Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141672 |
Resumo: | Neste trabalho pretendemos mostrar um recorte de nossa investigação na qual temos a intenção de fazer uma discussão, a partir de narrativas de professores de matemática, acerca de como é abordado o ensino e a aprendizagem da matemática nas salas de aulas em que os alunos com deficiências estão inseridos. Nossa pesquisa tem como foco a cidade de Campinas que é um dos municípios polos do “Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade” desde 2004. De cunho qualitativo, utilizando como metodologia de pesquisa a História Oral, foram entrevistados professores de matemática e de educação especial. Nessa oportunidade, mostramos os primeiros resultados e as análises iniciais já efetuadas. |
id |
UNSP_cb5e93bba6762c4dafcb7d448c44e539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141672 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SPNeste trabalho pretendemos mostrar um recorte de nossa investigação na qual temos a intenção de fazer uma discussão, a partir de narrativas de professores de matemática, acerca de como é abordado o ensino e a aprendizagem da matemática nas salas de aulas em que os alunos com deficiências estão inseridos. Nossa pesquisa tem como foco a cidade de Campinas que é um dos municípios polos do “Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade” desde 2004. De cunho qualitativo, utilizando como metodologia de pesquisa a História Oral, foram entrevistados professores de matemática e de educação especial. Nessa oportunidade, mostramos os primeiros resultados e as análises iniciais já efetuadas.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]Baraldi, Ivete Maria [UNESP]2016-07-19T12:59:58Z2016-07-19T12:59:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8879-8885application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8879-88852357-7819http://hdl.handle.net/11449/141672ISSN2357-7819-2014-8879-8885.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T14:59:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:41.012523Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP |
title |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP |
spellingShingle |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP] |
title_short |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP |
title_full |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP |
title_fullStr |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP |
title_full_unstemmed |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP |
title_sort |
Alunos com deficiências e professores que ensinam matemática: considerações sobre a inclusão em escolas municipais de Campinas-SP |
author |
Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP] |
author_facet |
Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP] Baraldi, Ivete Maria [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Baraldi, Ivete Maria [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP] Baraldi, Ivete Maria [UNESP] |
description |
Neste trabalho pretendemos mostrar um recorte de nossa investigação na qual temos a intenção de fazer uma discussão, a partir de narrativas de professores de matemática, acerca de como é abordado o ensino e a aprendizagem da matemática nas salas de aulas em que os alunos com deficiências estão inseridos. Nossa pesquisa tem como foco a cidade de Campinas que é um dos municípios polos do “Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade” desde 2004. De cunho qualitativo, utilizando como metodologia de pesquisa a História Oral, foram entrevistados professores de matemática e de educação especial. Nessa oportunidade, mostramos os primeiros resultados e as análises iniciais já efetuadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:58Z 2016-07-19T12:59:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8879-8885 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141672 ISSN2357-7819-2014-8879-8885.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141672 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8879-8885 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8879-8885.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8879-8885 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128934805504000 |