Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanni Silva Tek
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252614
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que será apresentado aos alunos de uma escola pública da cidade de Bauru-SP o Arduino, uma placa de circuito integrado que é capaz de realizar programações diversas, a fim de que eles construam programas envolvendo LEDs com o intuito de trabalhar o raciocínio lógico dos mesmos, além de deixar o ensino da matemática mais divertido e interessante por se tratar de um recurso tecnológico pouco utilizado nas escolas. Esta pesquisa busca investigar se o uso de recursos tecnológicos no ensino da matemática proporciona melhor entendimento do conteúdo e se faz com que a Matemática seja mais interessante de ser estudada. A pesquisa foi feita a princípio criando circuitos no Tinkercad, que é uma plataforma capaz de simular circuitos eletrônicos, para enfim montá-los fisicamente utilizando os kits de robótica disponibilizados pela escola, sendo o primeiro circuito construído com o intuito de fazer um LED piscar e o segundo com o de simular um semáforo. Para realizar a coleta de dados, além das observações colhidas durante as aplicações das atividades, foi proposto aos alunos um questionário sobre as atividades, para ser investigado se o uso de recursos tecnológicos facilita o estudo da matemática e se promove maior interesse no estudado de outros tópicos matemáticos.
id UNSP_c244f1a1384507b7c4231c755954c6c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252614
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicasUsing Arduino to teach Mathematics in public schoolsRecursos didáticosRecursos tecnológicosArduinoEnsino da MatemáticaTeaching resources, Technological resources, Arduino, Mathematics teaching.Teaching resourcesTechnological resourcesMathematics teachingTrata-se de uma pesquisa qualitativa em que será apresentado aos alunos de uma escola pública da cidade de Bauru-SP o Arduino, uma placa de circuito integrado que é capaz de realizar programações diversas, a fim de que eles construam programas envolvendo LEDs com o intuito de trabalhar o raciocínio lógico dos mesmos, além de deixar o ensino da matemática mais divertido e interessante por se tratar de um recurso tecnológico pouco utilizado nas escolas. Esta pesquisa busca investigar se o uso de recursos tecnológicos no ensino da matemática proporciona melhor entendimento do conteúdo e se faz com que a Matemática seja mais interessante de ser estudada. A pesquisa foi feita a princípio criando circuitos no Tinkercad, que é uma plataforma capaz de simular circuitos eletrônicos, para enfim montá-los fisicamente utilizando os kits de robótica disponibilizados pela escola, sendo o primeiro circuito construído com o intuito de fazer um LED piscar e o segundo com o de simular um semáforo. Para realizar a coleta de dados, além das observações colhidas durante as aplicações das atividades, foi proposto aos alunos um questionário sobre as atividades, para ser investigado se o uso de recursos tecnológicos facilita o estudo da matemática e se promove maior interesse no estudado de outros tópicos matemáticos.This is a qualitative research in which students from a public school in the city of Bauru-SP will be presented with Arduino, an integrated circuit board that is capable of carrying out various programming, so that they can build programs involving LEDs with the with the aim of working on their logical reasoning, in addition to making teaching mathematics more fun and interesting as it is a technological resource little used in schools. This research seeks to investigate whether the use of technological resources in teaching mathematics provides a better understanding of the content and makes mathematics more interesting to study. The research was initially carried out by creating circuits on Tinkercad, which is a platform capable of simulating electronic circuits, and finally physically assembling them using robotics kits made available by the school, with the first circuit being built with the aim of making an LED blink and the second to simulate a traffic light. To carry out data collection, in addition to the observations collected during the application of the activities, a questionnaire about the activities was proposed to the students, to investigate whether the use of technological resources facilitates the study of mathematics and promotes greater interest in the study of others mathematical topics.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silvestrini, Luiz Henrique da Cruz [UNESP]Giovanni Silva Tek2024-01-11T11:58:07Z2024-01-11T11:58:07Z2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTEK, Giovanni Silva. Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:08:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252614Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:48.938666Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
Using Arduino to teach Mathematics in public schools
title Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
spellingShingle Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
Giovanni Silva Tek
Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Arduino
Ensino da Matemática
Teaching resources, Technological resources, Arduino, Mathematics teaching.
Teaching resources
Technological resources
Mathematics teaching
title_short Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
title_full Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
title_fullStr Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
title_full_unstemmed Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
title_sort Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
author Giovanni Silva Tek
author_facet Giovanni Silva Tek
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silvestrini, Luiz Henrique da Cruz [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanni Silva Tek
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Arduino
Ensino da Matemática
Teaching resources, Technological resources, Arduino, Mathematics teaching.
Teaching resources
Technological resources
Mathematics teaching
topic Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Arduino
Ensino da Matemática
Teaching resources, Technological resources, Arduino, Mathematics teaching.
Teaching resources
Technological resources
Mathematics teaching
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que será apresentado aos alunos de uma escola pública da cidade de Bauru-SP o Arduino, uma placa de circuito integrado que é capaz de realizar programações diversas, a fim de que eles construam programas envolvendo LEDs com o intuito de trabalhar o raciocínio lógico dos mesmos, além de deixar o ensino da matemática mais divertido e interessante por se tratar de um recurso tecnológico pouco utilizado nas escolas. Esta pesquisa busca investigar se o uso de recursos tecnológicos no ensino da matemática proporciona melhor entendimento do conteúdo e se faz com que a Matemática seja mais interessante de ser estudada. A pesquisa foi feita a princípio criando circuitos no Tinkercad, que é uma plataforma capaz de simular circuitos eletrônicos, para enfim montá-los fisicamente utilizando os kits de robótica disponibilizados pela escola, sendo o primeiro circuito construído com o intuito de fazer um LED piscar e o segundo com o de simular um semáforo. Para realizar a coleta de dados, além das observações colhidas durante as aplicações das atividades, foi proposto aos alunos um questionário sobre as atividades, para ser investigado se o uso de recursos tecnológicos facilita o estudo da matemática e se promove maior interesse no estudado de outros tópicos matemáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
2024-01-11T11:58:07Z
2024-01-11T11:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEK, Giovanni Silva. Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252614
identifier_str_mv TEK, Giovanni Silva. Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128867691397120