Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betez, Alessandra Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Boschini, V. [UNESP], Cuba, R. S. [UNESP], Disner, Marina Paiva Ramos [UNESP], Faria, J. P. [UNESP], Lopes, Daiana Cristina Caetano [UNESP], Miguel, José Carlos [UNESP], Miller, Stela [UNESP], Oliveira, Fabiana Valéria de [UNESP], Pereira, Andréia da Silva [UNESP], Peron, Aline Luiza Amaro [UNESP], Santos, M. G. [UNESP], Trindade, José Carlos Souza [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ46.htm
http://hdl.handle.net/11449/148226
Resumo: Introdução: O Projeto Educação de Jovens e Adultos (PEJA) tem como metas o letramento de sujeitos desprovidos dessa condição essencial para o exercício da cidadania e a contribuição para a discussão e elaboração de políticas públicas de EJA. Constitui-se em instância privilegiada para a articulação entre teoria e prática à medida em que busca compreender as tramas que envolvem os processos político-pedagógicos de EJA. Objetivos: escolarizar jovens e adultos; pesquisar metodologias alternativas para EJA e contribuir para elaboração de políticas públicas para essa área do conhecimento. Métodos: Analisando as dificuldades enfrentadas por professores e alunos na sua prática cotidiana, à luz da teoria histórico-cultural, e, propondo soluções para o melhor encaminhamento dos problemas, o trabalho desenvolvido no PEJA insere-se no contexto da pesquisa-ação, lançando mão da análise documental para entendimento do contexto sócio-político em que se coloca o problema do analfabetismo no Brasil. O projeto atende cerca de noventa alunos distribuídos em seis salas de aula. As aulas são ministradas por dez bolsistas auxiliados por estagiários e voluntários. O PEJA busca a construção coletiva de uma proposta educativa para jovens e adultos das classes populares que parte de paradigmas diferentes daqueles que servem de base aos mais tradicionais programas de alfabetização postos em prática no contexto brasileiro. Para tanto, investe no resgate da identidade cultural dos sujeitos, adota como postulado epistemológico a idéia de que o educando aprende em ações de permanente interação e que se aprende resolvendo problemas. Daí, a preocupação com a exclusão de métodos cujo pressuposto seja a uniformização de procedimentos, a busca de uma ação participativa do educando na sistematização dos assuntos, a meta da integração entre os temas e a problematização da prática pedagógica. Os resultados parciais da pesquisa indicam que o conhecimento da psicogênese da alfabetização é condição necessária para a garantia de um processo de aprendizagem coerente com o objetivo de tornar o educando de EJA sujeito apto a intervir na sociedade para transformá-la.
id UNSP_cbf5d8cd40389ada09307463661293d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitáriaIntrodução: O Projeto Educação de Jovens e Adultos (PEJA) tem como metas o letramento de sujeitos desprovidos dessa condição essencial para o exercício da cidadania e a contribuição para a discussão e elaboração de políticas públicas de EJA. Constitui-se em instância privilegiada para a articulação entre teoria e prática à medida em que busca compreender as tramas que envolvem os processos político-pedagógicos de EJA. Objetivos: escolarizar jovens e adultos; pesquisar metodologias alternativas para EJA e contribuir para elaboração de políticas públicas para essa área do conhecimento. Métodos: Analisando as dificuldades enfrentadas por professores e alunos na sua prática cotidiana, à luz da teoria histórico-cultural, e, propondo soluções para o melhor encaminhamento dos problemas, o trabalho desenvolvido no PEJA insere-se no contexto da pesquisa-ação, lançando mão da análise documental para entendimento do contexto sócio-político em que se coloca o problema do analfabetismo no Brasil. O projeto atende cerca de noventa alunos distribuídos em seis salas de aula. As aulas são ministradas por dez bolsistas auxiliados por estagiários e voluntários. O PEJA busca a construção coletiva de uma proposta educativa para jovens e adultos das classes populares que parte de paradigmas diferentes daqueles que servem de base aos mais tradicionais programas de alfabetização postos em prática no contexto brasileiro. Para tanto, investe no resgate da identidade cultural dos sujeitos, adota como postulado epistemológico a idéia de que o educando aprende em ações de permanente interação e que se aprende resolvendo problemas. Daí, a preocupação com a exclusão de métodos cujo pressuposto seja a uniformização de procedimentos, a busca de uma ação participativa do educando na sistematização dos assuntos, a meta da integração entre os temas e a problematização da prática pedagógica. Os resultados parciais da pesquisa indicam que o conhecimento da psicogênese da alfabetização é condição necessária para a garantia de um processo de aprendizagem coerente com o objetivo de tornar o educando de EJA sujeito apto a intervir na sociedade para transformá-la.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Betez, Alessandra Cristina [UNESP]Boschini, V. [UNESP]Cuba, R. S. [UNESP]Disner, Marina Paiva Ramos [UNESP]Faria, J. P. [UNESP]Lopes, Daiana Cristina Caetano [UNESP]Miguel, José Carlos [UNESP]Miller, Stela [UNESP]Oliveira, Fabiana Valéria de [UNESP]Pereira, Andréia da Silva [UNESP]Peron, Aline Luiza Amaro [UNESP]Santos, M. G. [UNESP]Trindade, José Carlos Souza [UNESP]2017-01-18T18:08:04Z2017-01-18T18:08:04Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ46.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1482269493055898353294PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
title Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
spellingShingle Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
Betez, Alessandra Cristina [UNESP]
title_short Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
title_full Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
title_fullStr Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
title_full_unstemmed Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
title_sort Projeto Educação de Jovens e Adultos na Unesp - Marília: uma perspectiva de intervenção para a integração social e comunitária
author Betez, Alessandra Cristina [UNESP]
author_facet Betez, Alessandra Cristina [UNESP]
Boschini, V. [UNESP]
Cuba, R. S. [UNESP]
Disner, Marina Paiva Ramos [UNESP]
Faria, J. P. [UNESP]
Lopes, Daiana Cristina Caetano [UNESP]
Miguel, José Carlos [UNESP]
Miller, Stela [UNESP]
Oliveira, Fabiana Valéria de [UNESP]
Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
Peron, Aline Luiza Amaro [UNESP]
Santos, M. G. [UNESP]
Trindade, José Carlos Souza [UNESP]
author_role author
author2 Boschini, V. [UNESP]
Cuba, R. S. [UNESP]
Disner, Marina Paiva Ramos [UNESP]
Faria, J. P. [UNESP]
Lopes, Daiana Cristina Caetano [UNESP]
Miguel, José Carlos [UNESP]
Miller, Stela [UNESP]
Oliveira, Fabiana Valéria de [UNESP]
Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
Peron, Aline Luiza Amaro [UNESP]
Santos, M. G. [UNESP]
Trindade, José Carlos Souza [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Betez, Alessandra Cristina [UNESP]
Boschini, V. [UNESP]
Cuba, R. S. [UNESP]
Disner, Marina Paiva Ramos [UNESP]
Faria, J. P. [UNESP]
Lopes, Daiana Cristina Caetano [UNESP]
Miguel, José Carlos [UNESP]
Miller, Stela [UNESP]
Oliveira, Fabiana Valéria de [UNESP]
Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
Peron, Aline Luiza Amaro [UNESP]
Santos, M. G. [UNESP]
Trindade, José Carlos Souza [UNESP]
description Introdução: O Projeto Educação de Jovens e Adultos (PEJA) tem como metas o letramento de sujeitos desprovidos dessa condição essencial para o exercício da cidadania e a contribuição para a discussão e elaboração de políticas públicas de EJA. Constitui-se em instância privilegiada para a articulação entre teoria e prática à medida em que busca compreender as tramas que envolvem os processos político-pedagógicos de EJA. Objetivos: escolarizar jovens e adultos; pesquisar metodologias alternativas para EJA e contribuir para elaboração de políticas públicas para essa área do conhecimento. Métodos: Analisando as dificuldades enfrentadas por professores e alunos na sua prática cotidiana, à luz da teoria histórico-cultural, e, propondo soluções para o melhor encaminhamento dos problemas, o trabalho desenvolvido no PEJA insere-se no contexto da pesquisa-ação, lançando mão da análise documental para entendimento do contexto sócio-político em que se coloca o problema do analfabetismo no Brasil. O projeto atende cerca de noventa alunos distribuídos em seis salas de aula. As aulas são ministradas por dez bolsistas auxiliados por estagiários e voluntários. O PEJA busca a construção coletiva de uma proposta educativa para jovens e adultos das classes populares que parte de paradigmas diferentes daqueles que servem de base aos mais tradicionais programas de alfabetização postos em prática no contexto brasileiro. Para tanto, investe no resgate da identidade cultural dos sujeitos, adota como postulado epistemológico a idéia de que o educando aprende em ações de permanente interação e que se aprende resolvendo problemas. Daí, a preocupação com a exclusão de métodos cujo pressuposto seja a uniformização de procedimentos, a busca de uma ação participativa do educando na sistematização dos assuntos, a meta da integração entre os temas e a problematização da prática pedagógica. Os resultados parciais da pesquisa indicam que o conhecimento da psicogênese da alfabetização é condição necessária para a garantia de um processo de aprendizagem coerente com o objetivo de tornar o educando de EJA sujeito apto a intervir na sociedade para transformá-la.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:04Z
2017-01-18T18:08:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ46.htm
http://hdl.handle.net/11449/148226
9493055898353294
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ46.htm
http://hdl.handle.net/11449/148226
identifier_str_mv 9493055898353294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128137403301888