A Formação de Professores de cursos de Inglês para Fins Acadêmicos – Projeto Santander “Língua Inglesa na Unesp: internacionalização, formação e transversalidade”: um Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235959 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar o processo de formação teórico-pedagógica de tutores-bolsistas em cursos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), assim como o desenvolvimento de conhecimento teórico-específico deles. Faz-se necessária tal investigação, pois a comunicação em língua inglesa está presente nas mais diversas áreas/contextos (GRADDOL, 1997). O idioma é amplamente empregado no meio acadêmico, refletindo a necessidade da internacionalização das instituições de educação superior (IES) (MOROSINI; USTÁRROZ, 2016). Assim, nosso contexto de estudo se insere no âmbito do Programa Santander - UNESP (PLIU) (2017 - 2021), intitulado "Língua Inglesa na Unesp: internacionalização, formação e transversalidade". Uma das ações do programa foi oferecer cursos online de IFA nos campi da referida instituição onde não há cursos de Letras, com o intuito de suprir a demanda pela aprendizagem dessa língua-alvo, como destaca Vian Jr. (2015), pois o estudioso salienta que a maioria dos cursos de formação de professores em ensino de línguas para tais finalidades não é realizada de maneira formal, na grade curricular. A fundamentação teórica deste trabalho abarca os conceitos de Inglês para Fins Específicos (IFE) e Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), pautados em Hutchinson e Waters (1987); Jordan (1997); Alexander, Argent e Spencer (2008); bem como a formação reflexiva de professores de línguas na atualidade e seus conceitos, com base em Almeida Filho (2006), Bailey (2006) e Zeichner (2008). A metodologia de investigação deste estudo está embasada em Lüdke e André (1996), Nunan (1992) e André (1995). Foram realizadas análises sobre as estruturas curriculares dos cursos de Letras da IES investigada, as perguntas para identificação do perfil dos participantes, as gravações das reuniões pedagógicas e do curso de pronúncia de LI, o conteúdo da plataforma Padlet e, também, as entrevistas com os tutores e coordenadores do programa, abordando considerações dos mesmos sobre o ensino de IFA e a diferença para o Inglês Geral (IG), os requisitos para ser professor nessa modalidade, incluindo a diferença entre preparar e dar aula nesse tipo de contexto. Desse modo, observamos que o processo buscou atender demandas que não costumam ser supridas nos cursos de Letras para a formação de professores, fenômeno este que intitulamos “Formação Complementar Específica”, que visa desenvolver seu “conhecimento teórico-específico”. Entendemos que este conhecimento abrange questões teóricas e práticas docentes, como os elementos que compõem o planejamento das aulas, as questões sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas, assim como o conhecimento sobre contextos e necessidades específicas de aprendizes, por exemplo, os cursos de IFE e IFA. Ademais, a investigação trouxe a perspectiva dos participantes, que relataram as suas experiências e a aprendizagem ao participar do programa, a comunicação, a interação e as reuniões pedagógicas entre eles, bem como uma avaliação geral do PLIU, apontando as contribuições para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos, sejam eles coordenadores ou professores |
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A Formação de Professores de cursos de Inglês para Fins Acadêmicos – Projeto Santander “Língua Inglesa na Unesp: internacionalização, formação e transversalidade”: um Estudo de CasoThe Teachers Education of English for Academic Purposes Courses – Santander Project “English language at Unesp: internationalization, education and transversality”: a Case StudyFormação de ProfessoresInglês para fins AcadêmicosInglês para fins EspecíficosInternacionalizaçãoPLIUTeacher educationEnglish for Academic PurposesEnglish for Specific PurposesInternationalizationEste trabalho objetiva analisar o processo de formação teórico-pedagógica de tutores-bolsistas em cursos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), assim como o desenvolvimento de conhecimento teórico-específico deles. Faz-se necessária tal investigação, pois a comunicação em língua inglesa está presente nas mais diversas áreas/contextos (GRADDOL, 1997). O idioma é amplamente empregado no meio acadêmico, refletindo a necessidade da internacionalização das instituições de educação superior (IES) (MOROSINI; USTÁRROZ, 2016). Assim, nosso contexto de estudo se insere no âmbito do Programa Santander - UNESP (PLIU) (2017 - 2021), intitulado "Língua Inglesa na Unesp: internacionalização, formação e transversalidade". Uma das ações do programa foi oferecer cursos online de IFA nos campi da referida instituição onde não há cursos de Letras, com o intuito de suprir a demanda pela aprendizagem dessa língua-alvo, como destaca Vian Jr. (2015), pois o estudioso salienta que a maioria dos cursos de formação de professores em ensino de línguas para tais finalidades não é realizada de maneira formal, na grade curricular. A fundamentação teórica deste trabalho abarca os conceitos de Inglês para Fins Específicos (IFE) e Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), pautados em Hutchinson e Waters (1987); Jordan (1997); Alexander, Argent e Spencer (2008); bem como a formação reflexiva de professores de línguas na atualidade e seus conceitos, com base em Almeida Filho (2006), Bailey (2006) e Zeichner (2008). A metodologia de investigação deste estudo está embasada em Lüdke e André (1996), Nunan (1992) e André (1995). Foram realizadas análises sobre as estruturas curriculares dos cursos de Letras da IES investigada, as perguntas para identificação do perfil dos participantes, as gravações das reuniões pedagógicas e do curso de pronúncia de LI, o conteúdo da plataforma Padlet e, também, as entrevistas com os tutores e coordenadores do programa, abordando considerações dos mesmos sobre o ensino de IFA e a diferença para o Inglês Geral (IG), os requisitos para ser professor nessa modalidade, incluindo a diferença entre preparar e dar aula nesse tipo de contexto. Desse modo, observamos que o processo buscou atender demandas que não costumam ser supridas nos cursos de Letras para a formação de professores, fenômeno este que intitulamos “Formação Complementar Específica”, que visa desenvolver seu “conhecimento teórico-específico”. Entendemos que este conhecimento abrange questões teóricas e práticas docentes, como os elementos que compõem o planejamento das aulas, as questões sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas, assim como o conhecimento sobre contextos e necessidades específicas de aprendizes, por exemplo, os cursos de IFE e IFA. Ademais, a investigação trouxe a perspectiva dos participantes, que relataram as suas experiências e a aprendizagem ao participar do programa, a comunicação, a interação e as reuniões pedagógicas entre eles, bem como uma avaliação geral do PLIU, apontando as contribuições para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos, sejam eles coordenadores ou professoresThis work aims to analyze the process of theoretical-pedagogical training of student-teachers and teachers in English for Academic Purposes (EAP) courses, as well as the development of their theoretical-specific knowledge. Such an investigation is necessary, since communication in English is present in the most diverse areas / contexts (GRADDOL, 1997). The language is widely used in the academic environment, reflecting the need for the internationalization of higher education institutions (HEI) (MOROSINI; USTÁRROZ, 2016). Thus, our study context is part of the Santander Project - UNESP (PLIU) (2017 - 2021), entitled “English Language at UNESP: internationalization, teacher education and transversality”. One of the actions of the program was to offer online EAP courses on the campuses of that institution where there are no Language courses, in order to meet the demand for learning this target language, as highlighted by Vian Jr. (2015), as the scholar points out that the majority of teacher education courses in language teaching for such purposes is not carried out formally in the curriculum. The theoretical basis of this work includes the concepts of English for Specific Purposes (ESP) and English for Academic Purposes (EAP), based on Hutchinson and Waters (1987); Jordan (1997); Alexander, Argent and Spencer (2008); as well as the reflective language teacher education today and their concepts, based on Almeida Filho (2006), Bailey (2006) and Zeichner (2008). The research methodology of this study is based on Lüdke and André (1996), Nunan (1992) and André (1995). Analyzes were carried out on: the curricular structures of the Language courses of the investigated HEI, the questions to identify the participants' profile, the recordings of the pedagogical meetings and of the EL pronunciation course, the content of the Padlet platform and, also, the interviews with the tutors and program coordinators, addressing their considerations about teaching EAP and the difference to General English (GE), the requirements to be a teacher in this modality, including the difference between preparing and teaching in this type of context. Thus, we observed that the process sought to meet demands that are not usually met in Language courses for teacher training, a phenomenon that we call “Specific Complementary Training”, which aims to develop their “specific-theoretical knowledge”. We understand that this knowledge covers theoretical and practical teaching issues, such as the elements that make up the planning of classes, questions about the process of teaching and learning languages, as well as knowledge about contexts and specific needs of learners, for example, ESP and EAP courses. In addition, the investigation brought the perspective of the participants, who reported their experiences and learning when participating in the program, communication, interaction and pedagogical meetings between them, as well as a general evaluation of PLIU, pointing out the contributions to professional development of the teachers involved, whether they are coordinators or professorsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Sandra Mari Kaneko [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hyppolito, Fernando de Barros [UNESP]2022-08-03T13:06:45Z2022-08-03T13:06:45Z2022-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23595933004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235959Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:16.870659Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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