades experimentais, procuramos valorizar práticas escolares diferenciadas e conciliar a formação inicial com a construção de ações educativas para a melhoria do EF nas escolas públicas da EB. Após identificar as possibilidades de trabalho que poderíamos desenvolver nas escolas, aprofundamo-nos teoricamente em obras de autores que tratam de questões sobre atividades didáticas experimentais. Com a realização do estudo precedente, optamos pela instalação de BEs. Optamos, especificamente, pelo tema Eletrostática e elegemos sete experimentos que o abordam. Vários exemplares de cada experimento foram confeccionados e constituem os acervos que foram distribuídos nas escolas. Tal acervo pode ser utilizado no trabalho autônomo dos alunos, em atividades dirigidas em sala de aula ou em demonstrações. Entendemos que a construção das BEs se revela uma estratégia promissora para o processo de reintrodução de atividades didáticas experimentais, além de ampliar oportunidades de EF para além da carga horária habitual da disciplina na EB. |
id |
UNSP_c1b5487b86759849c6cfcc44e213a661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139943 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São PauloBiblioteca de ExperimentosEletrostáticaFormação de ProfessoresNas últimas décadas os laboratórios de ciências das Escolas foram gradativamente eliminados e as atividades experimentais secundarizadas. Diante dessa realidade, este trabalho privilegiou a reintrodução de atividades didáticas experimentais no Ensino de Física (EF) utilizando experimentos construídos com materiais de baixo custo que permitem sua utilização e armazenamento sem a necessidade de espaços exclusivos dentro das escolas. Para isso elegemos como estratégia didática a constituição de uma biblioteca de experimentos (BE) em cada uma das três escolas da Educação Básica (EB) parceiras do projeto UNESP PIBID CAPES. Além da reintrodução das atividades experimentais, procuramos valorizar práticas escolares diferenciadas e conciliar a formação inicial com a construção de ações educativas para a melhoria do EF nas escolas públicas da EB. Após identificar as possibilidades de trabalho que poderíamos desenvolver nas escolas, aprofundamo-nos teoricamente em obras de autores que tratam de questões sobre atividades didáticas experimentais. Com a realização do estudo precedente, optamos pela instalação de BEs. Optamos, especificamente, pelo tema Eletrostática e elegemos sete experimentos que o abordam. Vários exemplares de cada experimento foram confeccionados e constituem os acervos que foram distribuídos nas escolas. Tal acervo pode ser utilizado no trabalho autônomo dos alunos, em atividades dirigidas em sala de aula ou em demonstrações. Entendemos que a construção das BEs se revela uma estratégia promissora para o processo de reintrodução de atividades didáticas experimentais, além de ampliar oportunidades de EF para além da carga horária habitual da disciplina na EB.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociênicas (IBRC), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reiss, Márcio [UNESP]Sartorello, João Henrique [UNESP]Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]2016-06-28T17:32:18Z2016-06-28T17:32:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3329-3337application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3329-33379708-2011http://hdl.handle.net/11449/139943ISSN2236-9708-2011-3329-3337.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:02:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139943Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:56:04.722392Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo |
spellingShingle |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo Reiss, Márcio [UNESP] Biblioteca de Experimentos Eletrostática Formação de Professores |
title_short |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_full |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_fullStr |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_full_unstemmed |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_sort |
Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo |
author |
Reiss, Márcio [UNESP] |
author_facet |
Reiss, Márcio [UNESP] Sartorello, João Henrique [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sartorello, João Henrique [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reiss, Márcio [UNESP] Sartorello, João Henrique [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca de Experimentos Eletrostática Formação de Professores |
topic |
Biblioteca de Experimentos Eletrostática Formação de Professores |
description |
Nas últimas décadas os laboratórios de ciências das Escolas foram gradativamente eliminados e as atividades experimentais secundarizadas. Diante dessa realidade, este trabalho privilegiou a reintrodução de atividades didáticas experimentais no Ensino de Física (EF) utilizando experimentos construídos com materiais de baixo custo que permitem sua utilização e armazenamento sem a necessidade de espaços exclusivos dentro das escolas. Para isso elegemos como estratégia didática a constituição de uma biblioteca de experimentos (BE) em cada uma das três escolas da Educação Básica (EB) parceiras do projeto UNESP PIBID CAPES. Além da reintrodução das atividades experimentais, procuramos valorizar práticas escolares diferenciadas e conciliar a formação inicial com a construção de ações educativas para a melhoria do EF nas escolas públicas da EB. Após identificar as possibilidades de trabalho que poderíamos desenvolver nas escolas, aprofundamo-nos teoricamente em obras de autores que tratam de questões sobre atividades didáticas experimentais. Com a realização do estudo precedente, optamos pela instalação de BEs. Optamos, especificamente, pelo tema Eletrostática e elegemos sete experimentos que o abordam. Vários exemplares de cada experimento foram confeccionados e constituem os acervos que foram distribuídos nas escolas. Tal acervo pode ser utilizado no trabalho autônomo dos alunos, em atividades dirigidas em sala de aula ou em demonstrações. Entendemos que a construção das BEs se revela uma estratégia promissora para o processo de reintrodução de atividades didáticas experimentais, além de ampliar oportunidades de EF para além da carga horária habitual da disciplina na EB. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:18Z 2016-06-28T17:32:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3329-3337 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139943 ISSN2236-9708-2011-3329-3337.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139943 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3329-3337 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-3329-3337.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3329-3337 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128438182084608 |