O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008
http://hdl.handle.net/11449/26467
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.
id UNSP_c39132309d5070fb25037a049cf880d8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26467
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônioHigh school students' discourse on the ozone layerQuímica ambientalCamada de ozônioLinguagemDiscursoEnvironmental ChemistryOzone layerLanguageDiscourseO objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.This paper reports on a study conducted among high school students aiming to investigate their different kinds of discourse on the ozone layer depletion in environmental Chemistry classes. The final result points out the special level of speech involvement by the students and moreover we noticed the correct use of scientific discourse frameworks like argumentation related environmental questions.Unesp Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUnesp Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cirino, Marcelo Maia [UNESP]Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article115-134application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 115-134, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646710.1590/S1516-73132008000100008S1516-73132008000100008S1516-73132008000100008.pdf4167514050938821SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T18:16:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26467Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T18:16:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
High school students' discourse on the ozone layer
title O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
spellingShingle O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
Química ambiental
Camada de ozônio
Linguagem
Discurso
Environmental Chemistry
Ozone layer
Language
Discourse
title_short O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
title_full O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
title_fullStr O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
title_full_unstemmed O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
title_sort O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
author Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
author_facet Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirino, Marcelo Maia [UNESP]
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Química ambiental
Camada de ozônio
Linguagem
Discurso
Environmental Chemistry
Ozone layer
Language
Discourse
topic Química ambiental
Camada de ozônio
Linguagem
Discurso
Environmental Chemistry
Ozone layer
Language
Discourse
description O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
2014-05-20T15:07:20Z
2014-05-20T15:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 115-134, 2008.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26467
10.1590/S1516-73132008000100008
S1516-73132008000100008
S1516-73132008000100008.pdf
4167514050938821
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008
http://hdl.handle.net/11449/26467
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 115-134, 2008.
1516-7313
10.1590/S1516-73132008000100008
S1516-73132008000100008
S1516-73132008000100008.pdf
4167514050938821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115-134
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046231777214464