As práticas pedagógicas dos professores pré-escolares na promoção dos jogos de papéis sociais à luz da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181864 |
Resumo: | A Educação Infantil assume um papel essencial no desenvolvimento das crianças pequenas e a brincadeira é um elemento importante na promoção desse desenvolvimento. Assentir o jogo de papéis sociais como atividade principal da criança pré-escolar e compreender a importância de um planejamento sistemático ao promover a atividade de brincadeira é imprescindível. Neste trabalho buscamos compreender como esses jogos ou as brincadeiras de faz de conta estão estruturados pelos professores pré-escolares no cotidiano de suas práticas e como eles compreendem a relação dos jogos com o processo de representação simbólica e o desenvolvimento da imaginação e da linguagem. Observamos ainda como essas atividades são condicionadas pelo espaço, tempo, artefatos culturais disponíveis e especialmente pelos conteúdos culturais oferecidos ou não pelos educadores, para assim evidenciar em que medida eles reforçam experiências cotidianas ou promovem o domínio e contato com experiências não cotidianas. Trata-se de uma pesquisa de campo apoiada nos pressupostos teóricos metodológicos da Psicologia Histórico Cultural do que nos permite apreender a realidade estudada como resultado da relação entre o singular e os liames da totalidade. Os sujeitos da pesquisa são doze professores que atuam nas turmas de 4 e 5 anos de três escolas da Educação Infantil da rede municipal de Araraquara/SP, e para coleta dos dados utilizamos o instrumento da entrevista que era composta por questões objetivas e subjetivas, em que as respostas eram gravadas e depois transcritas. As perguntas objetivas nos ajudaram a caracterizar o universo pesquisado e compreender o tempo diário destinado às atividades de brincadeiras de faz de conta nas instituições de educação infantil e as subjetivas foram categorizadas, com o intuito de revelar a emancipação das ações das crianças em relação ao uso dos objetos e espaços disponibilizados pelo professor, a trajetória de desenvolvimento das crianças nos jogos de papéis por meio das práticas educativas e a compreensão dos professores quanto à relação entre a atividade de jogos de papéis e o desenvolvimento do pensamento simbólico, da linguagem e da imaginação. Os resultados indicam que a organização e os materiais dos espaços condicionam as atividades de brincadeira, e quanto ao trabalho educativo, é possível verificar um planejamento e reconhecimento acerca da importância dos jogos de papéis, porém sem promoção dos elementos referentes a ações não cotidianas. Predomina o uso das brincadeiras como meio para atingir o ensino de conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Essas análises sugerem que é preciso ampliar as discussões no campo da Educação Infantil a respeito das contribuições que o jogo simbólico pode dar ao desenvolvimento da criança e seu processo de humanização. |
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As práticas pedagógicas dos professores pré-escolares na promoção dos jogos de papéis sociais à luz da psicologia histórico-culturalThe teaching practices of pre-school teachers at promotion of role play activities based on cultural-historical psychologyPré-escolaDesenvolvimento infantilJogos de papéis sociaisPsicologia histórico-culturalA Educação Infantil assume um papel essencial no desenvolvimento das crianças pequenas e a brincadeira é um elemento importante na promoção desse desenvolvimento. Assentir o jogo de papéis sociais como atividade principal da criança pré-escolar e compreender a importância de um planejamento sistemático ao promover a atividade de brincadeira é imprescindível. Neste trabalho buscamos compreender como esses jogos ou as brincadeiras de faz de conta estão estruturados pelos professores pré-escolares no cotidiano de suas práticas e como eles compreendem a relação dos jogos com o processo de representação simbólica e o desenvolvimento da imaginação e da linguagem. Observamos ainda como essas atividades são condicionadas pelo espaço, tempo, artefatos culturais disponíveis e especialmente pelos conteúdos culturais oferecidos ou não pelos educadores, para assim evidenciar em que medida eles reforçam experiências cotidianas ou promovem o domínio e contato com experiências não cotidianas. Trata-se de uma pesquisa de campo apoiada nos pressupostos teóricos metodológicos da Psicologia Histórico Cultural do que nos permite apreender a realidade estudada como resultado da relação entre o singular e os liames da totalidade. Os sujeitos da pesquisa são doze professores que atuam nas turmas de 4 e 5 anos de três escolas da Educação Infantil da rede municipal de Araraquara/SP, e para coleta dos dados utilizamos o instrumento da entrevista que era composta por questões objetivas e subjetivas, em que as respostas eram gravadas e depois transcritas. As perguntas objetivas nos ajudaram a caracterizar o universo pesquisado e compreender o tempo diário destinado às atividades de brincadeiras de faz de conta nas instituições de educação infantil e as subjetivas foram categorizadas, com o intuito de revelar a emancipação das ações das crianças em relação ao uso dos objetos e espaços disponibilizados pelo professor, a trajetória de desenvolvimento das crianças nos jogos de papéis por meio das práticas educativas e a compreensão dos professores quanto à relação entre a atividade de jogos de papéis e o desenvolvimento do pensamento simbólico, da linguagem e da imaginação. Os resultados indicam que a organização e os materiais dos espaços condicionam as atividades de brincadeira, e quanto ao trabalho educativo, é possível verificar um planejamento e reconhecimento acerca da importância dos jogos de papéis, porém sem promoção dos elementos referentes a ações não cotidianas. Predomina o uso das brincadeiras como meio para atingir o ensino de conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Essas análises sugerem que é preciso ampliar as discussões no campo da Educação Infantil a respeito das contribuições que o jogo simbólico pode dar ao desenvolvimento da criança e seu processo de humanização.Early Childhood Education plays a key role in the development of young children and playing is an important element to promote such development. Assigning social roles games as the primary activity of the preschool child and understanding the importance of systematic planning in promoting play activity is imperative. In this work, we seek to understand how pre-school teachers in the daily life of their practices structure these games and how they understand the relationship of games with the process of symbolic representation and the development of imagination and language. We also observe how these activities are conditioned by the space, time, and cultural artifacts available and especially by the cultural contents offered or not by the educators, in order to highlight the extent to which they reinforce everyday experiences or promote mastery and contact with non-everyday experiences. It is a field research based on the theoretical methodological assumptions of Cultural Historical Psychology that allows us to apprehend the studied reality as a result of the relation between the singular and the ties of the totality. The subjects of the research are twelve teachers who work in the 4 and 5 year-olds classes of three municipal schools in Araraquara/SP, and to collect the data we use the interview instrument that was composed of objective and subjective questions, in that the responses were recorded and then transcribed. The objective questions helped us to characterize the researched universe and to understand the daily time destined for the activities of role play in the institutions of early childhood education, and the subjective ones were categorized with the intention of revealing the emancipation of the children's actions in relation to the use of the objects and spaces provided by the teacher, the developmental trajectory of children in role plays through educational practices and the teachers' understanding of the relationship between role-playing and the development of symbolic thought, language and imagination. The results indicate that the organization and the materials of the spaces condition the role-play activities, and as for the educational work, it is possible to verify a planning and recognition of the importance of the role games, but it does not promote elements referring to non-daily actions. The use of role-play as a means to achieve the teaching of contents of several areas of knowledge is predominant. These analyses suggest that it is necessary to broaden the discussions in the field of Early Childhood Education regarding the contributions that the symbolic play can give to the development of the child and its process of humanization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Eliza Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Graziela do Nascimento [UNESP]2019-04-30T14:47:36Z2019-04-30T14:47:36Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18186400091588433004030079P299229074365275990000-0002-9452-6008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:25:20.322263Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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