O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008 http://hdl.handle.net/11449/26467 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais. |
id |
UNSP_c39132309d5070fb25037a049cf880d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26467 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônioHigh school students' discourse on the ozone layerQuímica ambientalCamada de ozônioLinguagemDiscursoEnvironmental ChemistryOzone layerLanguageDiscourseO objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.This paper reports on a study conducted among high school students aiming to investigate their different kinds of discourse on the ozone layer depletion in environmental Chemistry classes. The final result points out the special level of speech involvement by the students and moreover we noticed the correct use of scientific discourse frameworks like argumentation related environmental questions.Unesp Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUnesp Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cirino, Marcelo Maia [UNESP]Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article115-134application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 115-134, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646710.1590/S1516-73132008000100008S1516-73132008000100008S1516-73132008000100008.pdf4167514050938821SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T18:16:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26467Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:07.309727Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio High school students' discourse on the ozone layer |
title |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio |
spellingShingle |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio Cirino, Marcelo Maia [UNESP] Química ambiental Camada de ozônio Linguagem Discurso Environmental Chemistry Ozone layer Language Discourse |
title_short |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio |
title_full |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio |
title_fullStr |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio |
title_full_unstemmed |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio |
title_sort |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio |
author |
Cirino, Marcelo Maia [UNESP] |
author_facet |
Cirino, Marcelo Maia [UNESP] Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cirino, Marcelo Maia [UNESP] Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química ambiental Camada de ozônio Linguagem Discurso Environmental Chemistry Ozone layer Language Discourse |
topic |
Química ambiental Camada de ozônio Linguagem Discurso Environmental Chemistry Ozone layer Language Discourse |
description |
O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 2014-05-20T15:07:20Z 2014-05-20T15:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 115-134, 2008. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26467 10.1590/S1516-73132008000100008 S1516-73132008000100008 S1516-73132008000100008.pdf 4167514050938821 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100008 http://hdl.handle.net/11449/26467 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 115-134, 2008. 1516-7313 10.1590/S1516-73132008000100008 S1516-73132008000100008 S1516-73132008000100008.pdf 4167514050938821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
115-134 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128650889920512 |