Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109174 |
Resumo: | O ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta obra, uma adaptação da tese de mestrado que ela defendeu no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. O estudo, baseado em conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bordieu, se deu por meio da análise dos elementos que a autora considera como os mais significativos para se estudar a relação entre formação e atuação docente: experiências sociais e individuais e aquisições acadêmicas e intelectuais. As análises foram feitas a partir das respostas de quatro professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas, durante entrevistas nas quais as docentes expõem suas histórias individuais e profissionais, ações e aspirações. Professoras Brasileiras traça um cenário que vem colaborar com as reflexões acerca da complexa tarefa de melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil. |
id |
UNSP_c8ae46ffa2f0fa8d4603fa22ad14995a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109174 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital culturalEducaçãoProfessores - FormaçãoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoBrasilO ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta obra, uma adaptação da tese de mestrado que ela defendeu no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. O estudo, baseado em conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bordieu, se deu por meio da análise dos elementos que a autora considera como os mais significativos para se estudar a relação entre formação e atuação docente: experiências sociais e individuais e aquisições acadêmicas e intelectuais. As análises foram feitas a partir das respostas de quatro professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas, durante entrevistas nas quais as docentes expõem suas histórias individuais e profissionais, ações e aspirações. Professoras Brasileiras traça um cenário que vem colaborar com as reflexões acerca da complexa tarefa de melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carlindo, Eva Poliana [UNESP]2014-09-03T17:52:29Z2014-09-03T17:52:29Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCARLINDO, Eva Poliana. Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831942.9788579831942http://hdl.handle.net/11449/109174000782956ISBN9788579831942.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144770info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:01:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:41:41.109969Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural |
title |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural |
spellingShingle |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural Carlindo, Eva Poliana [UNESP] Educação Professores - Formação Professores de ensino fundamental - Formação Brasil |
title_short |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural |
title_full |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural |
title_fullStr |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural |
title_full_unstemmed |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural |
title_sort |
Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural |
author |
Carlindo, Eva Poliana [UNESP] |
author_facet |
Carlindo, Eva Poliana [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlindo, Eva Poliana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Professores de ensino fundamental - Formação Brasil |
topic |
Educação Professores - Formação Professores de ensino fundamental - Formação Brasil |
description |
O ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta obra, uma adaptação da tese de mestrado que ela defendeu no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. O estudo, baseado em conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bordieu, se deu por meio da análise dos elementos que a autora considera como os mais significativos para se estudar a relação entre formação e atuação docente: experiências sociais e individuais e aquisições acadêmicas e intelectuais. As análises foram feitas a partir das respostas de quatro professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas, durante entrevistas nas quais as docentes expõem suas histórias individuais e profissionais, ações e aspirações. Professoras Brasileiras traça um cenário que vem colaborar com as reflexões acerca da complexa tarefa de melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2014-09-03T17:52:29Z 2014-09-03T17:52:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARLINDO, Eva Poliana. Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831942. 9788579831942 http://hdl.handle.net/11449/109174 000782956 ISBN9788579831942.pdf |
identifier_str_mv |
CARLINDO, Eva Poliana. Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831942. 9788579831942 000782956 ISBN9788579831942.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129347798695936 |