Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3216 http://hdl.handle.net/11449/106957 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo evidenciar uma das possibilidades de formação dos profissionais de EJA (Educação de Jovens e Adultos), qual seja, a formação contínua que se fundamenta no acompanhamento da trajetória de trabalho do educador com seus alunos, tendo como suporte sua inserção em projetos de pesquisa, e na perspectiva de um processo coletivo que envolve ação-reflexão-ação. Objetiva, também, pôr em discussão as bases sobre as quais podem ser construídas as aprendizagens na área de matemática e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita. Partindo de um diagnóstico da realidade, procede à análise documental para situar a EJA no contexto da atual realidade brasileira, discute a ação didático-pedagógica desenvolvida sob a perspectiva da problematização da prática pedagógica e conclui pela necessidade de formação de um professor epistemologicamente curioso. |
id |
UNSP_539b8ea63790fa24a600ba65ce801770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106957 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitáriaUNESP Program of Youth and Adults Education’ – PEJA/Marília: articulation in the theory and the pratice on the formation’s teacher and the perspective of social and communitary integrationFormação de Educadoresformação contínuaEducação de Jovens e AdultosMatemáticaLíngua PortuguesaO presente artigo tem como objetivo evidenciar uma das possibilidades de formação dos profissionais de EJA (Educação de Jovens e Adultos), qual seja, a formação contínua que se fundamenta no acompanhamento da trajetória de trabalho do educador com seus alunos, tendo como suporte sua inserção em projetos de pesquisa, e na perspectiva de um processo coletivo que envolve ação-reflexão-ação. Objetiva, também, pôr em discussão as bases sobre as quais podem ser construídas as aprendizagens na área de matemática e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita. Partindo de um diagnóstico da realidade, procede à análise documental para situar a EJA no contexto da atual realidade brasileira, discute a ação didático-pedagógica desenvolvida sob a perspectiva da problematização da prática pedagógica e conclui pela necessidade de formação de um professor epistemologicamente curioso.This paper aims to give evidence to one of the possibilities of bringing formation to the professionals that work with EJA (Youth and Adult Education), that is, the continuous formation, that follows the trajectory of the educator’s work with his/her students, having as a support its insertion in search projects, in the perspective of a group process that involves action-reflection-action. It also aims to discuss the bases on which may be constructed mathematical and reading/writing concepts. Parting of the reality diagnostic to documental analysis to situate the EJA in the present Brazilian context debate the didactic and pedagogical action and finish to need of the epistemological curious teacher.UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de MaríliaUNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]2014-06-24T19:53:45Z2014-06-24T19:53:45Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3216Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106957ISSN1981-8106-2009-19-33-69-85.pdf9493055898353294Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106957Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária UNESP Program of Youth and Adults Education’ – PEJA/Marília: articulation in the theory and the pratice on the formation’s teacher and the perspective of social and communitary integration |
title |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária |
spellingShingle |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária Miguel, José Carlos [UNESP] Formação de Educadores formação contínua Educação de Jovens e Adultos Matemática Língua Portuguesa |
title_short |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária |
title_full |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária |
title_fullStr |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária |
title_full_unstemmed |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária |
title_sort |
Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária |
author |
Miguel, José Carlos [UNESP] |
author_facet |
Miguel, José Carlos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, José Carlos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Educadores formação contínua Educação de Jovens e Adultos Matemática Língua Portuguesa |
topic |
Formação de Educadores formação contínua Educação de Jovens e Adultos Matemática Língua Portuguesa |
description |
O presente artigo tem como objetivo evidenciar uma das possibilidades de formação dos profissionais de EJA (Educação de Jovens e Adultos), qual seja, a formação contínua que se fundamenta no acompanhamento da trajetória de trabalho do educador com seus alunos, tendo como suporte sua inserção em projetos de pesquisa, e na perspectiva de um processo coletivo que envolve ação-reflexão-ação. Objetiva, também, pôr em discussão as bases sobre as quais podem ser construídas as aprendizagens na área de matemática e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita. Partindo de um diagnóstico da realidade, procede à análise documental para situar a EJA no contexto da atual realidade brasileira, discute a ação didático-pedagógica desenvolvida sob a perspectiva da problematização da prática pedagógica e conclui pela necessidade de formação de um professor epistemologicamente curioso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-30 2014-06-24T19:53:45Z 2014-06-24T19:53:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3216 Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106957 ISSN1981-8106-2009-19-33-69-85.pdf 9493055898353294 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3216 http://hdl.handle.net/11449/106957 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009. 1981-8106 ISSN1981-8106-2009-19-33-69-85.pdf 9493055898353294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128110421344256 |