Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141818 |
Resumo: | Trata-se de um relato de uma experiência de ensino realizada com 120 alunos de 3ª série do Ensino Médio da rede pública paulista, com duração de quatro meses. O projeto descrito foi elaborado visando atingir as competências e habilidades das três áreas de conhecimento para a referida série, a partir de um trabalho interdisciplinar, dentro de uma abordagem sociocultural e que propôs atividades que exploram as diferentes inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial e interpessoal. De modo mais específico, objetivou-se desenvolver conhecimentos ligados à: construção dos sólidos geométricos e ao cálculo de suas áreas e volumes; elaboração de artigos de opinião para produção de jornal on line da escola, e a produção de painéis artísticos para uma exposição de arte, utilizando a técnica de Assemblage, associada ao Cubismo. Esta dinâmica de trabalho permitiu que os alunos percebessem como os conhecimentos sobre a geometria foram se estruturando ao longo do tempo, como estão interligados numa espécie de rede que vai se expandindo, ligando assuntos e áreas de conhecimentos que se complementam. Permitiu também que os alunos trabalhassem em ritmos diferenciados, estabelecessem formas de trabalho em grupo (autonomia) e desenvolvessem diferentes habilidades, em comparação a uma abordagem mais tradicional dos conteúdos citados. |
id |
UNSP_c437b99419123c1e3486de925a8aa930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141818 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetosEnsino por projetosInterdisciplinaridadeAbordagem socioculturalTrata-se de um relato de uma experiência de ensino realizada com 120 alunos de 3ª série do Ensino Médio da rede pública paulista, com duração de quatro meses. O projeto descrito foi elaborado visando atingir as competências e habilidades das três áreas de conhecimento para a referida série, a partir de um trabalho interdisciplinar, dentro de uma abordagem sociocultural e que propôs atividades que exploram as diferentes inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial e interpessoal. De modo mais específico, objetivou-se desenvolver conhecimentos ligados à: construção dos sólidos geométricos e ao cálculo de suas áreas e volumes; elaboração de artigos de opinião para produção de jornal on line da escola, e a produção de painéis artísticos para uma exposição de arte, utilizando a técnica de Assemblage, associada ao Cubismo. Esta dinâmica de trabalho permitiu que os alunos percebessem como os conhecimentos sobre a geometria foram se estruturando ao longo do tempo, como estão interligados numa espécie de rede que vai se expandindo, ligando assuntos e áreas de conhecimentos que se complementam. Permitiu também que os alunos trabalhassem em ritmos diferenciados, estabelecessem formas de trabalho em grupo (autonomia) e desenvolvessem diferentes habilidades, em comparação a uma abordagem mais tradicional dos conteúdos citados.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)E.E. Leonidas do Amaral Vieira/Santa Cruz do Rio PardoCortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]Vito, Rita de Cássia Fernandes Gonçalves deSantos, Marli Aparecida Camilo dosSouza, Paula Berenice2016-07-19T13:00:35Z2016-07-19T13:00:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10503-10515application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10503-105152357-7819http://hdl.handle.net/11449/141818ISSN2357-7819-2014-10503-10515.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:29:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:01.347929Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos |
title |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos |
spellingShingle |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP] Ensino por projetos Interdisciplinaridade Abordagem sociocultural |
title_short |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos |
title_full |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos |
title_fullStr |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos |
title_full_unstemmed |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos |
title_sort |
Uma interface entre a matemática e a arte: trabalhando com projetos |
author |
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP] |
author_facet |
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP] Vito, Rita de Cássia Fernandes Gonçalves de Santos, Marli Aparecida Camilo dos Souza, Paula Berenice |
author_role |
author |
author2 |
Vito, Rita de Cássia Fernandes Gonçalves de Santos, Marli Aparecida Camilo dos Souza, Paula Berenice |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) E.E. Leonidas do Amaral Vieira/Santa Cruz do Rio Pardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP] Vito, Rita de Cássia Fernandes Gonçalves de Santos, Marli Aparecida Camilo dos Souza, Paula Berenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por projetos Interdisciplinaridade Abordagem sociocultural |
topic |
Ensino por projetos Interdisciplinaridade Abordagem sociocultural |
description |
Trata-se de um relato de uma experiência de ensino realizada com 120 alunos de 3ª série do Ensino Médio da rede pública paulista, com duração de quatro meses. O projeto descrito foi elaborado visando atingir as competências e habilidades das três áreas de conhecimento para a referida série, a partir de um trabalho interdisciplinar, dentro de uma abordagem sociocultural e que propôs atividades que exploram as diferentes inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial e interpessoal. De modo mais específico, objetivou-se desenvolver conhecimentos ligados à: construção dos sólidos geométricos e ao cálculo de suas áreas e volumes; elaboração de artigos de opinião para produção de jornal on line da escola, e a produção de painéis artísticos para uma exposição de arte, utilizando a técnica de Assemblage, associada ao Cubismo. Esta dinâmica de trabalho permitiu que os alunos percebessem como os conhecimentos sobre a geometria foram se estruturando ao longo do tempo, como estão interligados numa espécie de rede que vai se expandindo, ligando assuntos e áreas de conhecimentos que se complementam. Permitiu também que os alunos trabalhassem em ritmos diferenciados, estabelecessem formas de trabalho em grupo (autonomia) e desenvolvessem diferentes habilidades, em comparação a uma abordagem mais tradicional dos conteúdos citados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:35Z 2016-07-19T13:00:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10503-10515 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141818 ISSN2357-7819-2014-10503-10515.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141818 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10503-10515 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10503-10515.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10503-10515 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129401013927936 |