A audiodescrição como acessibilidade em aulas de matemática a pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Clóvis Maxwell Andrade
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255193
Resumo: Esta pesquisa trata da Audiodescrição como acessibilidade em aulas de Matemática a pessoas com deficiência visual. Para tanto, traz como objetivo principal analisar os limites e possibilidades da audiodescrição em possíveis práticas pedagógicas no ensino do pensamento matemático. A audiodescrição é um método de tradução de informações do suporte visual para o verbal. A matriz teórica deste estudo perpassa por nuances dos aspectos da tradução intersemiótica para fins didáticos, envolvendo autores que têm explorado este propósito de tradução como Vergara-Nunes (2016); Motta (2010, 2016); Lima (2009, 2011, 2017). Explorando o processo matemático de aprendizagem com pesquisadores do experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, movidos pelos pensamentos de Vigotski (1898-1934); Aquino (2017). O estudo é de natureza qualitativa, que possibilita contribuições teóricas e metodológicas para a prática dos professores que ensinam o pensamento matemático para pessoas com deficiência visual de forma acessível. Buscando estabelecer relações entre a educação matemática e a educação inclusiva desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacam-se as interfaces da pesquisa com a noção de experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, percebendo-o enquanto método de pesquisa e de ensino, reunindo tanto relações teóricas quanto práticas no processo de aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva. Os resultados da investigação revelaram que o método pesquisado é relevante para desenvolver pesquisas em educação inclusiva. Além de possibilitar interfaces em diversas metodologias, oferecendo suporte que favorece a experiência de um aprendizado na perspectiva inclusiva. O uso da audiodescrição e da audiodescrição didática possibilitam o acesso ao imagético abstrato na matemática, dando ao estudante conhecimentos, habilidades, conceitos matemáticos, para intervir matematicamente na sociedade. Embora não seja tão conhecida, a audiodescrição, assim como outras formas de acessibilidade, auxiliam os estudantes com deficiência visual no acesso às aulas de matemática.
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A matriz teórica deste estudo perpassa por nuances dos aspectos da tradução intersemiótica para fins didáticos, envolvendo autores que têm explorado este propósito de tradução como Vergara-Nunes (2016); Motta (2010, 2016); Lima (2009, 2011, 2017). Explorando o processo matemático de aprendizagem com pesquisadores do experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, movidos pelos pensamentos de Vigotski (1898-1934); Aquino (2017). O estudo é de natureza qualitativa, que possibilita contribuições teóricas e metodológicas para a prática dos professores que ensinam o pensamento matemático para pessoas com deficiência visual de forma acessível. Buscando estabelecer relações entre a educação matemática e a educação inclusiva desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacam-se as interfaces da pesquisa com a noção de experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, percebendo-o enquanto método de pesquisa e de ensino, reunindo tanto relações teóricas quanto práticas no processo de aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva. Os resultados da investigação revelaram que o método pesquisado é relevante para desenvolver pesquisas em educação inclusiva. Além de possibilitar interfaces em diversas metodologias, oferecendo suporte que favorece a experiência de um aprendizado na perspectiva inclusiva. O uso da audiodescrição e da audiodescrição didática possibilitam o acesso ao imagético abstrato na matemática, dando ao estudante conhecimentos, habilidades, conceitos matemáticos, para intervir matematicamente na sociedade. Embora não seja tão conhecida, a audiodescrição, assim como outras formas de acessibilidade, auxiliam os estudantes com deficiência visual no acesso às aulas de matemática.This research deals with Audio Description as accessibility in Mathematics classes for people with visual impairments. To this end, its main objective is to analyze the limits and possibilities of audio description in possible pedagogical practices in teaching mathematical thinking. Audio description is a method of translating information from visual to verbal support. The theoretical matrix of this study goes through the nuances of aspects of intersemiotic translation for teaching purposes, involving authors who have explored this translation purpose such as Vergara-Nunes (2016); Motta (2010, 2016); Lima (2009, 2011, 2017). Exploring the mathematical learning process with researchers of the didactic-formative experiment in terms of the theory of developmental learning, driven by the thoughts of Vygotsky (1898-1934); Aquinas (2017). The study is qualitative in nature, which enables theoretical and methodological contributions to the practice of teachers who teach mathematical thinking to people with visual impairments in an accessible way. Seeking to establish relationships between mathematics education and inclusive education, bibliographical research and documentary analysis were developed. The research interfaces with the notion of didactic-formative experiment in terms of developmental learning theory stand out, perceiving it as a research and teaching method, bringing together both theoretical and practical relationships in the process of learning mathematics from an inclusive perspective. The results of the investigation revealed that the researched method is relevant for developing research in inclusive education. In addition to enabling interfaces in different methodologies, offering support that favors the learning experience from an inclusive perspective. The use of audio description and didactic audio description enable access to abstract imagery in mathematics, giving the student knowledge, skills, and mathematical concepts to intervene mathematically in society. Although it is not as well known, audio description, as well as other forms of accessibility, help students with visual impairments access mathematics classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáMartins, Clóvis Maxwell Andrade2024-04-17T20:25:11Z2024-04-17T20:25:11Z2024-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Clóvis Maxwell Andrade. A audiodescrição como acessibilidade em aulas de matemática a pessoas com deficiência visual. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25519333004110040P541047653852950090000-0001-6132-9836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255193Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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