Efeito do volume da prática com Nintendo Wii em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151542 |
Resumo: | O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é caracterizado pelas dificuldades de coordenação motora, com baixo desempenho funcional motor, particularmente no período da infância, sem uma causa neurológica conhecida. Em geral, essas crianças apresentam déficits relacionados à integração viso-motora, planejamento da ação, além de alto nível de ansiedade e estresse. O presente estudo tem como objetivos examinar o efeito da prática com jogos de Realidade Virtual (RV) do console Wii por crianças com TDC e com desenvolvimento típico (DT). Além disso, examinar a modulação do sistema nervoso autônomo (SNA) em crianças com TDC e com DT durante a prática dos jogos com Nintendo Wii. A bateria de testes MABC-2 foi utilizada para identificar o nível de dificuldade motora dos participantes e compor os grupos TDC e DT. A atividade modulatória básica do SNA foi realizada pelo Teste Ortostático, através do aplicativo computacional Nerve-Express. A modulação do SNA reflete de modo geral o estresse do indivíduo perante alguma situação, a partir do registro dos batimentos da frequência cardíaca. A partir da pontuação e classificação da bateria MABC-2, as crianças foram divididas em dois grupos: grupo TDC e grupo DT. Cada grupo foi composto por oito participantes, com idade de nove e dez anos, DT (M= 111,87 meses; DP= 4,05) e TDC (M= 115,87 meses; DP= 4,05). As crianças de ambos os grupos foram pareadas em gênero e idade. O grupo DT participou do programa de prática por quatro semanas, e as crianças do grupo TDC participaram do programa por seis semanas, ambos com frequência semanal de até duas vezes por semana (DT total de sete dias de prática, e TDC total de onze dias de prática). Os registros da frequência cardíaca para examinar a atividade de modulação do SNA durante a prática dos jogos do console Wii foram realizados no primeiro e no último dia de prática dos jogos do Wii. Os resultados do desempenho nos jogos do Wii (tênis e arco e flecha) apresentaram melhora significativa do primeiro para o último dia. Além disso, sessões práticas extras para as crianças com TDC em relação ao seus pares com DT auxiliou na evolução do nível de desempenho desse grupo. As crianças com TDC alcançaram desempenho similar ao dos com DT em ambos os jogos (Tênis moto treino e Arco-e-flecha). Os resultados relativos à modulação do SNA não produziu efeitos significativos entre os grupos TDC e DT. Dessa forma, jogos do console Nintendo Wii oferecida como prática sensório-motora e maior volume de prática ao grupo com TDC são altamente positivas para trazer benefícios às crianças com dificuldades motoras. |
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Efeito do volume da prática com Nintendo Wii em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenaçãoEffect of volume of practice with Nintendo Wii in children with disorder of coordination developmentTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãoRealidade virtualSistema nervoso autônomoIntervençãoDevelopmental coordination disorderVirtual realityAutonomic nervous systemInterventionO Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é caracterizado pelas dificuldades de coordenação motora, com baixo desempenho funcional motor, particularmente no período da infância, sem uma causa neurológica conhecida. Em geral, essas crianças apresentam déficits relacionados à integração viso-motora, planejamento da ação, além de alto nível de ansiedade e estresse. O presente estudo tem como objetivos examinar o efeito da prática com jogos de Realidade Virtual (RV) do console Wii por crianças com TDC e com desenvolvimento típico (DT). Além disso, examinar a modulação do sistema nervoso autônomo (SNA) em crianças com TDC e com DT durante a prática dos jogos com Nintendo Wii. A bateria de testes MABC-2 foi utilizada para identificar o nível de dificuldade motora dos participantes e compor os grupos TDC e DT. A atividade modulatória básica do SNA foi realizada pelo Teste Ortostático, através do aplicativo computacional Nerve-Express. A modulação do SNA reflete de modo geral o estresse do indivíduo perante alguma situação, a partir do registro dos batimentos da frequência cardíaca. A partir da pontuação e classificação da bateria MABC-2, as crianças foram divididas em dois grupos: grupo TDC e grupo DT. Cada grupo foi composto por oito participantes, com idade de nove e dez anos, DT (M= 111,87 meses; DP= 4,05) e TDC (M= 115,87 meses; DP= 4,05). As crianças de ambos os grupos foram pareadas em gênero e idade. O grupo DT participou do programa de prática por quatro semanas, e as crianças do grupo TDC participaram do programa por seis semanas, ambos com frequência semanal de até duas vezes por semana (DT total de sete dias de prática, e TDC total de onze dias de prática). Os registros da frequência cardíaca para examinar a atividade de modulação do SNA durante a prática dos jogos do console Wii foram realizados no primeiro e no último dia de prática dos jogos do Wii. Os resultados do desempenho nos jogos do Wii (tênis e arco e flecha) apresentaram melhora significativa do primeiro para o último dia. Além disso, sessões práticas extras para as crianças com TDC em relação ao seus pares com DT auxiliou na evolução do nível de desempenho desse grupo. As crianças com TDC alcançaram desempenho similar ao dos com DT em ambos os jogos (Tênis moto treino e Arco-e-flecha). Os resultados relativos à modulação do SNA não produziu efeitos significativos entre os grupos TDC e DT. Dessa forma, jogos do console Nintendo Wii oferecida como prática sensório-motora e maior volume de prática ao grupo com TDC são altamente positivas para trazer benefícios às crianças com dificuldades motoras.The Development of coordination disorder (DCD) is featured by the difficulties of coordination, functional motor performance, particularly in the period of childhood, without a neurological cause known. In General, these children present deficits related to integration vision-motor, action planning, in addition to high level of anxiety and stress. The present study aims to examine the effect of the practice with Virtual reality games (RV) Wii console for children with TDC and with typical development (TD). In addition, examine the modulation of the autonomic nervous system (ANS) in children with TDC and DT during practice games with Nintendo Wii. The battery of tests MABC- 2 was used to identify the level of difficulty of the motor and fix the TDC and TD groups. The basic SNA modulation activity was held by the Orthostatic Test, through computational application Nerve-Express. The modulation of the SNA reflects generally the stress of the individual in the face of any situation, from the registry of heart rate heart rate. From the score and ranking of MABC battery-2, the children were divided into two groups: DCD and TD group. Each group was made up of eight participants, aged nine and ten years, DT (M = 111.87 months; DP = 4.05) and DCD (M = 115.87 months; DP = 4.05). The children in both groups were paired in gender and age. The TD group participated in the program for four weeks, and the children of the DCD group participated in the program for six weeks, both with weekly frequency to twice a week (seven days in total of TD, and DCD total of eleven days of practice). Heart rate records to examine the activity of SNA modulation during practice of the Wii console games were held on the first and on the last day of practice of Wii games. The results of performance in Wii games (tennis and archery) showed a significant improvement from the first to the last day. In addition, extra practice sessions for children with DCD in relation to their peers with TD assisted in the evolution of the level of performance of this group. Children with DCD reached performance similar to that of with TD in both games (tennis motorcycle training and archery). The results regarding the modulation of SNA did not produce significant effects between DCD and TD groups. In this way, the console Nintendo Wii games offered as sensory-motor practice and more opportunities to practice the group with DCD are highly positive to bring benefits to children with motor difficulties.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]Gama, Daniel Traina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Leonardo Soares de [UNESP]2017-09-06T12:47:23Z2017-09-06T12:47:23Z2016-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15154200089151633004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-28T06:06:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151542Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:13:37.662037Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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