A formação inicial do professor de Matemática: a perspectiva dos formadores das licenciaturas de Presidente Prudente-SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154294 |
Resumo: | A presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa “PROCESSOS FORMATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM” do programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (Presidente Prudente- SP). Ela tem como objetivo geral caracterizar as concepções e práticas relatadas pelos docentes das licenciaturas em Matemática de Presidente Prudente (SP). As percepções e os conhecimentos relacionam-se à formação de futuros professores e pretendem analisar como tais elementos se relacionam com o perfil de formação de professor, do qual o projeto pedagógico dos cursos em análise traçou as linhas mestras. A pesquisa desenvolveu-se com abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativo, cujos sujeitos são 17(dezessete) professores formadores de dois cursos de licenciatura em Matemática na cidade, um deles estabelecido em uma instituição particular (Curso I) e o outro em uma universidade pública (Curso II). Para tanto, analisamos os Projetos Políticos Pedagógicos das instituições, bem como fizemos um levantamento do perfil, das concepções e das práticas dos formadores por meio de questionários e entrevistas. Os dados foram levantados através de análise de conteúdo por tema. Os resultados apontaram que o perfil dos formadores investigados caracteriza-se como homogêneo, já que muitos deles estudaram em escola pública durante a Educação Básica, realizaram cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e sempre gostaram de Matemática. Quanto ao ingresso na carreira universitária há diferenças. No caso da universidade pública, isso se dá por concurso e no caso da instituição particular por convite baseados nos currículo dos professores. No caso da experiência na Educação Básica, parte dos docentes do Curso I atuaram nesse nível de ensino, enquanto no Curso II, poucos atuaram. A maioria dos formadores não realiza pesquisas na área de Educação Matemática. Tanto as concepções dos formadores sobre a formação de professores de Matemática, quanto a ideia de professor para atuar na Educação Básica demonstra-se difusas e parciais, sendo o licenciando considerado como principal obstáculo para a realização do que é previsto nos Projetos Político Pedagógico dos cursos em que atuam. Apesar de acreditarem que o perfil do curso em que trabalham está mais voltado para a Educação Básica, os formadores concebem um perfil de professor fragmentado, em que se delineia uma dicotomia entre as dimensões da formação docente. Exceto no caso dos professores da área pedagógica, não há uma concepção, por parte dos professores da área específica. Entre eles, avoluma-se a percepção de que o projeto do curso como um todo é o responsável pela formação docente e não um dos seus aspectos isoladamente. Os resultados da pesquisa também revelaram que, na opinião dos formadores, o desprestígio das licenciaturas manifesta-se tanto de ordem acadêmica, quanto social. Por fim, no que concerne aos desafios para os cursos de licenciatura, os formadores apontaram que eles são inerentes à passagem dos licenciandos em professores. |
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A formação inicial do professor de Matemática: a perspectiva dos formadores das licenciaturas de Presidente Prudente-SPThe initial formation of the professor of Mathematics: the perspective of the trainers of the degrees of Presidente Prudente-SPConcepçõesLicenciatura em MatemáticaProfessores formadoresEnsino superiorConceptionsDegree in MathematicsTraining teachersHigher educationA presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa “PROCESSOS FORMATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM” do programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (Presidente Prudente- SP). Ela tem como objetivo geral caracterizar as concepções e práticas relatadas pelos docentes das licenciaturas em Matemática de Presidente Prudente (SP). As percepções e os conhecimentos relacionam-se à formação de futuros professores e pretendem analisar como tais elementos se relacionam com o perfil de formação de professor, do qual o projeto pedagógico dos cursos em análise traçou as linhas mestras. A pesquisa desenvolveu-se com abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativo, cujos sujeitos são 17(dezessete) professores formadores de dois cursos de licenciatura em Matemática na cidade, um deles estabelecido em uma instituição particular (Curso I) e o outro em uma universidade pública (Curso II). Para tanto, analisamos os Projetos Políticos Pedagógicos das instituições, bem como fizemos um levantamento do perfil, das concepções e das práticas dos formadores por meio de questionários e entrevistas. Os dados foram levantados através de análise de conteúdo por tema. Os resultados apontaram que o perfil dos formadores investigados caracteriza-se como homogêneo, já que muitos deles estudaram em escola pública durante a Educação Básica, realizaram cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e sempre gostaram de Matemática. Quanto ao ingresso na carreira universitária há diferenças. No caso da universidade pública, isso se dá por concurso e no caso da instituição particular por convite baseados nos currículo dos professores. No caso da experiência na Educação Básica, parte dos docentes do Curso I atuaram nesse nível de ensino, enquanto no Curso II, poucos atuaram. A maioria dos formadores não realiza pesquisas na área de Educação Matemática. Tanto as concepções dos formadores sobre a formação de professores de Matemática, quanto a ideia de professor para atuar na Educação Básica demonstra-se difusas e parciais, sendo o licenciando considerado como principal obstáculo para a realização do que é previsto nos Projetos Político Pedagógico dos cursos em que atuam. Apesar de acreditarem que o perfil do curso em que trabalham está mais voltado para a Educação Básica, os formadores concebem um perfil de professor fragmentado, em que se delineia uma dicotomia entre as dimensões da formação docente. Exceto no caso dos professores da área pedagógica, não há uma concepção, por parte dos professores da área específica. Entre eles, avoluma-se a percepção de que o projeto do curso como um todo é o responsável pela formação docente e não um dos seus aspectos isoladamente. Os resultados da pesquisa também revelaram que, na opinião dos formadores, o desprestígio das licenciaturas manifesta-se tanto de ordem acadêmica, quanto social. Por fim, no que concerne aos desafios para os cursos de licenciatura, os formadores apontaram que eles são inerentes à passagem dos licenciandos em professores.This research is linked to the Research Line “PROCESSOS FORMATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM” of the Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (Presidente Prudente- SP). Its main goal is to characterize the conceptions and the practices reported by the teachers who work in the courses of degree in Mathematics from Presidente Prudente (SP). The perceptions and knowledge are related to the training of future teachers and intend to analyze how these elements relate to the teacher training profile, whose master lines were traced by the Political-Pedagogic Projects of the analyzed courses. The research was developed with a qualitative approach of a descriptive-explanatory character, whose participants are 17 (seventeen) training teachers who work in two courses of degree in Mathematics in this town, one of them established in a private institute (Course I) and the other in a public university (Course II). To do so, we analyzed the Political-Pedagogic Projects of each institution and we did a survey of the profile, conceptions and practices of the training teachers using questionnaire and interviews. The data were collected through content analysis by theme. The results showed that the profile of the investigated training teachers characterizes as homogeneous, once lots of them studied in public schools during the Basic Education, graduated and post graduated in public institutions and always liked Mathematics. Regarding to the way they started in the university career, there are differences. In the public university case, the only way is to apply for a civil service examination and, in the private institution case, an invitation based on the teachers‟ resume is required. Regarding the experience in the Basic Education, part of the teachers from the Course I acted in this level, while in the Course II, a few did. Most part of the training teachers doesn‟t do research in the field Mathematical Education. The conceptions of the training teachers about the formation of Mathematics teachers and the idea of teachers acting in Basic education are both diffuse and partial. Their students are considered the main obstacle to the accomplishment of what is predicted in the Political-Pedagogic Projects of the courses in which they work. Despite believing that the profile of the course in which they work is more focused to the Basic Education, the training teachers devise a fragmented teacher profile, which outlines a dichotomy between the dimensions of teacher education. Except in the case of teachers of the pedagogical area, there is no conception, on the part of the teachers of the specific area. Among them, the perception that the project of the course as a whole is responsible for the teacher training and not one of its aspects in isolation grows. The results of the research also reveal that, in the training teachers‟ opinion, the discredit of the degree courses is manifested in academic order as well as social. Finally, with regard to the challenges for degree courses, the training teachers pointed out that they are inherent to the passage of the students into teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Leny Rodrigues Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Alex Ribeiro [UNESP]2018-06-19T11:24:16Z2018-06-19T11:24:16Z2018-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15429400090522533004129044P690674769290461590000-0003-4984-8187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154294Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:49:50.092432Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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