Rota histórico-regional: pré existências físicas associadas ao binômio café-ferrovia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253052 |
Resumo: | A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) foi um fator central na urbanização do Oeste paulista, capaz de alterar a dinâmica de ocupação territorial rural e urbana. Diferentemente das outras linhas férreas que cortam o estado de São Paulo, a EFNOB possuía caráter estratégico de desbravamento do território e de fundação de cidades. Este trabalho tem como objetivo principal reafirmar o sentido de território no Centro-Oeste paulista por meio do planejamento regional e contribuir para uma percepção sustentável do patrimônio industrial ferroviário. Para tanto, foi composta uma rota histórico-regional que passa pelos principais pontos e caminhos constituintes do processo de formação da região e que enriquecem a paisagem cultural formada pelos complexos ferroviários da EFNOB. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental in loco nos museus, bibliotecas e outros acervos existentes nas cidades de Bauru e Avaí, viagens de estudo e levantamento com base na bibliografia pretérita seguidas pela análise sistemática do material coletado. Também foi incluída na fase de revisão a cidade de Lins. Como resultado, foi desenvolvida a representação georreferenciada da rota por meio da plataforma Google My Maps. |
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Rota histórico-regional: pré existências físicas associadas ao binômio café-ferroviaRuta histórico-regional: preexistencias físicas asociadas al binomio café-ferrocarrilItinéraire historico-régional : préexistences physiques associées au binôme café-chemin de ferPatrimônio industrial ferroviárioPaisagem culturalItinerário culturalRailway industrial heritageCultural landscapeCultural itineraryGeoreferencingA construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) foi um fator central na urbanização do Oeste paulista, capaz de alterar a dinâmica de ocupação territorial rural e urbana. Diferentemente das outras linhas férreas que cortam o estado de São Paulo, a EFNOB possuía caráter estratégico de desbravamento do território e de fundação de cidades. Este trabalho tem como objetivo principal reafirmar o sentido de território no Centro-Oeste paulista por meio do planejamento regional e contribuir para uma percepção sustentável do patrimônio industrial ferroviário. Para tanto, foi composta uma rota histórico-regional que passa pelos principais pontos e caminhos constituintes do processo de formação da região e que enriquecem a paisagem cultural formada pelos complexos ferroviários da EFNOB. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental in loco nos museus, bibliotecas e outros acervos existentes nas cidades de Bauru e Avaí, viagens de estudo e levantamento com base na bibliografia pretérita seguidas pela análise sistemática do material coletado. Também foi incluída na fase de revisão a cidade de Lins. Como resultado, foi desenvolvida a representação georreferenciada da rota por meio da plataforma Google My Maps.The construction of the Northwest Brazil Railroad (EFNOB) was a central factor in the urbanization of western São Paulo, capable of changing the dynamics of rural and urban territorial occupation. Unlike the other railroads that cross the state of São Paulo, the EFNOB had a strategic character for clearing the territory and founding cities. The main objective of this study is to reaffirm the sense of territory in the Midwest of São Paulo through regional planning and to contribute to a sustainable perception of the railway industrial heritage. To this end, a historical-regional route was composed that passes through the main points and paths that constitute the process of formation of the region and that enrich the cultural landscape formed by EFNOB's railway complexes. The following methodological procedures were adopted: bibliographic review, on-site documentary research in museums, libraries and other existing collections in Bauru and Avaí, study trips and survey based on past bibliography followed by systematic analysis of the collected material. The city of Lins was also included in the review phase. As a result, the georeferenced representation of the route was developed through the Google My Maps platform.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Retto Júnior, Adalberto da Silva [UNESP]Schiavon, Taís [UNESP]Lima, Laura de Miranda2024-01-29T11:06:01Z2024-01-29T11:06:01Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLima, Laura de Miranda. Rota histórico-regional: pré existências físicas associadas ao binômio café-ferrovia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-30T06:24:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:34:17.247315Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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