Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio01.htm
http://hdl.handle.net/11449/148466
Resumo: Introdução: A educação ambiental proporciona aos indivíduos a conscientização do meio e das condições em que vivem, refletindo e participando de maneira responsável, crítica, ativa e contínua no sentido de possibilitar a conservação ou melhoria do seu habitat e da sua qualidade de vida. A Constituição Federal de 1988 trouxe no artigo 225, § 1º, inciso VI, o Princípio da Educação Ambiental, determinando a promoção da “educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do ambiente”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), implantados dez anos depois, propuseram o tema ambiente como transversal, levando os professores a buscarem metodologias prontas para se trabalhar a educação ambiental. Ainda se verifica, em diferentes níveis, as dificuldades que os professores encontram com relação à abordagem do tema e ao desenvolvimento de ações voltadas para a educação ambiental. Objetivos: Este trabalho visa a investigação das dificuldades que os professores de 4as séries do Ensino Fundamental das escolas do município de Dois Córregos (SP) apresentam com relação à discussão do tema ambiente e ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental; discutir com os professores os problemas ambientais do município, visando à compreensão e à reflexão crítica sobre os mesmos; auxiliar os professores para que desenvolvam programas de educação ambiental com seus alunos. Métodos: Foram consultados, através de questionário contendo doze questões, nove professores do sexo feminino, com faixa etária média de 41 anos, responsáveis pelas 4as séries das seis escolas do município (uma escola municipal, uma particular e quatro estaduais). Resultados: Todas as professoras afirmaram ter interesse pelo tema meio ambiente e 66,7% delas disseram já ter desenvolvido algum trabalho relacionado ao assunto. De modo geral, estes trabalhos envolveram as questões relativas aos resíduos sólidos (67%), à água (83%) e às conseqüências das atividades antrópicas sobre o meio (17%). Com relação às dificuldades que as professoras eventualmente encontram para trabalhar o tema, 33% alegaram não ter dificuldades; 33% atribuíram suas dificuldades à falta de conhecimento técnico e à falta de tempo, em função da extensão do conteúdo programático a ser cumprido; 22% consideraram a falta de tempo para preparar suas aulas, e uma professora (11%) não respondeu a questão. Após a análise de todas as respostas dos questionários, uma reflexão conjunta, envolvendo o pesquisador e os professores, resultará na proposta de ações que viabilizem a implantação de programas de educação ambiental naquelas escolas.
id UNSP_c2baa0618912ece1ebbc02b4867c82a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148466
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SPIntrodução: A educação ambiental proporciona aos indivíduos a conscientização do meio e das condições em que vivem, refletindo e participando de maneira responsável, crítica, ativa e contínua no sentido de possibilitar a conservação ou melhoria do seu habitat e da sua qualidade de vida. A Constituição Federal de 1988 trouxe no artigo 225, § 1º, inciso VI, o Princípio da Educação Ambiental, determinando a promoção da “educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do ambiente”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), implantados dez anos depois, propuseram o tema ambiente como transversal, levando os professores a buscarem metodologias prontas para se trabalhar a educação ambiental. Ainda se verifica, em diferentes níveis, as dificuldades que os professores encontram com relação à abordagem do tema e ao desenvolvimento de ações voltadas para a educação ambiental. Objetivos: Este trabalho visa a investigação das dificuldades que os professores de 4as séries do Ensino Fundamental das escolas do município de Dois Córregos (SP) apresentam com relação à discussão do tema ambiente e ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental; discutir com os professores os problemas ambientais do município, visando à compreensão e à reflexão crítica sobre os mesmos; auxiliar os professores para que desenvolvam programas de educação ambiental com seus alunos. Métodos: Foram consultados, através de questionário contendo doze questões, nove professores do sexo feminino, com faixa etária média de 41 anos, responsáveis pelas 4as séries das seis escolas do município (uma escola municipal, uma particular e quatro estaduais). Resultados: Todas as professoras afirmaram ter interesse pelo tema meio ambiente e 66,7% delas disseram já ter desenvolvido algum trabalho relacionado ao assunto. De modo geral, estes trabalhos envolveram as questões relativas aos resíduos sólidos (67%), à água (83%) e às conseqüências das atividades antrópicas sobre o meio (17%). Com relação às dificuldades que as professoras eventualmente encontram para trabalhar o tema, 33% alegaram não ter dificuldades; 33% atribuíram suas dificuldades à falta de conhecimento técnico e à falta de tempo, em função da extensão do conteúdo programático a ser cumprido; 22% consideraram a falta de tempo para preparar suas aulas, e uma professora (11%) não respondeu a questão. Após a análise de todas as respostas dos questionários, uma reflexão conjunta, envolvendo o pesquisador e os professores, resultará na proposta de ações que viabilizem a implantação de programas de educação ambiental naquelas escolas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]2017-01-18T18:11:47Z2017-01-18T18:11:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio01.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148466PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:24:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:23:10.443293Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
title Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
spellingShingle Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
title_short Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
title_full Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
title_fullStr Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
title_full_unstemmed Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
title_sort Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP
author Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
author_facet Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author_role author
author2 Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
description Introdução: A educação ambiental proporciona aos indivíduos a conscientização do meio e das condições em que vivem, refletindo e participando de maneira responsável, crítica, ativa e contínua no sentido de possibilitar a conservação ou melhoria do seu habitat e da sua qualidade de vida. A Constituição Federal de 1988 trouxe no artigo 225, § 1º, inciso VI, o Princípio da Educação Ambiental, determinando a promoção da “educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do ambiente”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), implantados dez anos depois, propuseram o tema ambiente como transversal, levando os professores a buscarem metodologias prontas para se trabalhar a educação ambiental. Ainda se verifica, em diferentes níveis, as dificuldades que os professores encontram com relação à abordagem do tema e ao desenvolvimento de ações voltadas para a educação ambiental. Objetivos: Este trabalho visa a investigação das dificuldades que os professores de 4as séries do Ensino Fundamental das escolas do município de Dois Córregos (SP) apresentam com relação à discussão do tema ambiente e ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental; discutir com os professores os problemas ambientais do município, visando à compreensão e à reflexão crítica sobre os mesmos; auxiliar os professores para que desenvolvam programas de educação ambiental com seus alunos. Métodos: Foram consultados, através de questionário contendo doze questões, nove professores do sexo feminino, com faixa etária média de 41 anos, responsáveis pelas 4as séries das seis escolas do município (uma escola municipal, uma particular e quatro estaduais). Resultados: Todas as professoras afirmaram ter interesse pelo tema meio ambiente e 66,7% delas disseram já ter desenvolvido algum trabalho relacionado ao assunto. De modo geral, estes trabalhos envolveram as questões relativas aos resíduos sólidos (67%), à água (83%) e às conseqüências das atividades antrópicas sobre o meio (17%). Com relação às dificuldades que as professoras eventualmente encontram para trabalhar o tema, 33% alegaram não ter dificuldades; 33% atribuíram suas dificuldades à falta de conhecimento técnico e à falta de tempo, em função da extensão do conteúdo programático a ser cumprido; 22% consideraram a falta de tempo para preparar suas aulas, e uma professora (11%) não respondeu a questão. Após a análise de todas as respostas dos questionários, uma reflexão conjunta, envolvendo o pesquisador e os professores, resultará na proposta de ações que viabilizem a implantação de programas de educação ambiental naquelas escolas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:47Z
2017-01-18T18:11:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio01.htm
http://hdl.handle.net/11449/148466
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio01.htm
http://hdl.handle.net/11449/148466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129422574747648