Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, André Minuzzo de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711
Resumo: Procurou-se neste trabalho investigar na prática pedagógica de dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão conceitual tratados e as estratégias de ensino utilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores. Entre os resultados, verificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal. Diversas estratégias foram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta dimensão, mas as que envolvem exposições, discussões, reflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram as mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores participantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo possível evidenciar possibilidades de avanços no tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que favorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno.
id USP-35_03aaca8ddac06d00312ecf5b5f6e5ac9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16711
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos Teaching practices of two school physical education teachers nith masters degree and the treatment of the conceptual dimension of the contents Educação físicaDimensão conceitual dos conteúdosPrática pedagógicaPhysical educationConceptual contentsPedagogic practices Procurou-se neste trabalho investigar na prática pedagógica de dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão conceitual tratados e as estratégias de ensino utilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores. Entre os resultados, verificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal. Diversas estratégias foram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta dimensão, mas as que envolvem exposições, discussões, reflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram as mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores participantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo possível evidenciar possibilidades de avanços no tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que favorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno. The aim of this study was to investe in teaching practice of two physical education teachers, whom work at Elementary Schools, with Masters Degrees in the field and have favorable positions regarding new proposals, which main contents of the conceptual dimension and teaching strategies were used in their classes. Through ethnografhic study, involving the observation and analysis of the classes, the teaching plans and interviews with students and other teachers, was found that the main contents of the conceptual dimension referred to the understanding of the meaning, objectives, principles and possibilities of knowledge related to the anatomy, nutrition, motor skills, physiology, health, physical capabilities, training, historical, social, economic, political, aesthetic, cultural aspects, rules, techniques, tactics of the integrating practices of the corporal culture. Several strategies can be used for conceptual contents treatment, however, those involving exhibitions, discussions, reflections about practice and problems resolution, were the most applied ones. The contents selected and the teaching strategies used by teachers were well accepted by the students, and it is possible to highlight opportunities for advancement in the treatment of the conceptual dimension of content, which favors the implementation of new practices, which best contribute to the student`s formation. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1671110.1590/S1807-55092009000100006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 61-75 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 61-75 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 61-75 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711/18424Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, André Minuzzo deDarido, Suraya Cristina2012-05-22T12:32:05Zoai:revistas.usp.br:article/16711Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:32:05Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
Teaching practices of two school physical education teachers nith masters degree and the treatment of the conceptual dimension of the contents
title Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
spellingShingle Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
Barros, André Minuzzo de
Educação física
Dimensão conceitual dos conteúdos
Prática pedagógica
Physical education
Conceptual contents
Pedagogic practices
title_short Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_full Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_fullStr Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_sort Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
author Barros, André Minuzzo de
author_facet Barros, André Minuzzo de
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, André Minuzzo de
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Dimensão conceitual dos conteúdos
Prática pedagógica
Physical education
Conceptual contents
Pedagogic practices
topic Educação física
Dimensão conceitual dos conteúdos
Prática pedagógica
Physical education
Conceptual contents
Pedagogic practices
description Procurou-se neste trabalho investigar na prática pedagógica de dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão conceitual tratados e as estratégias de ensino utilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores. Entre os resultados, verificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal. Diversas estratégias foram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta dimensão, mas as que envolvem exposições, discussões, reflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram as mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores participantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo possível evidenciar possibilidades de avanços no tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que favorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711
10.1590/S1807-55092009000100006
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092009000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711/18424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 61-75
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 61-75
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 61-75
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930836127744