Estágio Supervisionado no Serviço Social: reflexões sobre a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Evana Barros Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251026
Resumo: A presente tese faz reflexão crítica acerca da supervisão de estágio em Serviço Social, seu papel na formação profissional do discente e a necessidade em estabelecer interlocução entre os sujeitos envolvidos neste processo: discente/estagiário – supervisor acadêmico – empresas e supervisor de campo, ressaltando os novos desafios apresentados à profissão em uma perspectiva ampla de atuação e enfrentamento das questões postas para o desenvolvimento da prática consciente e eficaz, embasada numa formação qualificada. A construção teórica como estudo analítico e crítico, de caráter quantitativo e qualitativo, como procedimento de análise a partir do campo pesquisado, a Universidade do Estado de Minas Gerais/MG, em que fizeram parte, enquanto sujeitos da pesquisa, os 23 discentes do Curso de Serviço Social do oitavo período do ano de 2022, a Coordenadora do Curso, Supervisores de Campo e seis Supervisoras Acadêmicas. Aborda-se reflexões da formação profissional, visando a construção de estratégias da categoria frente os rebatimentosda precarização da Educação Superior e do mundo do trabalho no Serviço Social, especificamente no estágio supervisionado. Tem como objetivo geral analisar o processo de estágio supervisionado no Curso de Serviço Social na Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos-MG, na formação profisisonal e com objetivos específicos: identificar o perfil dos(as) assistentes sociais superviores de campo e acadêmicos que supervisionam alunos na Unidade de Passos; mapear os espaços sócio ocupacionais em que são realizados os estágios supervisionados de campo do Curso de Serviço Social e identificar como é realizada a supervisão de campo e acadêmica com estagiários no último período do Curso de Serviço Social, investigar as relações de ensino-aprendizagem dos sujeitos envolvidos no estágio supervisionado. A metodologia da pesquisa foi sistematizada no levantamento bibliográfico de caráter exploratório sobre o tema proposto, análise documental e pesquisa de campo, realizada através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionário. No término da pesquisa, foi possível confirmar as principais contribuições que o estágio supervisionado traz aos discentes, bem como levantar os entraves mais relevantes e os meios para superá-los. Ressalta-se a importância das contribuições que o estágio supervisionado pode proporcionar e que existem muitos desafios a serem superados para a qualidade da formação profissional, preparando assistentes sociais capacitados para atuar nas múltiplas expressões da questão social.
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A construção teórica como estudo analítico e crítico, de caráter quantitativo e qualitativo, como procedimento de análise a partir do campo pesquisado, a Universidade do Estado de Minas Gerais/MG, em que fizeram parte, enquanto sujeitos da pesquisa, os 23 discentes do Curso de Serviço Social do oitavo período do ano de 2022, a Coordenadora do Curso, Supervisores de Campo e seis Supervisoras Acadêmicas. Aborda-se reflexões da formação profissional, visando a construção de estratégias da categoria frente os rebatimentosda precarização da Educação Superior e do mundo do trabalho no Serviço Social, especificamente no estágio supervisionado. Tem como objetivo geral analisar o processo de estágio supervisionado no Curso de Serviço Social na Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos-MG, na formação profisisonal e com objetivos específicos: identificar o perfil dos(as) assistentes sociais superviores de campo e acadêmicos que supervisionam alunos na Unidade de Passos; mapear os espaços sócio ocupacionais em que são realizados os estágios supervisionados de campo do Curso de Serviço Social e identificar como é realizada a supervisão de campo e acadêmica com estagiários no último período do Curso de Serviço Social, investigar as relações de ensino-aprendizagem dos sujeitos envolvidos no estágio supervisionado. A metodologia da pesquisa foi sistematizada no levantamento bibliográfico de caráter exploratório sobre o tema proposto, análise documental e pesquisa de campo, realizada através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionário. 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The theoretical construction as an analytical and critical study, of a quantitative and qualitative nature, as an analysis procedure based on the researched field, the State University of Minas Gerais/MG, in which the 23 students of the Course took part, as research subjects. of Social Service for the eighth period of the year 2022, the Course Coordinator, Field Supervisors and six Academic Supervisors. Reflections on professional training are discussed, aiming to build category strategies in the face of the consequences of the precariousness of Higher Education and the world of work in Social Service, specifically in supervised internships. Its general objective is to analyze the supervised internship process in the Social Service Course at the State University of Minas Gerais/Passos-MG Unit, in professional training and with specific objectives: to identify the profile of supervising field and academic social workers who supervise students at the Passos Unit; map the socio-occupational spaces in which the supervised field internships of the Social Service Course are carried out and identify how field and academic supervision is carried out with interns in the last period of the Social Service Course, investigate the teaching-learning relationships of the subjects involved in the supervised internship. The research methodology was systematized in an exploratory bibliographic survey on the proposed topic, document analysis and field research, carried out through semi-structured interviews and questionnaire application. At the end of the research, it was possible to confirm the main contributions that the supervised internship brings to students, as well as identify the most relevant obstacles and the means to overcome them. It is important to highlight the importance of the contributions that supervised internships can provide and that there are many challenges to be overcome for the quality of professional training, preparing qualified social workers to work in multiple expressions of social issues.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimentel, Rosalinda Chedian [UNESP]Souza, Evana Barros Pereira2023-10-19T17:03:54Z2023-10-19T17:03:54Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Evana Barros Pereira. Estágio Supervisionado no Serviço Social: reflexões sobre a formação profissional. 2023. 215 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2510268944902433321855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:02:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:02:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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