Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Henrique Gomes da [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91112
Resumo: A problemática da pesquisa aqui apresentada está relacionada ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Matemática. Ela tem por objetivo verificar como um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática se apropria de um software de geometria dinâmica de forma a inseri-lo em sua prática docente e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, preparação de atividades e seu desenvolvimento em sala de aula. Além disso, a pesquisa traz evidências das possíveis contribuições que o trabalho em um grupo de estudos propicia a seus participantes. Para sua realização foi criado um grupo com sete estudantes de licenciatura em Matemática de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Eles estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica utilizando o software Geogebra. Essas atividades tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Os dados da pesquisa foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões do grupo, das anotações dos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Os resultados indicam que trabalhar em um grupo de estudos é uma experiência muito importante para professores em formação já que propicia aos envolvidos uma busca por novas estratégias de ensino e aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem expor seus anseios e dificuldades. No grupo aqui apresentado essas questões foram consideradas como possibilidades para o desenvolvimento profissional
id UNSP_ce8aebaaa489a70a76493a56d7f03136
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91112
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmicaProfessores - FormaçãoInformáticaDocenteAtividades investigativasEducação matemáticaStudy groupDynamic geometryTeacher educationMathematics investigationA problemática da pesquisa aqui apresentada está relacionada ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Matemática. Ela tem por objetivo verificar como um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática se apropria de um software de geometria dinâmica de forma a inseri-lo em sua prática docente e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, preparação de atividades e seu desenvolvimento em sala de aula. Além disso, a pesquisa traz evidências das possíveis contribuições que o trabalho em um grupo de estudos propicia a seus participantes. Para sua realização foi criado um grupo com sete estudantes de licenciatura em Matemática de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Eles estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica utilizando o software Geogebra. Essas atividades tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Os dados da pesquisa foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões do grupo, das anotações dos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Os resultados indicam que trabalhar em um grupo de estudos é uma experiência muito importante para professores em formação já que propicia aos envolvidos uma busca por novas estratégias de ensino e aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem expor seus anseios e dificuldades. No grupo aqui apresentado essas questões foram consideradas como possibilidades para o desenvolvimento profissionalThe research problem presented here is related to the use of information and communication technology in mathematics education. It aims at verifying how a study group formed for prospective mathematics teachers becomes familiar with a dynamic geometry software; how they include it into their coming teaching practice; how they come to know the nature of the difficulties that emerge during the studies; and how they prepare activities for the classroom. In addition, the research provides evidence of the possible contribution that participating in such study group can provide to its participants. With this aim in mind was created a group of seven undergraduate students in mathematics at a university in the interior of São Paulo. They studied scientific articles and produced a workshop with activities using dynamic geometry software Geogebra. These activities had an investigative nature and were practiced with first year high school students of in a public school. The data were collected through video recordings of group meetings, the notes of the participants and the researcher during the meetings and the material produced by them. This work highlights that participating in a study group can be a very important experience for prospective teachers, as it offers to those involved new strategies for teaching and learning, besides being a space where participants can share their anxieties and difficulties. These issues were seen as opportunities for professional developedUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Guilherme Henrique Gomes da [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2010-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f. : il.application/pdfSILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica. 2010. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91112000631923silva_ghg_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:13:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:29:39.637949Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
title Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
spellingShingle Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
Silva, Guilherme Henrique Gomes da [UNESP]
Professores - Formação
Informática
Docente
Atividades investigativas
Educação matemática
Study group
Dynamic geometry
Teacher education
Mathematics investigation
title_short Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
title_full Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
title_fullStr Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
title_full_unstemmed Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
title_sort Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica
author Silva, Guilherme Henrique Gomes da [UNESP]
author_facet Silva, Guilherme Henrique Gomes da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Henrique Gomes da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Informática
Docente
Atividades investigativas
Educação matemática
Study group
Dynamic geometry
Teacher education
Mathematics investigation
topic Professores - Formação
Informática
Docente
Atividades investigativas
Educação matemática
Study group
Dynamic geometry
Teacher education
Mathematics investigation
description A problemática da pesquisa aqui apresentada está relacionada ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Matemática. Ela tem por objetivo verificar como um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática se apropria de um software de geometria dinâmica de forma a inseri-lo em sua prática docente e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, preparação de atividades e seu desenvolvimento em sala de aula. Além disso, a pesquisa traz evidências das possíveis contribuições que o trabalho em um grupo de estudos propicia a seus participantes. Para sua realização foi criado um grupo com sete estudantes de licenciatura em Matemática de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Eles estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica utilizando o software Geogebra. Essas atividades tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Os dados da pesquisa foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões do grupo, das anotações dos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Os resultados indicam que trabalhar em um grupo de estudos é uma experiência muito importante para professores em formação já que propicia aos envolvidos uma busca por novas estratégias de ensino e aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem expor seus anseios e dificuldades. No grupo aqui apresentado essas questões foram consideradas como possibilidades para o desenvolvimento profissional
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-12
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica. 2010. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/91112
000631923
silva_ghg_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Grupos de estudo como possibilidade de formação de professores de matemática no contexto da geometria dinâmica. 2010. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
000631923
silva_ghg_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/91112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128660233781248