A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90149
Resumo: Esta pesquisa agrega algumas de minhas inquietações desde a graduação e outras, decorrentes da experiência docente, sobre a escuta como prática de leitura. Estas inquietações geraram o presente trabalho, que tem como objeto de estudo o processo de escuta de um texto literário como prática cultural de aprendizagem pela oralidade. Tem como objetivo geral experienciar este referido processo, com alunos de uma segunda série da E. M. “Profª Diva Marques Gouvêa”, localizada em Rio Claro (SP). Para tanto, tracei como metodologia um percurso que agregou algumas características da observação participante e da pesquisa-ação, tais como a questão da observação constante, do registro e da postura metodológica de “escuta”, além da abordagem da história cultural, no que diz respeito ao estudo do cotidiano, da comunidade de leitores e das práticas culturais de leitura e escuta. Privilegiamos leituras diárias do livro As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi (2002). Os registros das falas dos alunos sobre a leitura do dia foram feitos por mim, em um Diário de Campo, com o auxílio de câmeras fotográfica e filmadora. O percurso teórico foi construído com base nas formulações sobre: a leitura de mundo (FREIRE, 2003); a experiência de leitura (LARROSA, 2002a; 2005); a formação da comunidade de leitores (CHARTIER, 1999); a importância da leitura dos clássicos (CALVINO, 2004; MACHADO, 2002); e a importância de se realizar uma escolarização adequada da literatura (SOARES, 2003 e outros). Como considerações finais, apresento alguns apontamentos sobre os objetivos da pesquisa, os quais considero alcançados, haja vista a descrição das atividades com os alunos e suas conquistas como leitores. As pesquisas recentes sobre a formação do leitor literário (CEALE) apontam para um problema metodológico entre a matéria literária e o ensino de leitura na escola...
id UNSP_cbadfc4519b0e1399ff4d861c63917b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90149
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamentalIntertextualidadeLeituraLeitura (Ensino de primeiro grau)Formação do leitorListeningReading experienceReader's formationIntertextualityEsta pesquisa agrega algumas de minhas inquietações desde a graduação e outras, decorrentes da experiência docente, sobre a escuta como prática de leitura. Estas inquietações geraram o presente trabalho, que tem como objeto de estudo o processo de escuta de um texto literário como prática cultural de aprendizagem pela oralidade. Tem como objetivo geral experienciar este referido processo, com alunos de uma segunda série da E. M. “Profª Diva Marques Gouvêa”, localizada em Rio Claro (SP). Para tanto, tracei como metodologia um percurso que agregou algumas características da observação participante e da pesquisa-ação, tais como a questão da observação constante, do registro e da postura metodológica de “escuta”, além da abordagem da história cultural, no que diz respeito ao estudo do cotidiano, da comunidade de leitores e das práticas culturais de leitura e escuta. Privilegiamos leituras diárias do livro As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi (2002). Os registros das falas dos alunos sobre a leitura do dia foram feitos por mim, em um Diário de Campo, com o auxílio de câmeras fotográfica e filmadora. O percurso teórico foi construído com base nas formulações sobre: a leitura de mundo (FREIRE, 2003); a experiência de leitura (LARROSA, 2002a; 2005); a formação da comunidade de leitores (CHARTIER, 1999); a importância da leitura dos clássicos (CALVINO, 2004; MACHADO, 2002); e a importância de se realizar uma escolarização adequada da literatura (SOARES, 2003 e outros). Como considerações finais, apresento alguns apontamentos sobre os objetivos da pesquisa, os quais considero alcançados, haja vista a descrição das atividades com os alunos e suas conquistas como leitores. As pesquisas recentes sobre a formação do leitor literário (CEALE) apontam para um problema metodológico entre a matéria literária e o ensino de leitura na escola...This research includes some of my concerns since graduation, and others resulting from the teaching experience about listening as a reading practice. These concerns led to the present work, which has, as study subject, the listening process of a literary text as a cultural practice of learning by orality. Its general objective is to experience this process, with children about seven and eight years old, from “E. M. ‘Profª Diva Marques Gouvêa’, located in Rio Claro (SP). For this, I plotted as methodology a route with some features of the participant observation and action research, such as the constant observation, the record and the methodological listening posture issues, as well as the cultural history approach in terms of the everyday life study, the readers’ community and the cultural practices of reading and listening. We focused in daily readings of the book The Pinocchio’s Adventures, by Carlo Collodi (2002). I made the records of the students’ speech on the reading of the day, in a Field Diary, with the aid of a photographic camera and camcorder. The theoretical route was based on the formulations of: the reading of world (FREIRE, 2003), the reading experience (Larrosa, 2002, 2005), the formation of the readers’ community (CHARTIER, 1999), the importance of classics reading (Calvino, 2004; MACHADO, 2002), and the importance of conducting a proper education literature (Soares, 2003 and others). As final comments, I show some notes on the research objectives, which I consider as accomplished, regarding the description of activities with students and their achievements as readers. The recent researches about the literary reader’s formation (CEALE) point to a methodological problem between the literary field and the reading teach in school. My research reinforced a suggestion, also of methodological nature, which may help other people to think what would... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2009-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 f. : il., fots.application/pdfSOUZA, Carolina Gonçalves. A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental. 2009. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90149000597545souza_cg_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:10:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90149Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:38:59.331733Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
title A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
spellingShingle A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
Intertextualidade
Leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Formação do leitor
Listening
Reading experience
Reader's formation
Intertextuality
title_short A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
title_full A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
title_fullStr A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
title_full_unstemmed A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
title_sort A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental
author Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
author_facet Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Intertextualidade
Leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Formação do leitor
Listening
Reading experience
Reader's formation
Intertextuality
topic Intertextualidade
Leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Formação do leitor
Listening
Reading experience
Reader's formation
Intertextuality
description Esta pesquisa agrega algumas de minhas inquietações desde a graduação e outras, decorrentes da experiência docente, sobre a escuta como prática de leitura. Estas inquietações geraram o presente trabalho, que tem como objeto de estudo o processo de escuta de um texto literário como prática cultural de aprendizagem pela oralidade. Tem como objetivo geral experienciar este referido processo, com alunos de uma segunda série da E. M. “Profª Diva Marques Gouvêa”, localizada em Rio Claro (SP). Para tanto, tracei como metodologia um percurso que agregou algumas características da observação participante e da pesquisa-ação, tais como a questão da observação constante, do registro e da postura metodológica de “escuta”, além da abordagem da história cultural, no que diz respeito ao estudo do cotidiano, da comunidade de leitores e das práticas culturais de leitura e escuta. Privilegiamos leituras diárias do livro As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi (2002). Os registros das falas dos alunos sobre a leitura do dia foram feitos por mim, em um Diário de Campo, com o auxílio de câmeras fotográfica e filmadora. O percurso teórico foi construído com base nas formulações sobre: a leitura de mundo (FREIRE, 2003); a experiência de leitura (LARROSA, 2002a; 2005); a formação da comunidade de leitores (CHARTIER, 1999); a importância da leitura dos clássicos (CALVINO, 2004; MACHADO, 2002); e a importância de se realizar uma escolarização adequada da literatura (SOARES, 2003 e outros). Como considerações finais, apresento alguns apontamentos sobre os objetivos da pesquisa, os quais considero alcançados, haja vista a descrição das atividades com os alunos e suas conquistas como leitores. As pesquisas recentes sobre a formação do leitor literário (CEALE) apontam para um problema metodológico entre a matéria literária e o ensino de leitura na escola...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-28
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Carolina Gonçalves. A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental. 2009. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90149
000597545
souza_cg_me_rcla.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv SOUZA, Carolina Gonçalves. A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental. 2009. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000597545
souza_cg_me_rcla.pdf
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/90149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128544261275648