Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711 |
Resumo: | Procurou-se neste trabalho investigar na prática pedagógica de dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão conceitual tratados e as estratégias de ensino utilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores. Entre os resultados, verificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal. Diversas estratégias foram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta dimensão, mas as que envolvem exposições, discussões, reflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram as mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores participantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo possível evidenciar possibilidades de avanços no tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que favorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno. |
id |
USP-35_03aaca8ddac06d00312ecf5b5f6e5ac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16711 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos Teaching practices of two school physical education teachers nith masters degree and the treatment of the conceptual dimension of the contents Educação físicaDimensão conceitual dos conteúdosPrática pedagógicaPhysical educationConceptual contentsPedagogic practices Procurou-se neste trabalho investigar na prática pedagógica de dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão conceitual tratados e as estratégias de ensino utilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores. Entre os resultados, verificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal. Diversas estratégias foram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta dimensão, mas as que envolvem exposições, discussões, reflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram as mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores participantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo possível evidenciar possibilidades de avanços no tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que favorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno. The aim of this study was to investe in teaching practice of two physical education teachers, whom work at Elementary Schools, with Masters Degrees in the field and have favorable positions regarding new proposals, which main contents of the conceptual dimension and teaching strategies were used in their classes. Through ethnografhic study, involving the observation and analysis of the classes, the teaching plans and interviews with students and other teachers, was found that the main contents of the conceptual dimension referred to the understanding of the meaning, objectives, principles and possibilities of knowledge related to the anatomy, nutrition, motor skills, physiology, health, physical capabilities, training, historical, social, economic, political, aesthetic, cultural aspects, rules, techniques, tactics of the integrating practices of the corporal culture. Several strategies can be used for conceptual contents treatment, however, those involving exhibitions, discussions, reflections about practice and problems resolution, were the most applied ones. The contents selected and the teaching strategies used by teachers were well accepted by the students, and it is possible to highlight opportunities for advancement in the treatment of the conceptual dimension of content, which favors the implementation of new practices, which best contribute to the student`s formation. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1671110.1590/S1807-55092009000100006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 61-75 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 61-75 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 61-75 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711/18424Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, André Minuzzo deDarido, Suraya Cristina2012-05-22T12:32:05Zoai:revistas.usp.br:article/16711Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:32:05Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos Teaching practices of two school physical education teachers nith masters degree and the treatment of the conceptual dimension of the contents |
title |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos Barros, André Minuzzo de Educação física Dimensão conceitual dos conteúdos Prática pedagógica Physical education Conceptual contents Pedagogic practices |
title_short |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos |
title_full |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos |
title_sort |
Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos |
author |
Barros, André Minuzzo de |
author_facet |
Barros, André Minuzzo de Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, André Minuzzo de Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Dimensão conceitual dos conteúdos Prática pedagógica Physical education Conceptual contents Pedagogic practices |
topic |
Educação física Dimensão conceitual dos conteúdos Prática pedagógica Physical education Conceptual contents Pedagogic practices |
description |
Procurou-se neste trabalho investigar na prática pedagógica de dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão conceitual tratados e as estratégias de ensino utilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores. Entre os resultados, verificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal. Diversas estratégias foram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta dimensão, mas as que envolvem exposições, discussões, reflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram as mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores participantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo possível evidenciar possibilidades de avanços no tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que favorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711 10.1590/S1807-55092009000100006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092009000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711/18424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 61-75 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 61-75 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 61-75 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930836127744 |