Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Angela Fontana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta narrativas cuja fonte foram aulas ministradas semanalmente em uma turma do 3º ano de um curso técnico do Ensino Médio, com 22 alunos, durante o primeiro semestre do ano de 213, em uma escola de um município situado no noroeste do Paraná O principal objetivo foi conhecer aspectos da minha prática letiva na qual pensei atender os princípios e ideias da abordagem Educação Matemática Realística, entre eles, a Matemática como atividade humana, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada Analisando minha prática narrada nesta investigação percebo a grande dificuldade que ainda tenho de esperar o aluno pensar, construir estratégias e procedimentos por ele mesmo Entendi que os princípios e pressupostos da RME vão além do planejar bem as aulas uma vez que estão na ação do professor, na prática docente, na ação do aluno, na dinâmica das aulas A matemática como atividade humana faz parte da concepção de ensino da matemática do professor que se dispõe a trabalhar nessa perspectiva
id UEL_cbcefd659f1afea16d4eb7f93de6cb51
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11430
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transiçãoMatemáticaEstudo e ensinoTestes e medidas educacionaisEducação matemáticaPrática de ensinoStudy and teachingTests and measurements in educationMathematics educationPractice teachingPersonal narrativesMathematics teachersMathematicsResumo: Este trabalho apresenta narrativas cuja fonte foram aulas ministradas semanalmente em uma turma do 3º ano de um curso técnico do Ensino Médio, com 22 alunos, durante o primeiro semestre do ano de 213, em uma escola de um município situado no noroeste do Paraná O principal objetivo foi conhecer aspectos da minha prática letiva na qual pensei atender os princípios e ideias da abordagem Educação Matemática Realística, entre eles, a Matemática como atividade humana, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada Analisando minha prática narrada nesta investigação percebo a grande dificuldade que ainda tenho de esperar o aluno pensar, construir estratégias e procedimentos por ele mesmo Entendi que os princípios e pressupostos da RME vão além do planejar bem as aulas uma vez que estão na ação do professor, na prática docente, na ação do aluno, na dinâmica das aulas A matemática como atividade humana faz parte da concepção de ensino da matemática do professor que se dispõe a trabalhar nessa perspectivaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis presents narratives from classes taught weekly in a 3rd year class of a Secondary Technical School, with 22 students, during the first semester of 213, in a school from a city in northwest of Paraná The main goal was to know aspects of my teaching practice, in which I thought I would meet the principles and ideas of Realistic Mathematics Education approach, among them, mathematics as a human activity, mathematics learning through mathematization, teaching and learning through guided reinvention Analyzing my practice that was narrated in this investigation, I realize the big difficulty, that I still have, to wait the student to think, to construct strategies and procedures for himself I understood that the principles and assumptions of RME go beyond planning classes once they are in the action of the teacher, in the teaching practice, in the student's action, in the dynamics of the classes Mathematics as a human activity is part of the teaching conception of mathematics of the teacher who is willing to work in this perspectiveBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroMendes, Marcele TavaresSavioli, Angela Marta Pereira das DoresCiani, Andréia BüttnerBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Marques, Angela Fontana2024-05-01T13:14:21Z2024-05-01T13:14:21Z2017.0020.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
title Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
spellingShingle Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
Marques, Angela Fontana
Matemática
Estudo e ensino
Testes e medidas educacionais
Educação matemática
Prática de ensino
Study and teaching
Tests and measurements in education
Mathematics education
Practice teaching
Personal narratives
Mathematics teachers
Mathematics
title_short Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
title_full Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
title_fullStr Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
title_full_unstemmed Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
title_sort Aulas de matemática : narrativas de uma professora em transição
author Marques, Angela Fontana
author_facet Marques, Angela Fontana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Mendes, Marcele Tavares
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Ciani, Andréia Büttner
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Angela Fontana
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Testes e medidas educacionais
Educação matemática
Prática de ensino
Study and teaching
Tests and measurements in education
Mathematics education
Practice teaching
Personal narratives
Mathematics teachers
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Testes e medidas educacionais
Educação matemática
Prática de ensino
Study and teaching
Tests and measurements in education
Mathematics education
Practice teaching
Personal narratives
Mathematics teachers
Mathematics
description Resumo: Este trabalho apresenta narrativas cuja fonte foram aulas ministradas semanalmente em uma turma do 3º ano de um curso técnico do Ensino Médio, com 22 alunos, durante o primeiro semestre do ano de 213, em uma escola de um município situado no noroeste do Paraná O principal objetivo foi conhecer aspectos da minha prática letiva na qual pensei atender os princípios e ideias da abordagem Educação Matemática Realística, entre eles, a Matemática como atividade humana, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada Analisando minha prática narrada nesta investigação percebo a grande dificuldade que ainda tenho de esperar o aluno pensar, construir estratégias e procedimentos por ele mesmo Entendi que os princípios e pressupostos da RME vão além do planejar bem as aulas uma vez que estão na ação do professor, na prática docente, na ação do aluno, na dinâmica das aulas A matemática como atividade humana faz parte da concepção de ensino da matemática do professor que se dispõe a trabalhar nessa perspectiva
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.02.2017
2017.00
2024-05-01T13:14:21Z
2024-05-01T13:14:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295161237504