Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139998 |
Resumo: | O projeto de avaliação diferenciada, proposta na EE Antonio Marin Cruz, teve como objetivo superar o efeito punitivo da avaliação, principalmente para o aluno, através do re-estudo da prova realizada e reaplicação de prova. Na aplicação o estudo para a prova é aberto, mas o estudo para a re-aplicação é dirigido, na re-aplicação o aluno recebe questões diferentes da aplicação. Embora o processo pareça simples, os professores, gestores, alunos e os pais precisam estar em sintonia. Os objetivos do que se quer ensinar, aprender, avaliar, devem estar bem claros. Como resultado do desenvolvimento do projeto de avaliação diferenciada, verificou-se redução na defasagem entre o que se deve aprender e o que se aprendeu pelos alunos, desenvolvimento de competências e habilidades dentro de sua série e, quanto aos professores, estes se envolveram na própria formação continuada, pois o processo o fez naturalmente, gestores e pais envolvidos com a escola como um todo. Pode-se concluir que está em construção uma escola com pensamentos positivo e valorizado, que deve investir em pesquisa, pois a formação contínua deverá estar sempre associada a algum sentido da pesquisa. |
id |
UNSP_cca1a52b06dbd9ff7bf1211af5f12428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139998 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola públicaAvaliação diferenciadaFormação contínua de professoresGestores e paisO projeto de avaliação diferenciada, proposta na EE Antonio Marin Cruz, teve como objetivo superar o efeito punitivo da avaliação, principalmente para o aluno, através do re-estudo da prova realizada e reaplicação de prova. Na aplicação o estudo para a prova é aberto, mas o estudo para a re-aplicação é dirigido, na re-aplicação o aluno recebe questões diferentes da aplicação. Embora o processo pareça simples, os professores, gestores, alunos e os pais precisam estar em sintonia. Os objetivos do que se quer ensinar, aprender, avaliar, devem estar bem claros. Como resultado do desenvolvimento do projeto de avaliação diferenciada, verificou-se redução na defasagem entre o que se deve aprender e o que se aprendeu pelos alunos, desenvolvimento de competências e habilidades dentro de sua série e, quanto aos professores, estes se envolveram na própria formação continuada, pois o processo o fez naturalmente, gestores e pais envolvidos com a escola como um todo. Pode-se concluir que está em construção uma escola com pensamentos positivo e valorizado, que deve investir em pesquisa, pois a formação contínua deverá estar sempre associada a algum sentido da pesquisa.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Escola Estadual Antonio Marin CruzUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FE), Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual Antonio Marin CruzSilva, Geraldo Niza daFéboli, Luciano AparecidoGielfi, Ophélia Amélia SimõesPaulucci, Cezar A. da SilvaHaga, Mario Susumo [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]2016-06-28T17:32:31Z2016-06-28T17:32:31Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6218-6228application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6218-62289708-2011http://hdl.handle.net/11449/139998ISSN2236-9708-2011-6218-6228.pdf35580544696705363832034837641381porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T15:33:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139998Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:37.204071Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública |
title |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública |
spellingShingle |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública Silva, Geraldo Niza da Avaliação diferenciada Formação contínua de professores Gestores e pais |
title_short |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública |
title_full |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública |
title_fullStr |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública |
title_sort |
Aplicação prática de avaliaçao diferenciada e a formação continuada de professores em uma escola pública |
author |
Silva, Geraldo Niza da |
author_facet |
Silva, Geraldo Niza da Féboli, Luciano Aparecido Gielfi, Ophélia Amélia Simões Paulucci, Cezar A. da Silva Haga, Mario Susumo [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Féboli, Luciano Aparecido Gielfi, Ophélia Amélia Simões Paulucci, Cezar A. da Silva Haga, Mario Susumo [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Escola Estadual Antonio Marin Cruz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Geraldo Niza da Féboli, Luciano Aparecido Gielfi, Ophélia Amélia Simões Paulucci, Cezar A. da Silva Haga, Mario Susumo [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação diferenciada Formação contínua de professores Gestores e pais |
topic |
Avaliação diferenciada Formação contínua de professores Gestores e pais |
description |
O projeto de avaliação diferenciada, proposta na EE Antonio Marin Cruz, teve como objetivo superar o efeito punitivo da avaliação, principalmente para o aluno, através do re-estudo da prova realizada e reaplicação de prova. Na aplicação o estudo para a prova é aberto, mas o estudo para a re-aplicação é dirigido, na re-aplicação o aluno recebe questões diferentes da aplicação. Embora o processo pareça simples, os professores, gestores, alunos e os pais precisam estar em sintonia. Os objetivos do que se quer ensinar, aprender, avaliar, devem estar bem claros. Como resultado do desenvolvimento do projeto de avaliação diferenciada, verificou-se redução na defasagem entre o que se deve aprender e o que se aprendeu pelos alunos, desenvolvimento de competências e habilidades dentro de sua série e, quanto aos professores, estes se envolveram na própria formação continuada, pois o processo o fez naturalmente, gestores e pais envolvidos com a escola como um todo. Pode-se concluir que está em construção uma escola com pensamentos positivo e valorizado, que deve investir em pesquisa, pois a formação contínua deverá estar sempre associada a algum sentido da pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:31Z 2016-06-28T17:32:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6218-6228 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139998 ISSN2236-9708-2011-6218-6228.pdf 3558054469670536 3832034837641381 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139998 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6218-6228 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6218-6228.pdf 3558054469670536 3832034837641381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6218-6228 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128896523042816 |