Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96437
Resumo: O objeto de investigação desta pesquisa é a prática pedagógica do docente orientador de estágio curricular em enfermagem na Saúde Coletiva, em instituições de ensino público e privado, de duas cidades do Centro-oeste paulista. O preparo pedagógico do docente, da área da saúde, frente às exigências da educação contemporânea e das Diretrizes Curriculares Nacionais tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do SUS. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar, a luz das Diretrizes Curriculares e das políticas públicas de educação e saúde, a prática pedagógica do docente de enfermagem, orientador de estágio na saúde coletiva. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida aponta que a prática pedagógica dos docentes entrevistados sofre influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estão calcadas em conteúdos das ciências biológicas e da saúde, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática; na avaliação centrada no aluno e não no processo e no isolamento do trabalho docente. Conclui-se que as competências docentes precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do Sistema Único de Saúde, da Saúde Coletiva e da educação contemporânea
id UNSP_c749697f2cc527fa5f7a9660f6293207
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96437
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletivaEnfermagem em saude publicaSaúde pública - AvaliaçãoEducação - Estudo e ensinoPublic health nursingO objeto de investigação desta pesquisa é a prática pedagógica do docente orientador de estágio curricular em enfermagem na Saúde Coletiva, em instituições de ensino público e privado, de duas cidades do Centro-oeste paulista. O preparo pedagógico do docente, da área da saúde, frente às exigências da educação contemporânea e das Diretrizes Curriculares Nacionais tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do SUS. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar, a luz das Diretrizes Curriculares e das políticas públicas de educação e saúde, a prática pedagógica do docente de enfermagem, orientador de estágio na saúde coletiva. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida aponta que a prática pedagógica dos docentes entrevistados sofre influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estão calcadas em conteúdos das ciências biológicas e da saúde, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática; na avaliação centrada no aluno e não no processo e no isolamento do trabalho docente. Conclui-se que as competências docentes precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do Sistema Único de Saúde, da Saúde Coletiva e da educação contemporâneaThe object of investigation is the pedagogic practice of the teaching advisor of traineeship curricular in nursing in the Collective Health, in institutions of public and private teaching, of two cities of Middle West of São Paulo state. The pedagogic preparation of the teacher, working in the health area, according to the demands of the contemporary education and of the National Curricular Directives has direct relation with the professionals' formation to pay attention to the necessities of the SUS. Therefore, this work has as the objective of analyzing, the light of the Curricular Directives and of the public policies of education and health, the pedagogic practice of the teacher of nursing, traineeship advisor in the collective health. The obtained data were subjected to the Analysis of Content, thematic kind. The undertaken analysis points that the pedagogic practice of the interviewed teachers suffers influence of the institutional culture of the Brazilian superior education. The routine activities are based on contents of the biological sciences and of the health which are organized under the aegis of the presence of nursing; in the oral exhibition and reproduction of biomedical techniques; in the dislocation between theory and practice; in the evaluation centered in the pupil and not in the process and in the isolation of the teaching work. The teaching competence needs to be enlarged towards the projection of the pedagogic action, approaching the theoretical and philosophical referential systems of the SUS, of the Collective health and the contemporary educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar [UNESP]2014-06-11T19:28:19Z2014-06-11T19:28:19Z2012-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f.application/pdfDAMIANCE, Patrícia Ribeiro Mattar. Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96437000713716damiance_prm_me_botfm.pdf33004064081P00448759379310369Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T15:33:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T15:33:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
title Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
spellingShingle Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar [UNESP]
Enfermagem em saude publica
Saúde pública - Avaliação
Educação - Estudo e ensino
Public health nursing
title_short Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
title_full Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
title_fullStr Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
title_full_unstemmed Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
title_sort Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva
author Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar [UNESP]
author_facet Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em saude publica
Saúde pública - Avaliação
Educação - Estudo e ensino
Public health nursing
topic Enfermagem em saude publica
Saúde pública - Avaliação
Educação - Estudo e ensino
Public health nursing
description O objeto de investigação desta pesquisa é a prática pedagógica do docente orientador de estágio curricular em enfermagem na Saúde Coletiva, em instituições de ensino público e privado, de duas cidades do Centro-oeste paulista. O preparo pedagógico do docente, da área da saúde, frente às exigências da educação contemporânea e das Diretrizes Curriculares Nacionais tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do SUS. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar, a luz das Diretrizes Curriculares e das políticas públicas de educação e saúde, a prática pedagógica do docente de enfermagem, orientador de estágio na saúde coletiva. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida aponta que a prática pedagógica dos docentes entrevistados sofre influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estão calcadas em conteúdos das ciências biológicas e da saúde, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática; na avaliação centrada no aluno e não no processo e no isolamento do trabalho docente. Conclui-se que as competências docentes precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do Sistema Único de Saúde, da Saúde Coletiva e da educação contemporânea
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-27
2014-06-11T19:28:19Z
2014-06-11T19:28:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMIANCE, Patrícia Ribeiro Mattar. Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/96437
000713716
damiance_prm_me_botfm.pdf
33004064081P0
0448759379310369
identifier_str_mv DAMIANCE, Patrícia Ribeiro Mattar. Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.
000713716
damiance_prm_me_botfm.pdf
33004064081P0
0448759379310369
url http://hdl.handle.net/11449/96437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021365530492928