Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartorello, João Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reiss, Márcio [UNESP], Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139975
Resumo: Apresentamos neste relato perspectivas e ações do trabalho com a Iniciação a Docência no âmbito do Programa PIBID CAPES. Trataremos da organização e das atividades do Grupo de Física de um dos sub-projetos da UNESP, neste caso o ligado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, no Campus de Rio Claro, em parceria com três escolas da Educação Básica da cidade. Como foco para as atividades didáticas de docências, privilegiamos as práticas experimentais para o Ensino de Física, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, baseados no trabalho de Ferreira com Instrumentação para o Ensino de Física, consideramos a temática Eletrostática. Estão sendo promovidas as estratégias de uso destes materiais experimentais na forma de oficinas de aprendizagem e ensino de Física com alunos da Educação Básica, bem como aulas onde estes materiais possam ser utilizados em discussões e demonstrações. Relatamos as intervenções realizadas durante oficinas de Ensino de Física, na escola de Ensino Médio parceira do projeto, como apoio a estratégias didáticas que possam ampliar as oportunidades de aprendizado da Física, por parte dos alunos da Educação Básica.
id UNSP_0601ba37a0a5628c1a4279f0cb7a21f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139975
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São PauloFormação de ProfessoresEletrostáticaPIBIDApresentamos neste relato perspectivas e ações do trabalho com a Iniciação a Docência no âmbito do Programa PIBID CAPES. Trataremos da organização e das atividades do Grupo de Física de um dos sub-projetos da UNESP, neste caso o ligado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, no Campus de Rio Claro, em parceria com três escolas da Educação Básica da cidade. Como foco para as atividades didáticas de docências, privilegiamos as práticas experimentais para o Ensino de Física, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, baseados no trabalho de Ferreira com Instrumentação para o Ensino de Física, consideramos a temática Eletrostática. Estão sendo promovidas as estratégias de uso destes materiais experimentais na forma de oficinas de aprendizagem e ensino de Física com alunos da Educação Básica, bem como aulas onde estes materiais possam ser utilizados em discussões e demonstrações. Relatamos as intervenções realizadas durante oficinas de Ensino de Física, na escola de Ensino Médio parceira do projeto, como apoio a estratégias didáticas que possam ampliar as oportunidades de aprendizado da Física, por parte dos alunos da Educação Básica.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBRC), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sartorello, João Henrique [UNESP]Reiss, Márcio [UNESP]Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]2016-06-28T17:32:25Z2016-06-28T17:32:25Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4019-4029application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4019-40299708-2011http://hdl.handle.net/11449/139975ISSN2236-9708-2011-4019-4029.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:24:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:44.583808Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
title Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
spellingShingle Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
Sartorello, João Henrique [UNESP]
Formação de Professores
Eletrostática
PIBID
title_short Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_full Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_fullStr Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_full_unstemmed Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
title_sort Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
author Sartorello, João Henrique [UNESP]
author_facet Sartorello, João Henrique [UNESP]
Reiss, Márcio [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author_role author
author2 Reiss, Márcio [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartorello, João Henrique [UNESP]
Reiss, Márcio [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Eletrostática
PIBID
topic Formação de Professores
Eletrostática
PIBID
description Apresentamos neste relato perspectivas e ações do trabalho com a Iniciação a Docência no âmbito do Programa PIBID CAPES. Trataremos da organização e das atividades do Grupo de Física de um dos sub-projetos da UNESP, neste caso o ligado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, no Campus de Rio Claro, em parceria com três escolas da Educação Básica da cidade. Como foco para as atividades didáticas de docências, privilegiamos as práticas experimentais para o Ensino de Física, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, baseados no trabalho de Ferreira com Instrumentação para o Ensino de Física, consideramos a temática Eletrostática. Estão sendo promovidas as estratégias de uso destes materiais experimentais na forma de oficinas de aprendizagem e ensino de Física com alunos da Educação Básica, bem como aulas onde estes materiais possam ser utilizados em discussões e demonstrações. Relatamos as intervenções realizadas durante oficinas de Ensino de Física, na escola de Ensino Médio parceira do projeto, como apoio a estratégias didáticas que possam ampliar as oportunidades de aprendizado da Física, por parte dos alunos da Educação Básica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:25Z
2016-06-28T17:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4019-4029
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139975
ISSN2236-9708-2011-4019-4029.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139975
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4019-4029
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-4019-4029.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4019-4029
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129180759490560