Entre o êxito e a frustração com a sistematização da assistência de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000200016 http://hdl.handle.net/11449/11923 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa orientada pelos referenciais teórico-metodológicos: Interacionismo Simbólico e Grounded Theory para compreender o processo planejamento-implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), segundo dois grupos amostrais: enfermeiros e auxiliares/técnicos de enfermagem de um hospital universitário, e desenvolver uma síntese dos modelos teóricos representativos dessas experiências. A saturação teórica configurou-se mediante a análise da 24ª entrevista não diretiva de 12 enfermeiros e de 12 técnicos de enfermagem, lotados em unidades de internação. da análise emergiram dois modelos teóricos, cuja síntese originou o terceiro, intitulado Entre o êxito e a frustração com a operacionalização da SAE: recursos humanos como componente determinante para a visibilidade do enfermeiro no processo de trabalho. Este modelo desvela o déficit de recursos humanos, impulsionando o enfermeiro a realizar uma SAE ilusória, e perpetuando um processo cíclico de sofrimento, por vivenciar a invisibilidade de sua práxis no processo de trabalho. |
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Entre o êxito e a frustração com a sistematização da assistência de enfermagemEntre el éxito y la frustración con la sistematizaciónBetween success and frustration about nursing care systematizationProcessos de enfermagemEnfermagemPlanejamento de assistência ao pacienteRecursos humanosProcesos de enfermeríaEnfermeríaPlanificación de Atención al PacienteRecursos humanosNursing processNursingPatient care planningHuman resourcesPesquisa qualitativa orientada pelos referenciais teórico-metodológicos: Interacionismo Simbólico e Grounded Theory para compreender o processo planejamento-implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), segundo dois grupos amostrais: enfermeiros e auxiliares/técnicos de enfermagem de um hospital universitário, e desenvolver uma síntese dos modelos teóricos representativos dessas experiências. A saturação teórica configurou-se mediante a análise da 24ª entrevista não diretiva de 12 enfermeiros e de 12 técnicos de enfermagem, lotados em unidades de internação. da análise emergiram dois modelos teóricos, cuja síntese originou o terceiro, intitulado Entre o êxito e a frustração com a operacionalização da SAE: recursos humanos como componente determinante para a visibilidade do enfermeiro no processo de trabalho. Este modelo desvela o déficit de recursos humanos, impulsionando o enfermeiro a realizar uma SAE ilusória, e perpetuando um processo cíclico de sofrimento, por vivenciar a invisibilidade de sua práxis no processo de trabalho.Investigación cualitativa orientada por los referenciales teóricometodológicos: Interaccionismo Simbólico y Grounded Theory, con la intención de comprender el proceso planificaciónimplementación de la Sistematización de la Asistencia de Enfermería (SAE), según dos grupos muestrales: enfermeros y auxiliares/técnicos de enfermería, todos de un hospital universitario. Fue desarrollada una síntesis de los modelos teóricos representativos de esas experiencias. La saturación teórica se configuró mediante el análisis de la 24ª entrevista no directiva de 12 enfermeros y de 12 técnicos de enfermería, ubicados en unidades de internación. Del análisis emergieron dos modelos teóricos, cuya síntesis originó el tercero, titulado entre el éxito y la frustración con la operacionalización de la SAE: recursos humanos como componente determinante para la visibilidad del enfermero en el proceso de trabajo. Este modelo desvela el déficit de recursos humanos e impulsa al enfermero a realizar una SAE ilusoria, lo que perpetúa un proceso cíclico de sufrimiento, por experimentar la invisibilidad de su praxis en el proceso de trabajo.This is a qualitative study based on the theoretical and methodological frameworks of Symbolic Interactionism and the Grounded Theory. It aimed at understanding the process of planning and implementation of Nursing Care Systematization (NCS) according to two sample groups: nurses and nursing auxiliaries/technicians at a university hospital. It also aimed at developing a synthesis of the representative theoretical models for these two experiences. Theoretical saturation occurred from the analysis of the 24th non-directive interview with 12 nurses and with 12 nursing technicians working at hospitalizations wards. Two theoretical models emerged from the analysis, and their synthesis originated the third model, which was entitled: between success and frustration with NCS operationalization: human resources as a determinant component for nurses' visibility in the work process. Such model unveiled the deficit of human resources that leads nurses to an illusory NCS, thus perpetuating the cyclic process of suffering from experiencing the invisibility of their praxis in the work process.UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casafus, Karen Cristina UrtadoDell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]2014-05-20T13:34:45Z2014-05-20T13:34:45Z2013-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article313-321application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000200016Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 17, n. 2, p. 313-321, 2013.1414-8145http://hdl.handle.net/11449/1192310.1590/S1414-81452013000200016S1414-81452013000200016S1414-81452013000200016.pdf8872830844747190SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEscola Anna Nery0,141info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:46:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:46:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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