Bases para o desenvolvimento do jogo protagonizado na infância e a teoria de Elkonin: um estudo bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favinha, Maria Aparecida Zambom
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/218032
Resumo: A presente pesquisa refere-se a um estudo bibliográfico, tendo como objetivo geral: analisar aspectos conceituais da teoria de Elkonin, com vistas a refletir sobre as bases essenciais para o desenvolvimento do jogo protagonizado na idade pré-escolar. Destacam-se como objetivos específicos: discutir sobre o papel do professor e da escola da infância no processo de criação de condições efetivas para a apropriação de bases essenciais do desenvolvimento humano, especialmente as relacionadas ao jogo, nos anos iniciais da vida e sistematizar elementos capazes de provocar e orientar a atividade intelectual do professor, tendo em vista a compreensão do valor e possibilidades do jogo protagonizado. No período pré-escolar, a atividade motivadora do uso e da mobilização de processos psíquicos na criança denomina-se jogo protagonizado. A necessidade da criança de se apropriar de normas e condutas socialmente humanas emerge e, mediante o jogo protagonizado, ela realiza desejos irrealizáveis no momento. Ao ofertar objetos culturais materiais e imateriais e se relacionar com a criança, desde o nascimento, o professor pode propiciar situações efetivas para o máximo desenvolvimento das potencialidades e inteligências das crianças. Essas possibilidades tornam-se essenciais e podem sofisticar o jogo protagonizado. Com amparo nesses pressupostos, que sinalizam um cenário de atividades e possibilidades de formação humana na infância, destaca-se o seguinte problema da pesquisa: Quais as contribuições da Teoria de Elkonin para a compreensão de aspectos conceituais que caracterizam as bases essenciais para o desenvolvimento do jogo protagonizado na idade pré-escolar e, no conjunto, para a formação humana? Esse problema impulsiona estudos para ampliar os entendimentos acerca dessas bases, para instrumentalizar o trabalho docente no processo de criação de situações educativas intencionalmente voltadas à plenitude do desenvolvimento infantil. Como explicitado, além dos contributos de Elkonin (1960a, b; 1986a, b; 1987a, b; 2009a, b, c; 2010; 2017) e de outros autores da Teoria HistóricoCultural, as reflexões pretendidas envolvem situar e ampliar as compreensões sobre o objeto de investigação. Um argumento basilar desse arcabouço científico é o de que o desenvolvimento do homem é, ao mesmo tempo, biológico e cultural, efetivando-se no seio das relações sociais com o mundo, composto por pessoas e objetos. Para localização, seleção, reunião e análises dos trabalhos fundamentados na teoria de Elkonin (2009a), efetivamos buscas de um corpo de estudos científicos, materializados em artigos, dissertações e teses sobre a temática em pauta, considerando os acervos digitais do Banco de Dissertações e Teses da Capes, da Biblioteca Eletrônica Científica on-line SciElo e do Portal de Periódicos da Capes. A revisão da bibliografia revelou carência de trabalhos científicos referentes à Teoria do Jogo de Elkonin (2009a). Esse aspecto evidencia o valor da pesquisa realizada, contribuindo para materialização da produção científica sobre a temática. Em vista dos onze trabalhos selecionados e sistematizados, foi possível agregá-los em dois eixos de discussões: o valor do jogo para o desenvolvimento humano e intervenções e práticas pedagógicas. Além do pensamento teórico, a pesquisa desvela aspectos da vida e obras desse célebre psicólogo russo. Esse estudioso iniciou as pesquisas em 1930 e somente em 1978 publicou o livro “Psicologia do jogo”, em russo. No Brasil, a primeira edição aconteceu 20 anos após, direto do russo, em 1998. Ao longo da história, torna-se difícil investigar o aparecimento do jogo protagonizado, portanto, Elkonin (2009a) sinaliza o seu surgimento referente ao lugar ocupado pela criança na sociedade e sobre o conteúdo desenvolvido por elas no período pré-escolar. Na sociedade contemporânea, a criança, desde o nascimento, pode se relacionar com o mundo ampliando os repertórios culturais, composto por objetos e pessoas, mediante o processo educativo. Nesse processo, as atividades precedentes ao jogo são potentes para o pleno desenvolvimento do jogo protagonizado, no período pré-escolar. A comunicação emocional direta com os adultos possibilita a formação de coordenações sensório-motoras, essenciais ao novo período em surgimento. No período objetal manipulatório, formam-se as premissas para o desenvolvimento do jogo protagonizado no período pré-escolar, considerando que, sem saber manusear um objeto, não é possível agir com ele, incluindo a forma utilitária e lúdica. No jogo protagonizado, a criança aprende a agir no plano ideativo (plano das ideias), a partir das apropriações sensoriais e objetais vivenciadas nos períodos precedentes. Nesse sentido, o jogo possibilita o desenvolvimento das funções psicológicas superiores de maneira sistêmica, e, também, caracteriza a atividade principal para as crianças pré-escolares.
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Destacam-se como objetivos específicos: discutir sobre o papel do professor e da escola da infância no processo de criação de condições efetivas para a apropriação de bases essenciais do desenvolvimento humano, especialmente as relacionadas ao jogo, nos anos iniciais da vida e sistematizar elementos capazes de provocar e orientar a atividade intelectual do professor, tendo em vista a compreensão do valor e possibilidades do jogo protagonizado. No período pré-escolar, a atividade motivadora do uso e da mobilização de processos psíquicos na criança denomina-se jogo protagonizado. A necessidade da criança de se apropriar de normas e condutas socialmente humanas emerge e, mediante o jogo protagonizado, ela realiza desejos irrealizáveis no momento. Ao ofertar objetos culturais materiais e imateriais e se relacionar com a criança, desde o nascimento, o professor pode propiciar situações efetivas para o máximo desenvolvimento das potencialidades e inteligências das crianças. Essas possibilidades tornam-se essenciais e podem sofisticar o jogo protagonizado. Com amparo nesses pressupostos, que sinalizam um cenário de atividades e possibilidades de formação humana na infância, destaca-se o seguinte problema da pesquisa: Quais as contribuições da Teoria de Elkonin para a compreensão de aspectos conceituais que caracterizam as bases essenciais para o desenvolvimento do jogo protagonizado na idade pré-escolar e, no conjunto, para a formação humana? Esse problema impulsiona estudos para ampliar os entendimentos acerca dessas bases, para instrumentalizar o trabalho docente no processo de criação de situações educativas intencionalmente voltadas à plenitude do desenvolvimento infantil. Como explicitado, além dos contributos de Elkonin (1960a, b; 1986a, b; 1987a, b; 2009a, b, c; 2010; 2017) e de outros autores da Teoria HistóricoCultural, as reflexões pretendidas envolvem situar e ampliar as compreensões sobre o objeto de investigação. Um argumento basilar desse arcabouço científico é o de que o desenvolvimento do homem é, ao mesmo tempo, biológico e cultural, efetivando-se no seio das relações sociais com o mundo, composto por pessoas e objetos. Para localização, seleção, reunião e análises dos trabalhos fundamentados na teoria de Elkonin (2009a), efetivamos buscas de um corpo de estudos científicos, materializados em artigos, dissertações e teses sobre a temática em pauta, considerando os acervos digitais do Banco de Dissertações e Teses da Capes, da Biblioteca Eletrônica Científica on-line SciElo e do Portal de Periódicos da Capes. A revisão da bibliografia revelou carência de trabalhos científicos referentes à Teoria do Jogo de Elkonin (2009a). Esse aspecto evidencia o valor da pesquisa realizada, contribuindo para materialização da produção científica sobre a temática. Em vista dos onze trabalhos selecionados e sistematizados, foi possível agregá-los em dois eixos de discussões: o valor do jogo para o desenvolvimento humano e intervenções e práticas pedagógicas. Além do pensamento teórico, a pesquisa desvela aspectos da vida e obras desse célebre psicólogo russo. Esse estudioso iniciou as pesquisas em 1930 e somente em 1978 publicou o livro “Psicologia do jogo”, em russo. No Brasil, a primeira edição aconteceu 20 anos após, direto do russo, em 1998. Ao longo da história, torna-se difícil investigar o aparecimento do jogo protagonizado, portanto, Elkonin (2009a) sinaliza o seu surgimento referente ao lugar ocupado pela criança na sociedade e sobre o conteúdo desenvolvido por elas no período pré-escolar. Na sociedade contemporânea, a criança, desde o nascimento, pode se relacionar com o mundo ampliando os repertórios culturais, composto por objetos e pessoas, mediante o processo educativo. Nesse processo, as atividades precedentes ao jogo são potentes para o pleno desenvolvimento do jogo protagonizado, no período pré-escolar. A comunicação emocional direta com os adultos possibilita a formação de coordenações sensório-motoras, essenciais ao novo período em surgimento. No período objetal manipulatório, formam-se as premissas para o desenvolvimento do jogo protagonizado no período pré-escolar, considerando que, sem saber manusear um objeto, não é possível agir com ele, incluindo a forma utilitária e lúdica. No jogo protagonizado, a criança aprende a agir no plano ideativo (plano das ideias), a partir das apropriações sensoriais e objetais vivenciadas nos períodos precedentes. Nesse sentido, o jogo possibilita o desenvolvimento das funções psicológicas superiores de maneira sistêmica, e, também, caracteriza a atividade principal para as crianças pré-escolares.The present research refers to a bibliographic study, with the general objective: to analyze conceptual aspects of Elkonin's theory, in order to reflect on the essential bases for the development of the game carried out in preschool age. The following specific objectives stand out: to discuss the role of the teacher and the childhood school in the process of creating effective conditions for the appropriation of essential bases of human development, especially those related to the game, in the early years of life and to systematize elements capable of to provoke and guide the teacher's intellectual activity, with a view to understanding the value and possibilities of the game played. In the preschool period, the activity that motivates the use and mobilization of psychic processes in the child is called protagonist play. The child's need to appropriate socially human norms and behaviors emerges and, through the protagonist game, he fulfills unrealizable desires at the moment. By offering material and immaterial cultural objects and relating to the child, from birth, the teacher can provide effective situations for the maximum development of children's potential and intelligence. These possibilities become essential and can sophisticate the game played. Based on these assumptions, which indicate a scenario of activities and possibilities for human formation in childhood, the following research problem stands out: What are the contributions of Elkonin's Theory to the understanding of conceptual aspects that characterize the essential bases for the development of the child? game played in preschool age and, as a whole, for human development? This problem drives studies to broaden the understanding of these bases, to instrumentalize the teaching work in the process of creating educational situations intentionally aimed at the fullness of child development. As explained, in addition to the contributions of Elkonin (1960a, b; 1986a, b; 1987a, b; 2009a, b, c; 2010; 2017) and other authors of Cultural-Historical Theory, the intended reflections involve situating and expanding the understandings about the object of investigation. A basic argument of this scientific framework is that the development of man is, at the same time, biological and cultural, taking place within the social relations with the world, composed of people and objects. In order to locate, select, gather and analyze the works based on Elkonin's theory (2009a), we carried out searches for a body of scientific studies, materialized in articles, dissertations and theses on the subject in question, considering the digital collections of the Dissertation Bank and Theses from Capes, from the SciElo Online Scientific Electronic Library and from the Capes Periodicals Portal. A review of the bibliography revealed a lack of scientific works referring to Elkonin's Game Theory (2009a). This aspect highlights the value of the research carried out, contributing to the materialization of scientific production on the subject. In view of the eleven selected and systematized works, it was possible to aggregate them into two axes of discussions: the value of the game for human development and pedagogical interventions and practices. In addition to theoretical thinking, the research reveals aspects of the life and works of this famous Russian psychologist. This scholar began his research in 1930 and only in 1978 he published the book “Game Psychology”, in Russian. In Brazil, the first edition took place 20 years later, straight from Russian, in 1998. Throughout history, it is difficult to investigate the emergence of the game starring, therefore, Elkonin (2009a) indicates its emergence referring to the place occupied by the child in society and on the content developed by them in the preschool period. In contemporary society, the child, from birth, can relate to the world, expanding cultural repertoires, composed of objects and people, through the educational process. In this process, the activities preceding the game are powerful for the full development of the game played in the preschool period. Direct emotional communication with adults allows the formation of sensorimotor coordination, essential for the new period in emergence. In the manipulative object period, the premises are formed for the development of the game carried out in the preschool period, considering that, without knowing how to handle an object, it is not possible to act with it, including the utilitarian and playful way. In the protagonist game, the child learns to act in the ideational plane (plan of ideas), from the sensorial and object appropriations experienced in the previous periods. In this sense, the game enables the development of higher psychological functions in a systemic way, and also characterizes the main activity for preschool children.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Favinha, Maria Aparecida Zambom2022-04-27T13:06:41Z2022-04-27T13:06:41Z2022-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFavinha, Maria Aparecida Zambom. 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