Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta narrativas cuja fonte foram aulas ministradas semanalmente em uma turma do 3º ano de um curso técnico do Ensino Médio, com 22 alunos, durante o primeiro semestre do ano de 213, em uma escola de um município situado no noroeste do Paraná O principal objetivo foi conhecer aspectos da minha prática letiva na qual pensei atender os princípios e ideias da abordagem Educação Matemática Realística, entre eles, a Matemática como atividade humana, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada Analisando minha prática narrada nesta investigação percebo a grande dificuldade que ainda tenho de esperar o aluno pensar, construir estratégias e procedimentos por ele mesmo Entendi que os princípios e pressupostos da RME vão além do planejar bem as aulas uma vez que estão na ação do professor, na prática docente, na ação do aluno, na dinâmica das aulas A matemática como atividade humana faz parte da concepção de ensino da matemática do professor que se dispõe a trabalhar nessa perspectiva |
id |
UEL_cbcefd659f1afea16d4eb7f93de6cb51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11430 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transiçãoMatemáticaEstudo e ensinoTestes e medidas educacionaisEducação matemáticaPrática de ensinoStudy and teachingTests and measurements in educationMathematics educationPractice teachingPersonal narrativesMathematics teachersMathematicsResumo: Este trabalho apresenta narrativas cuja fonte foram aulas ministradas semanalmente em uma turma do 3º ano de um curso técnico do Ensino Médio, com 22 alunos, durante o primeiro semestre do ano de 213, em uma escola de um município situado no noroeste do Paraná O principal objetivo foi conhecer aspectos da minha prática letiva na qual pensei atender os princípios e ideias da abordagem Educação Matemática Realística, entre eles, a Matemática como atividade humana, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada Analisando minha prática narrada nesta investigação percebo a grande dificuldade que ainda tenho de esperar o aluno pensar, construir estratégias e procedimentos por ele mesmo Entendi que os princípios e pressupostos da RME vão além do planejar bem as aulas uma vez que estão na ação do professor, na prática docente, na ação do aluno, na dinâmica das aulas A matemática como atividade humana faz parte da concepção de ensino da matemática do professor que se dispõe a trabalhar nessa perspectivaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis presents narratives from classes taught weekly in a 3rd year class of a Secondary Technical School, with 22 students, during the first semester of 213, in a school from a city in northwest of Paraná The main goal was to know aspects of my teaching practice, in which I thought I would meet the principles and ideas of Realistic Mathematics Education approach, among them, mathematics as a human activity, mathematics learning through mathematization, teaching and learning through guided reinvention Analyzing my practice that was narrated in this investigation, I realize the big difficulty, that I still have, to wait the student to think, to construct strategies and procedures for himself I understood that the principles and assumptions of RME go beyond planning classes once they are in the action of the teacher, in the teaching practice, in the student's action, in the dynamics of the classes Mathematics as a human activity is part of the teaching conception of mathematics of the teacher who is willing to work in this perspectiveBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroMendes, Marcele TavaresSavioli, Angela Marta Pereira das DoresCiani, Andréia BüttnerBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Marques, Angela Fontana2024-05-01T13:14:21Z2024-05-01T13:14:21Z2017.0020.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição |
title |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição |
spellingShingle |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição Marques, Angela Fontana Matemática Estudo e ensino Testes e medidas educacionais Educação matemática Prática de ensino Study and teaching Tests and measurements in education Mathematics education Practice teaching Personal narratives Mathematics teachers Mathematics |
title_short |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição |
title_full |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição |
title_fullStr |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição |
title_full_unstemmed |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição |
title_sort |
Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição |
author |
Marques, Angela Fontana |
author_facet |
Marques, Angela Fontana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Mendes, Marcele Tavares Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Ciani, Andréia Büttner Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Angela Fontana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Testes e medidas educacionais Educação matemática Prática de ensino Study and teaching Tests and measurements in education Mathematics education Practice teaching Personal narratives Mathematics teachers Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Testes e medidas educacionais Educação matemática Prática de ensino Study and teaching Tests and measurements in education Mathematics education Practice teaching Personal narratives Mathematics teachers Mathematics |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta narrativas cuja fonte foram aulas ministradas semanalmente em uma turma do 3º ano de um curso técnico do Ensino Médio, com 22 alunos, durante o primeiro semestre do ano de 213, em uma escola de um município situado no noroeste do Paraná O principal objetivo foi conhecer aspectos da minha prática letiva na qual pensei atender os princípios e ideias da abordagem Educação Matemática Realística, entre eles, a Matemática como atividade humana, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada Analisando minha prática narrada nesta investigação percebo a grande dificuldade que ainda tenho de esperar o aluno pensar, construir estratégias e procedimentos por ele mesmo Entendi que os princípios e pressupostos da RME vão além do planejar bem as aulas uma vez que estão na ação do professor, na prática docente, na ação do aluno, na dinâmica das aulas A matemática como atividade humana faz parte da concepção de ensino da matemática do professor que se dispõe a trabalhar nessa perspectiva |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
20.02.2017 2017.00 2024-05-01T13:14:21Z 2024-05-01T13:14:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823295161237504 |