Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Antonio Ubiratan Raposo da Câmara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1245374828146829, https://orcid.org/0000-0002-2926-1314
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8512
Resumo: O Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE) é um campo prolífico de investigações, das quais a Análise de Necessidades para o inglês é das mais relevantes, apesar da lacuna de pesquisas neste sentido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assim, este trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada (LA), teve como objetivo geral investigar as necessidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) de ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) dos discentes dos cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Ciências; Química e Biologia, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Sanitária e Química Industrial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, localizado no município de Itacoatiara (AM), e, de modo específico, mapear, a partir dessas habilidades identificadas, os conteúdos que podem ser sugeridos para se efetivar esse ensino-aprendizagem de IFE, além de identificar se e como a ementa e os objetivos da disciplina Inglês Instrumental atendem aos pressupostos de IFE e propor uma adequação desses. O aporte teórico para IFE foi embasado em Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans e St. John (1998), Hutchinson e Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017), Robinson (1991), entre outros. Quanto à análise de necessidades, recorreu-se a Huhta et al. (2013), Hutchinson e Waters (1987) e Long (2007). Esta pesquisa tevecaráter qualitativo (ALVES, 2007; CARDANO, 2017; MOREIRA, 2011) e se configurou como um estudo de caso (ALVES, 2007; CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007; CHIZZOTTI, 2006a; GERRING, 2019; YIN, 2005) e teve como instrumentos de geração um questionário perfil e um investigativo junto aos três grupos de participantes. Para a análise dos dados adotou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; CHIZZOTTI 2006b). O contexto da pesquisa foi o ICET/UFAM Campus Itacoatiara (AM) e teve como participantes os docentes e os discentes envolvidos nesse ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que a habilidade de leitura é a mais largamente utilizada, embora as demais habilidades linguísticas (ouvir, falar e escrever) sejam utilizadas em menor grau. No que concerne à disciplina Inglês instrumental, foi constatado que há coerência entre suas ementas e objetivos e os postulados de IFE.
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Assim, este trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada (LA), teve como objetivo geral investigar as necessidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) de ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) dos discentes dos cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Ciências; Química e Biologia, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Sanitária e Química Industrial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, localizado no município de Itacoatiara (AM), e, de modo específico, mapear, a partir dessas habilidades identificadas, os conteúdos que podem ser sugeridos para se efetivar esse ensino-aprendizagem de IFE, além de identificar se e como a ementa e os objetivos da disciplina Inglês Instrumental atendem aos pressupostos de IFE e propor uma adequação desses. O aporte teórico para IFE foi embasado em Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans e St. John (1998), Hutchinson e Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017), Robinson (1991), entre outros. Quanto à análise de necessidades, recorreu-se a Huhta et al. (2013), Hutchinson e Waters (1987) e Long (2007). Esta pesquisa tevecaráter qualitativo (ALVES, 2007; CARDANO, 2017; MOREIRA, 2011) e se configurou como um estudo de caso (ALVES, 2007; CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007; CHIZZOTTI, 2006a; GERRING, 2019; YIN, 2005) e teve como instrumentos de geração um questionário perfil e um investigativo junto aos três grupos de participantes. Para a análise dos dados adotou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; CHIZZOTTI 2006b). O contexto da pesquisa foi o ICET/UFAM Campus Itacoatiara (AM) e teve como participantes os docentes e os discentes envolvidos nesse ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que a habilidade de leitura é a mais largamente utilizada, embora as demais habilidades linguísticas (ouvir, falar e escrever) sejam utilizadas em menor grau. No que concerne à disciplina Inglês instrumental, foi constatado que há coerência entre suas ementas e objetivos e os postulados de IFE.The Teaching-Learning of Languages for Specific Purposes (LSP) is a prolific field of investigation, of which the Needs Analysis for English is one of the most relevant, despite the lack of research in this regard at the Federal University of Amazonas (UFAM). Thus, this work, inserted in the field of Applied Linguistics (AL), had as main objective to investigate the linguistic needs (listening, speaking, reading and writing) of teaching-learning English for Specific Purposes (ESP) of students from Software Engineering, Information Systems, Production Engineering, Sciences: Chemistry and Biology, Sciences: Mathematics and Physics, Sanitary Engineering and Industrial Chemistry of the Institute of Exact Sciences and Technology (ICET) of UFAM, located in the municipality of Itacoatiara (AM), and of in a specific way, to map, from these identified skills, the contents that can be suggested to carry out this teaching-learning of ESP, in addition to identifying if and how the syllabus and objectives of the instrumental English subject meet the assumptions of ESP and propose an adequacy of these. The theoretical support for ESP was based on Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans and St. John (1998), Hutchinson and Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017), Robinson (1991), among others. As for the needs analysis, we resorted to Huhta et al. (2013), Hutchinson and Waters (1987) and Long (2007). This research was qualitative (ALVES, 2007; CARDANO, 2017; MOREIRA, 2011) and was configured as a case study (ALVES, 2007; CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007; CHIZZOTTI, 2006a; GERRING, 2019; YIN, 2005) and had as generation tools a profile and an investigative questionnaire with the three groups of participants. For data analysis, Content Analysis was adopted (BARDIN, 2016; CHIZZOTTI 2006b). The research context was the ICET/UFAM Campus Itacoatiara (AM) and had as participants the teachers and students involved in this teaching-learning. The results showed that the reading skill is the most widely used, although the other linguistic skills (listening, speaking and writing) are used to a lesser extent. With regard to the instrumental English discipline, it was found that there is coherence between its syllabi and objectives and the ESP postulates.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasMonteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Costa, Leonard Christy de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313Araújo, Marcus de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1803218796986644Alencar, Antonio Ubiratan Raposo da Câmarahttp://lattes.cnpq.br/1245374828146829https://orcid.org/0000-0002-2926-13142021-10-27T18:29:10Z2021-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALENCAR, Antonio Ubiratan Raposo da Câmara. Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus A(M), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8512porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-28T05:03:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-28T05:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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