Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156118
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf
Resumo: Esta pesquisa buscou abordar o espaço geográfico como categoria de análise que auxilie o professor no planejamento e execução de aulas de Geografia utilizando-se de links entre os conteúdos geográficos e as práticas cotidianas de jovens escolares. Assim, foi escolhida como hipótese de investigação que a aproximação entre o objetivo de mediar o conhecimento, por parte do professor, e a necessidade (objetivo) de o estudante aprender os conteúdos escolares, passa pela necessidade de conhecer e transformar o meio, ou seja, o espaço no qual está inserido. Então, o estudo buscou refletir como as práticas exercidas por estes jovens escolares podem carregar em si elementos geográficos intimamente ligados com espaço geográfico. Para isso apoiou-se em teorias geográficas, filosóficas e pedagógicas referentes à Pedagogia Histórico Crítica, Teoria Histórico-Cultural, espaço, cotidiano, práxis e a observações empíricas e a execuções de sequências didáticas na escola sede do PIBID Geografia - Ourinhos
id UNSP_c520bb75c4b452d0fc2d0759bfc57d3a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156118
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID OurinhosGeografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)Educação do adolescenteProfessoresEsta pesquisa buscou abordar o espaço geográfico como categoria de análise que auxilie o professor no planejamento e execução de aulas de Geografia utilizando-se de links entre os conteúdos geográficos e as práticas cotidianas de jovens escolares. Assim, foi escolhida como hipótese de investigação que a aproximação entre o objetivo de mediar o conhecimento, por parte do professor, e a necessidade (objetivo) de o estudante aprender os conteúdos escolares, passa pela necessidade de conhecer e transformar o meio, ou seja, o espaço no qual está inserido. Então, o estudo buscou refletir como as práticas exercidas por estes jovens escolares podem carregar em si elementos geográficos intimamente ligados com espaço geográfico. Para isso apoiou-se em teorias geográficas, filosóficas e pedagógicas referentes à Pedagogia Histórico Crítica, Teoria Histórico-Cultural, espaço, cotidiano, práxis e a observações empíricas e a execuções de sequências didáticas na escola sede do PIBID Geografia - OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mourão, Paulo Fernando Cirino [UNESP]Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]2018-09-19T17:25:51Z2018-09-19T17:25:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfGABRIEL, Gabriel Grazzini. Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos. 2015. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015.http://hdl.handle.net/11449/156118000890615http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf2297474665603612Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:29:14.318876Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
title Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
spellingShingle Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)
Educação do adolescente
Professores
title_short Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
title_full Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
title_fullStr Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
title_full_unstemmed Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
title_sort Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos
author Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]
author_facet Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Paulo Fernando Cirino [UNESP]
Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)
Educação do adolescente
Professores
topic Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP)
Educação do adolescente
Professores
description Esta pesquisa buscou abordar o espaço geográfico como categoria de análise que auxilie o professor no planejamento e execução de aulas de Geografia utilizando-se de links entre os conteúdos geográficos e as práticas cotidianas de jovens escolares. Assim, foi escolhida como hipótese de investigação que a aproximação entre o objetivo de mediar o conhecimento, por parte do professor, e a necessidade (objetivo) de o estudante aprender os conteúdos escolares, passa pela necessidade de conhecer e transformar o meio, ou seja, o espaço no qual está inserido. Então, o estudo buscou refletir como as práticas exercidas por estes jovens escolares podem carregar em si elementos geográficos intimamente ligados com espaço geográfico. Para isso apoiou-se em teorias geográficas, filosóficas e pedagógicas referentes à Pedagogia Histórico Crítica, Teoria Histórico-Cultural, espaço, cotidiano, práxis e a observações empíricas e a execuções de sequências didáticas na escola sede do PIBID Geografia - Ourinhos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-09-19T17:25:51Z
2018-09-19T17:25:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GABRIEL, Gabriel Grazzini. Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos. 2015. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/156118
000890615
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf
2297474665603612
identifier_str_mv GABRIEL, Gabriel Grazzini. Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos. 2015. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015.
000890615
2297474665603612
url http://hdl.handle.net/11449/156118
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890615.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128519227572224