A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92374 |
Resumo: | Este estudo está vinculado à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, Presidente Prudente/SP e por essa razão, preocupa-se em investigar os processos educativos, em particular, o ensino da escrita nas 4as e 5as séries mediante a análise dos materiais didáticos e a prática docente. Para isso vale resgatar as profundas mudanças que ocorreram no ensino do país a partir dos anos 1980, tais alterações refletiram na educação no que tange à política e às concepções que começaram permear as práticas escolares. No campo político, temos em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases que norteia a educação nacional e fomenta a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997. Esse documento torna-se referência para todas as escolas públicas nacionais. Na esfera educacional, novas perspectivas conduzem os pesquisadores a refletir sobre a escola que se tem e a instituição que se quer. Dessa maneira, temos o sociointeracionismo, que apesar de ser anterior a essa época, torna-se uma abordagem recorrente, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. Entre as características marcantes dessa concepção está a linguagem como atividade interacional em um contexto histórico e sociocultural. Em virtude disso, o texto passa a desempenhar um papel crucial, uma vez que nele se constitui a interação dos sujeitos que o realizam para determinado fim e a escrita é uma de suas manifestações... |
id |
UNSP_caaac0946847f9c486b27aabb889319f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92374 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SPEducaçãoEscritaLivros didaticosPratica de ensinoEducação de criançasEducationEste estudo está vinculado à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, Presidente Prudente/SP e por essa razão, preocupa-se em investigar os processos educativos, em particular, o ensino da escrita nas 4as e 5as séries mediante a análise dos materiais didáticos e a prática docente. Para isso vale resgatar as profundas mudanças que ocorreram no ensino do país a partir dos anos 1980, tais alterações refletiram na educação no que tange à política e às concepções que começaram permear as práticas escolares. No campo político, temos em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases que norteia a educação nacional e fomenta a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997. Esse documento torna-se referência para todas as escolas públicas nacionais. Na esfera educacional, novas perspectivas conduzem os pesquisadores a refletir sobre a escola que se tem e a instituição que se quer. Dessa maneira, temos o sociointeracionismo, que apesar de ser anterior a essa época, torna-se uma abordagem recorrente, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. Entre as características marcantes dessa concepção está a linguagem como atividade interacional em um contexto histórico e sociocultural. Em virtude disso, o texto passa a desempenhar um papel crucial, uma vez que nele se constitui a interação dos sujeitos que o realizam para determinado fim e a escrita é uma de suas manifestações...This study is linked to the line Childhood and Education Program Graduate Education FCT / UNESP, Presidente Prudente / SP, therefore, is concerned with investigating the educational processes, in particular, the teaching of writing in 4 th and 5th grades through the analysis of teaching materials and teaching practice. For this it is worth revisiting the profound changes that have occurred in education in the country from the 1980s, these changes reflected in education regarding the policy and concepts that permeate school practices begin. Politically, we have in 1996, the Law of Guidelines and Bases that guides national education and fosters the development of the National Curriculum in 1997. This document becomes a reference for all national schools. In the educational sphere, new perspectives leading the researchers to reflect on the school and the institution that has what you want. Thus, we sociointeracionismo, which despite being previous to that time, it becomes a recurring approach, especially in the discipline of Portuguese. Among the striking features of this design is language as interactional activity in a historical and sociocultural context... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vinhal, Tatiane Portela [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2013-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis146 f. : il.application/pdfVINHAL, Tatiane Portela. A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP. 2013. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92374000717527vinhal_tp_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:12:14.690152Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP |
title |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP |
spellingShingle |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP Vinhal, Tatiane Portela [UNESP] Educação Escrita Livros didaticos Pratica de ensino Educação de crianças Education |
title_short |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP |
title_full |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP |
title_fullStr |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP |
title_full_unstemmed |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP |
title_sort |
A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP |
author |
Vinhal, Tatiane Portela [UNESP] |
author_facet |
Vinhal, Tatiane Portela [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vinhal, Tatiane Portela [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escrita Livros didaticos Pratica de ensino Educação de crianças Education |
topic |
Educação Escrita Livros didaticos Pratica de ensino Educação de crianças Education |
description |
Este estudo está vinculado à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, Presidente Prudente/SP e por essa razão, preocupa-se em investigar os processos educativos, em particular, o ensino da escrita nas 4as e 5as séries mediante a análise dos materiais didáticos e a prática docente. Para isso vale resgatar as profundas mudanças que ocorreram no ensino do país a partir dos anos 1980, tais alterações refletiram na educação no que tange à política e às concepções que começaram permear as práticas escolares. No campo político, temos em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases que norteia a educação nacional e fomenta a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997. Esse documento torna-se referência para todas as escolas públicas nacionais. Na esfera educacional, novas perspectivas conduzem os pesquisadores a refletir sobre a escola que se tem e a instituição que se quer. Dessa maneira, temos o sociointeracionismo, que apesar de ser anterior a essa época, torna-se uma abordagem recorrente, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. Entre as características marcantes dessa concepção está a linguagem como atividade interacional em um contexto histórico e sociocultural. Em virtude disso, o texto passa a desempenhar um papel crucial, uma vez que nele se constitui a interação dos sujeitos que o realizam para determinado fim e a escrita é uma de suas manifestações... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 2014-06-11T19:26:00Z 2014-06-11T19:26:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VINHAL, Tatiane Portela. A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP. 2013. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/11449/92374 000717527 vinhal_tp_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
identifier_str_mv |
VINHAL, Tatiane Portela. A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula: dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente Prudente/SP. 2013. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. 000717527 vinhal_tp_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
146 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128907191255040 |