O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirino,Marcelo Maia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Souza,Aguinaldo Robinson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.
id UNESP-22_f4fe8a5263ce08ac7e1049e9cded0018
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132008000100008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"Química ambientalCamada de ozônioLinguagemDiscursoO objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.1 2008reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132008000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCirino,Marcelo MaiaSouza,Aguinaldo Robinson depor2008-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132008000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:32.081497Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
title O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
spellingShingle O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
Cirino,Marcelo Maia
Química ambiental
Camada de ozônio
Linguagem
Discurso
title_short O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
title_full O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
title_fullStr O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
title_full_unstemmed O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
title_sort O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
author Cirino,Marcelo Maia
author_facet Cirino,Marcelo Maia
Souza,Aguinaldo Robinson de
author_role author
author2 Souza,Aguinaldo Robinson de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirino,Marcelo Maia
Souza,Aguinaldo Robinson de
dc.subject.por.fl_str_mv Química ambiental
Camada de ozônio
Linguagem
Discurso
topic Química ambiental
Camada de ozônio
Linguagem
Discurso
description O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132008000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.1 2008
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955738054656