Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Camila Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255823
https://lattes.cnpq.br/4955888675296329
https://orcid.org/0000-0002-6634-1444
Resumo: Esta tese busca avaliar o papel do Instagram no processo de aprimoramento profissional de recém-graduados em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) de uma instituição de ensino superior em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo é compreender se, e como, o Instagram influencia o processo de aprimoramento profissional desses recém-graduados, e se eles se beneficiam dos conteúdos disponibilizados na plataforma para a atuação profissional. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um plano de pesquisa estruturado com base em uma abordagem metodológica mista. Além da fundamentação teórica, optou-se pela realização de uma pesquisa de opinião, utilizando um questionário fechado, e entrevistas semiestruturadas com parte da amostra, denominada grupo de aprimoramento. Os resultados corroboram com a hipótese de que o Instagram pode desempenhar um papel relevante no aprimoramento profissional dos recém-graduados, independentemente da percepção dos entrevistados em relação à suficiência da graduação. Isso ressalta a importância de considerar o Instagram como uma ferramenta no processo de aprendizado contínuo.
id UNSP_c3524454ccf469f9fb4ebeca8aa2c764
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255823
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercadoBeyond likes: instagram as a possibility for professional improvement in the marketInstagramCultura da convergênciaInteligência coletivaEducação continuadaAprimoramento profissionalConvergence cultureCollective intelligenceContinuing educationProfessional developmentEsta tese busca avaliar o papel do Instagram no processo de aprimoramento profissional de recém-graduados em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) de uma instituição de ensino superior em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo é compreender se, e como, o Instagram influencia o processo de aprimoramento profissional desses recém-graduados, e se eles se beneficiam dos conteúdos disponibilizados na plataforma para a atuação profissional. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um plano de pesquisa estruturado com base em uma abordagem metodológica mista. Além da fundamentação teórica, optou-se pela realização de uma pesquisa de opinião, utilizando um questionário fechado, e entrevistas semiestruturadas com parte da amostra, denominada grupo de aprimoramento. Os resultados corroboram com a hipótese de que o Instagram pode desempenhar um papel relevante no aprimoramento profissional dos recém-graduados, independentemente da percepção dos entrevistados em relação à suficiência da graduação. Isso ressalta a importância de considerar o Instagram como uma ferramenta no processo de aprendizado contínuo.This thesis aims to evaluate the role of Instagram in the professional development process of recent Social Communication (Advertising and Marketing) graduates from a higher education institution in a city in the interior of Minas Gerais, Brazil. The objective is to understand if and how Instagram influences the professional development process of these recent graduates and if they benefit from the content available on the platform for their professional activities. A structured research plan was developed based on a mixed-methodological approach to achieve the proposed objective. In addition to theoretical grounding, a survey was conducted using a closed questionnaire, and semi-structured interviews were conducted with part of the sample, referred to as the improvement group. The results corroborate the hypothesis that Instagram can play a relevant role in the professional development of recent graduates, regardless of the respondent's perception of the adequacy of their undergraduate education. This underscores the importance of considering Instagram as a tool in the process of lifelong learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bizelli, José Luís [UNESP]Ferreira, Camila Silva2024-06-03T18:26:54Z2024-06-03T18:26:54Z2024-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFerreira, C S. Além dos likes: o Instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado. Orientador: José Luís Bizelli. 2024. 106 f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255823https://lattes.cnpq.br/4955888675296329https://orcid.org/0000-0002-6634-1444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T06:01:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:24:47.738296Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
Beyond likes: instagram as a possibility for professional improvement in the market
title Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
spellingShingle Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
Ferreira, Camila Silva
Instagram
Cultura da convergência
Inteligência coletiva
Educação continuada
Aprimoramento profissional
Convergence culture
Collective intelligence
Continuing education
Professional development
title_short Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
title_full Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
title_fullStr Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
title_full_unstemmed Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
title_sort Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
author Ferreira, Camila Silva
author_facet Ferreira, Camila Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizelli, José Luís [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Camila Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram
Cultura da convergência
Inteligência coletiva
Educação continuada
Aprimoramento profissional
Convergence culture
Collective intelligence
Continuing education
Professional development
topic Instagram
Cultura da convergência
Inteligência coletiva
Educação continuada
Aprimoramento profissional
Convergence culture
Collective intelligence
Continuing education
Professional development
description Esta tese busca avaliar o papel do Instagram no processo de aprimoramento profissional de recém-graduados em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) de uma instituição de ensino superior em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo é compreender se, e como, o Instagram influencia o processo de aprimoramento profissional desses recém-graduados, e se eles se beneficiam dos conteúdos disponibilizados na plataforma para a atuação profissional. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um plano de pesquisa estruturado com base em uma abordagem metodológica mista. Além da fundamentação teórica, optou-se pela realização de uma pesquisa de opinião, utilizando um questionário fechado, e entrevistas semiestruturadas com parte da amostra, denominada grupo de aprimoramento. Os resultados corroboram com a hipótese de que o Instagram pode desempenhar um papel relevante no aprimoramento profissional dos recém-graduados, independentemente da percepção dos entrevistados em relação à suficiência da graduação. Isso ressalta a importância de considerar o Instagram como uma ferramenta no processo de aprendizado contínuo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-03T18:26:54Z
2024-06-03T18:26:54Z
2024-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, C S. Além dos likes: o Instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado. Orientador: José Luís Bizelli. 2024. 106 f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255823
https://lattes.cnpq.br/4955888675296329
https://orcid.org/0000-0002-6634-1444
identifier_str_mv Ferreira, C S. Além dos likes: o Instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado. Orientador: José Luís Bizelli. 2024. 106 f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255823
https://lattes.cnpq.br/4955888675296329
https://orcid.org/0000-0002-6634-1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128357203705856