O manual do professor e a formação de alfabetizadores de matemática: uma análise sobre o pensamento algébrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253532 |
Resumo: | O presente estudo visa investigar os conteúdos prescritos para a alfabetização matemática, com foco no ensino da álgebra e suas possíveis implicações para a formação de professores. A pesquisa se justifica pelo baixo desempenho dos estudantes em matemática em avaliações externas, como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e pela frágil formação dos professores que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I e são responsáveis pelo ensino desse componente curricular, conforme evidenciado em diversos estudos. Esse estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental. A pesquisa compila e examina bibliografia que aborda, os saberes necessários aos professores, referenciando autores como Tardif (2008, 2014); Hofstetter e Schneuwly (2017); Gatti (2003, 2004 e 2009); Nóvoa (1992, 2009, 2017); Chervel (1999); Charlot (2000, 2016) e Curi (2005). Além disso, analisa documentos normativos sobre o tema, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); o Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014-2024); a Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996). Finalmente, a pesquisa investiga como os saberes necessários ao ensino da álgebra são apresentados aos professores nos Manuais dos Professores de três coleções de Livros Didáticos, com larga distribuição nas escolas brasileiras: Ápis matemática (DANTE, 2017), Buriti mais Matemática (EDITORA MODERNA, 2017) e A conquista da Matemática (GIOVANNI JUNIOR, 2018). Essas coleções, integrantes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) foram comparadas com a legislação vigente e com os referenciais sobre os saberes necessários aos professores, buscando identificar suas similaridades e diferenças, isto é, os consensos e as divergências nas prescrições para o ensino da álgebra. |
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O manual do professor e a formação de alfabetizadores de matemática: uma análise sobre o pensamento algébricoThe teacher's manual and the training of mathematics literacy educators: an analysis of algebraic thinkingFormação de professoresManual do professorAlfabetização matemáticaEnsino da álgebra no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental ITeacher educationTeacher's manualMathematical literacyTeaching algebra in the First Cycle of Elementary School IO presente estudo visa investigar os conteúdos prescritos para a alfabetização matemática, com foco no ensino da álgebra e suas possíveis implicações para a formação de professores. A pesquisa se justifica pelo baixo desempenho dos estudantes em matemática em avaliações externas, como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e pela frágil formação dos professores que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I e são responsáveis pelo ensino desse componente curricular, conforme evidenciado em diversos estudos. Esse estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental. A pesquisa compila e examina bibliografia que aborda, os saberes necessários aos professores, referenciando autores como Tardif (2008, 2014); Hofstetter e Schneuwly (2017); Gatti (2003, 2004 e 2009); Nóvoa (1992, 2009, 2017); Chervel (1999); Charlot (2000, 2016) e Curi (2005). Além disso, analisa documentos normativos sobre o tema, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); o Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014-2024); a Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996). Finalmente, a pesquisa investiga como os saberes necessários ao ensino da álgebra são apresentados aos professores nos Manuais dos Professores de três coleções de Livros Didáticos, com larga distribuição nas escolas brasileiras: Ápis matemática (DANTE, 2017), Buriti mais Matemática (EDITORA MODERNA, 2017) e A conquista da Matemática (GIOVANNI JUNIOR, 2018). Essas coleções, integrantes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) foram comparadas com a legislação vigente e com os referenciais sobre os saberes necessários aos professores, buscando identificar suas similaridades e diferenças, isto é, os consensos e as divergências nas prescrições para o ensino da álgebra.The present study aims to investigate the prescribed contents for mathematical literacy, focusing on the teaching of algebra and its potential implications for teacher education. The research is justified by the low performance of students in mathematics in external assessments, such as the National Literacy Assessment (ANA) and the Program for International Student Assessment (PISA), and by the fragile training of teachers who work in the first cycle of Elementary School I and are responsible for teaching this curricular component, as evidenced in various studies. This study adopts a qualitative approach, using documentary analysis. The research compiles and examines bibliography that addresses the knowledge necessary for teachers, referencing authors such as Tardif (2008, 2014); Hofstetter and Schneuwly (2017); Gatti (2003, 2004, and 2009); Nóvoa (1992, 2009, 2017); Chervel (1999); Charlot (2000, 2016) and Curi (2005). Additionally, it analyzes normative documents on the subject, such as the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018); the National Education Plan (BRASIL, 2014-2024); the National Literacy Policy (BRASIL, 2019) and the Education Guidelines and Bases Law (BRASIL, 1996). Finally, the research investigates how the knowledge necessary for teaching algebra is presented to teachers in the Teacher Manuals of three collections of Textbooks, widely distributed in Brazilian schools: Ápis matemática (DANTE, 2017), Buriti mais Matemática (EDITORA MODERNA, 2017), and A conquista da Matemática (GIOVANNI JUNIOR, 2018). These collections, part of the National Textbook Plan (PNLD), were compared with current legislation and with references on the knowledge necessary for teachers, seeking to identify their similarities and differences, that is, the consensuses and divergences in the prescriptions for the teaching of algebra.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]Carvalho, Karla de Magalhães2024-03-05T12:05:38Z2024-03-05T12:05:38Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/253532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-06T06:14:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253532Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:16:09.046856Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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