A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148778 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender como se configura a construção da identidade profissional em Serviço Social e como o estágio supervisionado contribui (ou não) nesse processo a partir dos sujeitos significativos: supervisores de campo, acadêmicos e estagiários. A identidade profissional caracteriza-se como categoria histórica, que deve ser apreendida somente a partir da dinâmica da realidade social e nela, inserida o Serviço Social enquanto resposta do Estado, da burguesia e da Igreja Católica a partir do agravamento da questão social. Partimos da contribuição da teoria social crítica marxiana, principalmente de Gramsci, para a compreensão do Estado ampliado, da busca pela hegemonia do projeto ético-político no Serviço Social e da identidade profissional. Procuramos analisá-la a partir da categoria trabalho e sua centralidade no mundo do trabalho, enquanto atividade ontológica do homem e sua configuração a partir da constituição da ordem burguesa. O estágio supervisionado é colocado como um dos elementos centrais na construção da identidade profissional e na relação teoria e prática diante da dimensão investigativa e interventiva da profissão. Enquanto espaço de mediação da práxis profissional o estágio supervisionado adquire um novo significado a partir das Diretrizes Curriculares em Serviço Social e da Política Nacional de Estágio – PNE, sendo considerado como um dos momentos onde o estagiário poderá (ou não) se identificar com a profissão, rompendo com a identidade atribuída da profissão ou reforça-la nos espaços sócio-ocupacionais. Também analisamos o Serviço Social na contemporaneidade e sua busca de ruptura com o Serviço Social tradicional e se este se reatualiza frente às mudanças no mundo do trabalho diante do avanço do conservadorismo na profissão. |
id |
UNSP_c6fe362a11e019852e868fba98807c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148778 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionadoThe construction of the professional identity in social work and the contribution of the supervised stageIdentidade profissionalEstágio supervisionadoServiço socialEnsino-aprendizagemProfessional identitySupervised internshipSocial serviceTeaching-learningO presente trabalho teve como objetivo compreender como se configura a construção da identidade profissional em Serviço Social e como o estágio supervisionado contribui (ou não) nesse processo a partir dos sujeitos significativos: supervisores de campo, acadêmicos e estagiários. A identidade profissional caracteriza-se como categoria histórica, que deve ser apreendida somente a partir da dinâmica da realidade social e nela, inserida o Serviço Social enquanto resposta do Estado, da burguesia e da Igreja Católica a partir do agravamento da questão social. Partimos da contribuição da teoria social crítica marxiana, principalmente de Gramsci, para a compreensão do Estado ampliado, da busca pela hegemonia do projeto ético-político no Serviço Social e da identidade profissional. Procuramos analisá-la a partir da categoria trabalho e sua centralidade no mundo do trabalho, enquanto atividade ontológica do homem e sua configuração a partir da constituição da ordem burguesa. O estágio supervisionado é colocado como um dos elementos centrais na construção da identidade profissional e na relação teoria e prática diante da dimensão investigativa e interventiva da profissão. Enquanto espaço de mediação da práxis profissional o estágio supervisionado adquire um novo significado a partir das Diretrizes Curriculares em Serviço Social e da Política Nacional de Estágio – PNE, sendo considerado como um dos momentos onde o estagiário poderá (ou não) se identificar com a profissão, rompendo com a identidade atribuída da profissão ou reforça-la nos espaços sócio-ocupacionais. Também analisamos o Serviço Social na contemporaneidade e sua busca de ruptura com o Serviço Social tradicional e se este se reatualiza frente às mudanças no mundo do trabalho diante do avanço do conservadorismo na profissão.This study aimed to understand how to set up the construction of professional identity in social work and as supervised training contributes (or not) in this process from the significant subjects: field supervisors, students and trainees. Professional identity is characterized as a historical category, which must be understood only from the dynamics of social reality and in it, set the Social Service as a state response, the bourgeoisie and the Catholic Church from the worsening of the social question. We start from the contribution of Marxian critical social theory, especially Gramsci, for understanding the expanded state, the quest for hegemony of the ethical-political project in social work and professional identity. We try to analyze it from the category of labor and its centrality in the world of work, while ontological activity of man and its configuration from the constitution of the bourgeois order. The supervised training is placed as a central element in the construction of professional identity and the theory and practice before the investigative and interventional dimension of professional relationship. While the professional practice mediation space supervised training acquires a new meaning from the Curriculum Guidelines in Social Work and the National Training Policy - PNE, being considered as one of the moments where the trainee may (or not) to identify with the profession , breaking with the identity given profession or strengthens it in social and occupational spaces. We also analyze the social work in contemporary and his quest break with traditional social work and this is renews the face of changes in the world of work before the advance of conservatism in the profession.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Walhers, Maicow Lucas Santos [UNESP]2017-02-14T16:38:20Z2017-02-14T16:38:20Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14877800088021433004072067P207511553777609450000-0003-0045-5956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:24:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148778Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:56:00.778878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado The construction of the professional identity in social work and the contribution of the supervised stage |
title |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado |
spellingShingle |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado Walhers, Maicow Lucas Santos [UNESP] Identidade profissional Estágio supervisionado Serviço social Ensino-aprendizagem Professional identity Supervised internship Social service Teaching-learning |
title_short |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado |
title_full |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado |
title_fullStr |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado |
title_sort |
A construção da identidade profissional em serviço social e a contribuição do estágio supervisionado |
author |
Walhers, Maicow Lucas Santos [UNESP] |
author_facet |
Walhers, Maicow Lucas Santos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walhers, Maicow Lucas Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Estágio supervisionado Serviço social Ensino-aprendizagem Professional identity Supervised internship Social service Teaching-learning |
topic |
Identidade profissional Estágio supervisionado Serviço social Ensino-aprendizagem Professional identity Supervised internship Social service Teaching-learning |
description |
O presente trabalho teve como objetivo compreender como se configura a construção da identidade profissional em Serviço Social e como o estágio supervisionado contribui (ou não) nesse processo a partir dos sujeitos significativos: supervisores de campo, acadêmicos e estagiários. A identidade profissional caracteriza-se como categoria histórica, que deve ser apreendida somente a partir da dinâmica da realidade social e nela, inserida o Serviço Social enquanto resposta do Estado, da burguesia e da Igreja Católica a partir do agravamento da questão social. Partimos da contribuição da teoria social crítica marxiana, principalmente de Gramsci, para a compreensão do Estado ampliado, da busca pela hegemonia do projeto ético-político no Serviço Social e da identidade profissional. Procuramos analisá-la a partir da categoria trabalho e sua centralidade no mundo do trabalho, enquanto atividade ontológica do homem e sua configuração a partir da constituição da ordem burguesa. O estágio supervisionado é colocado como um dos elementos centrais na construção da identidade profissional e na relação teoria e prática diante da dimensão investigativa e interventiva da profissão. Enquanto espaço de mediação da práxis profissional o estágio supervisionado adquire um novo significado a partir das Diretrizes Curriculares em Serviço Social e da Política Nacional de Estágio – PNE, sendo considerado como um dos momentos onde o estagiário poderá (ou não) se identificar com a profissão, rompendo com a identidade atribuída da profissão ou reforça-la nos espaços sócio-ocupacionais. Também analisamos o Serviço Social na contemporaneidade e sua busca de ruptura com o Serviço Social tradicional e se este se reatualiza frente às mudanças no mundo do trabalho diante do avanço do conservadorismo na profissão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-29 2017-02-14T16:38:20Z 2017-02-14T16:38:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/148778 000880214 33004072067P2 0751155377760945 0000-0003-0045-5956 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/148778 |
identifier_str_mv |
000880214 33004072067P2 0751155377760945 0000-0003-0045-5956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129374518509568 |