Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlindo, Eva Poliana [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109174
Resumo: O ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta obra, uma adaptação da tese de mestrado que ela defendeu no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. O estudo, baseado em conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bordieu, se deu por meio da análise dos elementos que a autora considera como os mais significativos para se estudar a relação entre formação e atuação docente: experiências sociais e individuais e aquisições acadêmicas e intelectuais. As análises foram feitas a partir das respostas de quatro professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas, durante entrevistas nas quais as docentes expõem suas histórias individuais e profissionais, ações e aspirações. Professoras Brasileiras traça um cenário que vem colaborar com as reflexões acerca da complexa tarefa de melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil.
id UNSP_c8ae46ffa2f0fa8d4603fa22ad14995a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109174
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital culturalEducaçãoProfessores - FormaçãoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoBrasilO ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta obra, uma adaptação da tese de mestrado que ela defendeu no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. O estudo, baseado em conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bordieu, se deu por meio da análise dos elementos que a autora considera como os mais significativos para se estudar a relação entre formação e atuação docente: experiências sociais e individuais e aquisições acadêmicas e intelectuais. As análises foram feitas a partir das respostas de quatro professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas, durante entrevistas nas quais as docentes expõem suas histórias individuais e profissionais, ações e aspirações. Professoras Brasileiras traça um cenário que vem colaborar com as reflexões acerca da complexa tarefa de melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carlindo, Eva Poliana [UNESP]2014-09-03T17:52:29Z2014-09-03T17:52:29Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCARLINDO, Eva Poliana. Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831942.9788579831942http://hdl.handle.net/11449/109174000782956ISBN9788579831942.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144770info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:01:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:41:41.109969Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
title Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
spellingShingle Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
Carlindo, Eva Poliana [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Brasil
title_short Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
title_full Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
title_fullStr Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
title_full_unstemmed Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
title_sort Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
author Carlindo, Eva Poliana [UNESP]
author_facet Carlindo, Eva Poliana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlindo, Eva Poliana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Brasil
topic Educação
Professores - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Brasil
description O ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta obra, uma adaptação da tese de mestrado que ela defendeu no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. O estudo, baseado em conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bordieu, se deu por meio da análise dos elementos que a autora considera como os mais significativos para se estudar a relação entre formação e atuação docente: experiências sociais e individuais e aquisições acadêmicas e intelectuais. As análises foram feitas a partir das respostas de quatro professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas, durante entrevistas nas quais as docentes expõem suas histórias individuais e profissionais, ações e aspirações. Professoras Brasileiras traça um cenário que vem colaborar com as reflexões acerca da complexa tarefa de melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2014-09-03T17:52:29Z
2014-09-03T17:52:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARLINDO, Eva Poliana. Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831942.
9788579831942
http://hdl.handle.net/11449/109174
000782956
ISBN9788579831942.pdf
identifier_str_mv CARLINDO, Eva Poliana. Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831942.
9788579831942
000782956
ISBN9788579831942.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/109174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129347798695936