A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinelatto, Tiago Giorgetti [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141826
Resumo: Este artigo discute questões acerca da formação de professores para o uso do computador nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II (EF II) de algumas escolas públicas da cidade de Limeira/SP. A metodologia adotada nessa pesquisa é de caráter qualitativo onde, através da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados a professores de Matemática e um dos coordenadores pedagógicos de Matemática da Diretoria de Ensino da região de Limeira, procuramos indícios de como as tecnologias, em especial o computador, estão sendo retratados nas aulas de Matemática no EF II. Observamos que a formação inicial do professor não é satisfatória com relação à apropriação do uso do computador, ou seja, os cursos de graduação, em geral, não dão condições ao professor para que ele faça uso corrente em suas aulas. E mais, nos dados analisados temos indícios de que professores que já realizaram cursos de formação continuada relacionados ao uso do computador também não se sentem capacitados para esse uso. Corroboramos com Bittar (2011) quando ela afirma em que o professor necessita se apropriar do uso do computador em sua prática pedagógica de modo que esse equipamento faça parte de seu repertório da sala de aula.
id UNSP_c9aa9aa8718c19076ccdda3484d66f3a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141826
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SPEste artigo discute questões acerca da formação de professores para o uso do computador nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II (EF II) de algumas escolas públicas da cidade de Limeira/SP. A metodologia adotada nessa pesquisa é de caráter qualitativo onde, através da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados a professores de Matemática e um dos coordenadores pedagógicos de Matemática da Diretoria de Ensino da região de Limeira, procuramos indícios de como as tecnologias, em especial o computador, estão sendo retratados nas aulas de Matemática no EF II. Observamos que a formação inicial do professor não é satisfatória com relação à apropriação do uso do computador, ou seja, os cursos de graduação, em geral, não dão condições ao professor para que ele faça uso corrente em suas aulas. E mais, nos dados analisados temos indícios de que professores que já realizaram cursos de formação continuada relacionados ao uso do computador também não se sentem capacitados para esse uso. Corroboramos com Bittar (2011) quando ela afirma em que o professor necessita se apropriar do uso do computador em sua prática pedagógica de modo que esse equipamento faça parte de seu repertório da sala de aula.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chinelatto, Tiago Giorgetti [UNESP]Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]2016-07-19T13:00:38Z2016-07-19T13:00:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3335-3345application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3335-33452357-7819http://hdl.handle.net/11449/141826ISSN2357-7819-2014-3335-3345.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T14:59:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141826Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:11:31.762496Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
title A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
spellingShingle A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
Chinelatto, Tiago Giorgetti [UNESP]
title_short A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
title_full A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
title_fullStr A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
title_full_unstemmed A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
title_sort A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP
author Chinelatto, Tiago Giorgetti [UNESP]
author_facet Chinelatto, Tiago Giorgetti [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
author_role author
author2 Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinelatto, Tiago Giorgetti [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
description Este artigo discute questões acerca da formação de professores para o uso do computador nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II (EF II) de algumas escolas públicas da cidade de Limeira/SP. A metodologia adotada nessa pesquisa é de caráter qualitativo onde, através da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados a professores de Matemática e um dos coordenadores pedagógicos de Matemática da Diretoria de Ensino da região de Limeira, procuramos indícios de como as tecnologias, em especial o computador, estão sendo retratados nas aulas de Matemática no EF II. Observamos que a formação inicial do professor não é satisfatória com relação à apropriação do uso do computador, ou seja, os cursos de graduação, em geral, não dão condições ao professor para que ele faça uso corrente em suas aulas. E mais, nos dados analisados temos indícios de que professores que já realizaram cursos de formação continuada relacionados ao uso do computador também não se sentem capacitados para esse uso. Corroboramos com Bittar (2011) quando ela afirma em que o professor necessita se apropriar do uso do computador em sua prática pedagógica de modo que esse equipamento faça parte de seu repertório da sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:38Z
2016-07-19T13:00:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3335-3345
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141826
ISSN2357-7819-2014-3335-3345.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141826
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3335-3345
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3335-3345.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3335-3345
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128906908139520