Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156118 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf |
Resumo: | Esta pesquisa buscou abordar o espaço geográfico como categoria de análise que auxilie o professor no planejamento e execução de aulas de Geografia utilizando-se de links entre os conteúdos geográficos e as práticas cotidianas de jovens escolares. Assim, foi escolhida como hipótese de investigação que a aproximação entre o objetivo de mediar o conhecimento, por parte do professor, e a necessidade (objetivo) de o estudante aprender os conteúdos escolares, passa pela necessidade de conhecer e transformar o meio, ou seja, o espaço no qual está inserido. Então, o estudo buscou refletir como as práticas exercidas por estes jovens escolares podem carregar em si elementos geográficos intimamente ligados com espaço geográfico. Para isso apoiou-se em teorias geográficas, filosóficas e pedagógicas referentes à Pedagogia Histórico Crítica, Teoria Histórico-Cultural, espaço, cotidiano, práxis e a observações empíricas e a execuções de sequências didáticas na escola sede do PIBID Geografia - Ourinhos |
id |
UNSP_c520bb75c4b452d0fc2d0759bfc57d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156118 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID OurinhosGeografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)Educação do adolescenteProfessoresEsta pesquisa buscou abordar o espaço geográfico como categoria de análise que auxilie o professor no planejamento e execução de aulas de Geografia utilizando-se de links entre os conteúdos geográficos e as práticas cotidianas de jovens escolares. Assim, foi escolhida como hipótese de investigação que a aproximação entre o objetivo de mediar o conhecimento, por parte do professor, e a necessidade (objetivo) de o estudante aprender os conteúdos escolares, passa pela necessidade de conhecer e transformar o meio, ou seja, o espaço no qual está inserido. Então, o estudo buscou refletir como as práticas exercidas por estes jovens escolares podem carregar em si elementos geográficos intimamente ligados com espaço geográfico. Para isso apoiou-se em teorias geográficas, filosóficas e pedagógicas referentes à Pedagogia Histórico Crítica, Teoria Histórico-Cultural, espaço, cotidiano, práxis e a observações empíricas e a execuções de sequências didáticas na escola sede do PIBID Geografia - OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mourão, Paulo Fernando Cirino [UNESP]Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]2018-09-19T17:25:51Z2018-09-19T17:25:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfGABRIEL, Gabriel Grazzini. Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos. 2015. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015.http://hdl.handle.net/11449/156118000890615http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf2297474665603612Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:29:14.318876Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos |
title |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos |
spellingShingle |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP] Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP) Educação do adolescente Professores |
title_short |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos |
title_full |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos |
title_fullStr |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos |
title_full_unstemmed |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos |
title_sort |
Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos |
author |
Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP] |
author_facet |
Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourão, Paulo Fernando Cirino [UNESP] Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP) Educação do adolescente Professores |
topic |
Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP) Educação do adolescente Professores |
description |
Esta pesquisa buscou abordar o espaço geográfico como categoria de análise que auxilie o professor no planejamento e execução de aulas de Geografia utilizando-se de links entre os conteúdos geográficos e as práticas cotidianas de jovens escolares. Assim, foi escolhida como hipótese de investigação que a aproximação entre o objetivo de mediar o conhecimento, por parte do professor, e a necessidade (objetivo) de o estudante aprender os conteúdos escolares, passa pela necessidade de conhecer e transformar o meio, ou seja, o espaço no qual está inserido. Então, o estudo buscou refletir como as práticas exercidas por estes jovens escolares podem carregar em si elementos geográficos intimamente ligados com espaço geográfico. Para isso apoiou-se em teorias geográficas, filosóficas e pedagógicas referentes à Pedagogia Histórico Crítica, Teoria Histórico-Cultural, espaço, cotidiano, práxis e a observações empíricas e a execuções de sequências didáticas na escola sede do PIBID Geografia - Ourinhos |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-09-19T17:25:51Z 2018-09-19T17:25:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GABRIEL, Gabriel Grazzini. Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos. 2015. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015. http://hdl.handle.net/11449/156118 000890615 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf 2297474665603612 |
identifier_str_mv |
GABRIEL, Gabriel Grazzini. Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos. 2015. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015. 000890615 2297474665603612 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156118 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128519227572224 |