Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141798 |
Resumo: | A obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores nasceu com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Lei 10.436 de 22 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Assim, este artigo aborda um assunto de extrema relevância no contexto educacional e social, dada a referida obrigatoriedade. Trata-se de um recorte de um projeto piloto que objetivou na implementação da disciplina de Libras à Distância no curso de Licenciatura de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, nos período diurno e noturno. Tem-se por objetivo identificar, por meio dos relatos dos discentes, o impacto da disciplina de Libras sobre a sua formação inicial. Para isso, os dados foram obtidos a partir das mensagens dos Fóruns de Discussões propostos no decorrer da disciplina. Os principais resultados mostram considerações dos graduandos acerca da importância da disciplina, dos conhecimentos da língua para a atuação em sala de aula, do papel e atuação do intérprete no contexto escolar e da importância dessa iniciativa apresentada. |
id |
UNSP_d1ff0fe13cf883ed173294556a605a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141798 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentesA obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores nasceu com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Lei 10.436 de 22 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Assim, este artigo aborda um assunto de extrema relevância no contexto educacional e social, dada a referida obrigatoriedade. Trata-se de um recorte de um projeto piloto que objetivou na implementação da disciplina de Libras à Distância no curso de Licenciatura de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, nos período diurno e noturno. Tem-se por objetivo identificar, por meio dos relatos dos discentes, o impacto da disciplina de Libras sobre a sua formação inicial. Para isso, os dados foram obtidos a partir das mensagens dos Fóruns de Discussões propostos no decorrer da disciplina. Os principais resultados mostram considerações dos graduandos acerca da importância da disciplina, dos conhecimentos da língua para a atuação em sala de aula, do papel e atuação do intérprete no contexto escolar e da importância dessa iniciativa apresentada.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Naiara Chierici da [UNESP]Oliveira, Édison Trombeta de [UNESP]Malheiro, Cicera Lima [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moryia [UNESP]Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]2016-07-19T13:00:31Z2016-07-19T13:00:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11339-11351application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11339-113512357-7819http://hdl.handle.net/11449/141798ISSN2357-7819-2014-11339-11351.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141798Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:22:38.532421Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes |
title |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes |
spellingShingle |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes Rocha, Naiara Chierici da [UNESP] |
title_short |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes |
title_full |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes |
title_fullStr |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes |
title_full_unstemmed |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes |
title_sort |
Impacto da disciplina de LIBRAS na formação inicial de graduandos de geografia: análise das reflexões pontuadas pelos discentes |
author |
Rocha, Naiara Chierici da [UNESP] |
author_facet |
Rocha, Naiara Chierici da [UNESP] Oliveira, Édison Trombeta de [UNESP] Malheiro, Cicera Lima [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moryia [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Édison Trombeta de [UNESP] Malheiro, Cicera Lima [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moryia [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Naiara Chierici da [UNESP] Oliveira, Édison Trombeta de [UNESP] Malheiro, Cicera Lima [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moryia [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] |
description |
A obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores nasceu com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Lei 10.436 de 22 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Assim, este artigo aborda um assunto de extrema relevância no contexto educacional e social, dada a referida obrigatoriedade. Trata-se de um recorte de um projeto piloto que objetivou na implementação da disciplina de Libras à Distância no curso de Licenciatura de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, nos período diurno e noturno. Tem-se por objetivo identificar, por meio dos relatos dos discentes, o impacto da disciplina de Libras sobre a sua formação inicial. Para isso, os dados foram obtidos a partir das mensagens dos Fóruns de Discussões propostos no decorrer da disciplina. Os principais resultados mostram considerações dos graduandos acerca da importância da disciplina, dos conhecimentos da língua para a atuação em sala de aula, do papel e atuação do intérprete no contexto escolar e da importância dessa iniciativa apresentada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:31Z 2016-07-19T13:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11339-11351 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141798 ISSN2357-7819-2014-11339-11351.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141798 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11339-11351 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11339-11351.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11339-11351 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128353949974528 |