Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Lêda Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91025
Resumo: Neste trabalho, seguimos uma pista: refletir sobre e com as produções que as crianças nos apresentam a partir das observações e de vídeo gravações na aula de matemática. As composições das situações e das imagens apresentadas neste trabalho foram produzidas junto a uma turma do 5º ano de ensino fundamental I, de uma escola da rede pública municipal de Caxias-Maranhão. Trilhando essa pista, andamos por territórios, por vezes desconhecidos, visitamos “entre” lugares e vivemos encontros. Lançamo-nos na pesquisa como experiência, mostramos como este estudo foi se tornando o que é, e elucidamos as “marcas” que o constituíram quando nos pomos na caminhada da pesquisa com crianças, tendo como ponto de partida a infância que habita nelas e nos contagia quando com ela entramos em contato. Percorremos a sala e os acontecimentos que se mostram em seus múltiplos aspectos, procurando perceber que linhas de fugas as crianças nos apresentam durante a aula de matemática. Consideramos as relações que lá se desvelaram como “experiências matemáticas” e a elas tomamos como a ideia acontecimento
id UNSP_cf0a215df8abc876f154ca14822bb948
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91025
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?Mathematics - Study and teachingMatemática - Estudo e ensinoPratica de ensinoExperienciaEducaçãoInfânciaNeste trabalho, seguimos uma pista: refletir sobre e com as produções que as crianças nos apresentam a partir das observações e de vídeo gravações na aula de matemática. As composições das situações e das imagens apresentadas neste trabalho foram produzidas junto a uma turma do 5º ano de ensino fundamental I, de uma escola da rede pública municipal de Caxias-Maranhão. Trilhando essa pista, andamos por territórios, por vezes desconhecidos, visitamos “entre” lugares e vivemos encontros. Lançamo-nos na pesquisa como experiência, mostramos como este estudo foi se tornando o que é, e elucidamos as “marcas” que o constituíram quando nos pomos na caminhada da pesquisa com crianças, tendo como ponto de partida a infância que habita nelas e nos contagia quando com ela entramos em contato. Percorremos a sala e os acontecimentos que se mostram em seus múltiplos aspectos, procurando perceber que linhas de fugas as crianças nos apresentam durante a aula de matemática. Consideramos as relações que lá se desvelaram como “experiências matemáticas” e a elas tomamos como a ideia acontecimentoIn this work, we follow a trail: considering the productions presented by children from the observations and video recordings in a math class. The compositions of the situations and images presented in this work were produced together with a group of 5th year elementary schoolchildren from a public school of Caxias-Maranhão. Walking this trail, we traversed territories (sometimes unknown), visiting between places and touching live encounters. Starting the research with experience, we show how this study became what it is, and we elucidated the brands encountered when we walked the research with children, taking as its starting point their childhood, which infects us when we come into contact with it. We traversed both the classroom and the events shown in their multiple aspects, looking for the escape routes shown by the children during a math class. We consider the relations that were unveiled as mathematical experiences and take them as awakening eventsConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cabral, Lêda Ferreira [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2013-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 f. : il.application/pdfCABRAL, Lêda Ferreira. Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?. 2013. 80 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91025000733461000733461.pdf33004137031P769924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T06:14:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:40:46.394960Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
title Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
spellingShingle Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
Cabral, Lêda Ferreira [UNESP]
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Experiencia
Educação
Infância
title_short Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
title_full Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
title_fullStr Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
title_full_unstemmed Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
title_sort Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?
author Cabral, Lêda Ferreira [UNESP]
author_facet Cabral, Lêda Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Lêda Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Experiencia
Educação
Infância
topic Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Experiencia
Educação
Infância
description Neste trabalho, seguimos uma pista: refletir sobre e com as produções que as crianças nos apresentam a partir das observações e de vídeo gravações na aula de matemática. As composições das situações e das imagens apresentadas neste trabalho foram produzidas junto a uma turma do 5º ano de ensino fundamental I, de uma escola da rede pública municipal de Caxias-Maranhão. Trilhando essa pista, andamos por territórios, por vezes desconhecidos, visitamos “entre” lugares e vivemos encontros. Lançamo-nos na pesquisa como experiência, mostramos como este estudo foi se tornando o que é, e elucidamos as “marcas” que o constituíram quando nos pomos na caminhada da pesquisa com crianças, tendo como ponto de partida a infância que habita nelas e nos contagia quando com ela entramos em contato. Percorremos a sala e os acontecimentos que se mostram em seus múltiplos aspectos, procurando perceber que linhas de fugas as crianças nos apresentam durante a aula de matemática. Consideramos as relações que lá se desvelaram como “experiências matemáticas” e a elas tomamos como a ideia acontecimento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CABRAL, Lêda Ferreira. Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?. 2013. 80 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91025
000733461
000733461.pdf
33004137031P7
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
identifier_str_mv CABRAL, Lêda Ferreira. Experiências educativas e aula de matemática: enquanto a aula de matemática (não) acontece o que acontece?. 2013. 80 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000733461
000733461.pdf
33004137031P7
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://hdl.handle.net/11449/91025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128843652792320