O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152075
Resumo: A meditação tem alcançado, através de um discurso compassivo e ligado à paz, alguns espaços nas ciências, sobretudo, nas áreas médicas. No entanto, os apelos para uma ciência mais abrangente e menos reducionista, responsável e cuidadosa tem aberto outras possibilidades para o “caminho do meio”. Neste trabalho procura-se pelos discursos e espaços que permitam uma aproximação da meditação com a educação. Verificando em que medida alguns autores da educação, como Paulo Freire e Moacir Gadotti, e da filosofia como Edgar Morin e Leonardo Boff, e ainda alguns documentos oficiais da organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, permitem alinhar ciência, educação e meditação na busca por um ETHOS de cuidado e responsabilidade para um mundo melhor.
id UNSP_c718811997a5a2ab27ff9c224a0d80ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152075
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educaçãoThe "way of the middle" in education: discourses that build bridges between meditation, science and educationMeditaçãoEducaçãoCultura de pazMeditationEducationPeace cultureA meditação tem alcançado, através de um discurso compassivo e ligado à paz, alguns espaços nas ciências, sobretudo, nas áreas médicas. No entanto, os apelos para uma ciência mais abrangente e menos reducionista, responsável e cuidadosa tem aberto outras possibilidades para o “caminho do meio”. Neste trabalho procura-se pelos discursos e espaços que permitam uma aproximação da meditação com a educação. Verificando em que medida alguns autores da educação, como Paulo Freire e Moacir Gadotti, e da filosofia como Edgar Morin e Leonardo Boff, e ainda alguns documentos oficiais da organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, permitem alinhar ciência, educação e meditação na busca por um ETHOS de cuidado e responsabilidade para um mundo melhor.Meditation has reached, through a compassionate and peaceful discourse, some space in science, especially in medical areas. However, appeals for a more comprehensive and less reducionist science, at the same time responsible and caring, has opened up other possibilities for a "middle way". This paper searches for discourses and spaces that allows an approximation between meditation and education. Verifying in what measure some authors in Education, as Paulo Freire and Moacir Gadotti, and Philosophy, as Edgar Morin and Leonardo Boff, and even some oficial documents of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), allow an alignment between science, education and meditation in the search for an ETHOS of care and responsability for a better world.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]2017-11-09T19:35:22Z2017-11-09T19:35:22Z2017-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15207500089399833004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-09T06:11:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-09T06:11:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
The "way of the middle" in education: discourses that build bridges between meditation, science and education
title O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
spellingShingle O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]
Meditação
Educação
Cultura de paz
Meditation
Education
Peace culture
title_short O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
title_full O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
title_fullStr O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
title_full_unstemmed O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
title_sort O “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educação
author Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]
author_facet Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pechula, Marcia Reami [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Meditação
Educação
Cultura de paz
Meditation
Education
Peace culture
topic Meditação
Educação
Cultura de paz
Meditation
Education
Peace culture
description A meditação tem alcançado, através de um discurso compassivo e ligado à paz, alguns espaços nas ciências, sobretudo, nas áreas médicas. No entanto, os apelos para uma ciência mais abrangente e menos reducionista, responsável e cuidadosa tem aberto outras possibilidades para o “caminho do meio”. Neste trabalho procura-se pelos discursos e espaços que permitam uma aproximação da meditação com a educação. Verificando em que medida alguns autores da educação, como Paulo Freire e Moacir Gadotti, e da filosofia como Edgar Morin e Leonardo Boff, e ainda alguns documentos oficiais da organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, permitem alinhar ciência, educação e meditação na busca por um ETHOS de cuidado e responsabilidade para um mundo melhor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09T19:35:22Z
2017-11-09T19:35:22Z
2017-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152075
000893998
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/152075
identifier_str_mv 000893998
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046396467609600