Compreendendo formação de professores no âmbito do Modelo dos Campos Semânticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, João Pedro Antunes de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191665
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo elaborar compreensões acerca de que modo um projeto de formação de professores pode ser produzido considerando trabalhos que tomam o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico no período de 1992 a 2012. A partir dos trabalhos tomados como significativos buscou-se problematizar a constituição do modelo teórico destacando as premissas que, segundo nossa compreensão, sustentam o projeto de formação aqui evidenciado. Assim, situados na plausibilidade da leitura que produzimos, em um movimento de estabelecer a coerência entre o que afirmamos e os textos analisados, dois ensaios foram constituídos objetivando uma resposta a nossa questão de pesquisa. Nesses ensaios são tratados temas como: as noções nucleares de um Modelo Didático dos Campos Semânticos; e as possibilidades do Modelo dos Campos Semânticos dar sustentação à discussões no âmbito da Filosofia da Educação Matemática. Além desses ensaios, apresentados na quarta seção, são abordados nas demais seções temas como a Leitura Plausível como método de análise; as noções “interação”, “conhecimento”, “diferença”, “estranhamento” e “descentramento” e relações possíveis entre o modo como elas são mobilizadas no Modelo dos Campos Semânticos e pelos autores citados nos trabalhos que analisamos.
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