O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limoni Filho, Gilberto [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP], Fernandez, Roberto Morato [UNESP], Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139809
Resumo: A implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem.
id UNSP_d28935065cfa48b412f09075d4df63f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139809
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debateA implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Biofísica, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Genética, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Limoni Filho, Gilberto [UNESP]Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP]Fernandez, Roberto Morato [UNESP]Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]2016-06-28T17:31:47Z2016-06-28T17:31:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2261-2267application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-22679708-2011http://hdl.handle.net/11449/139809ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf38183306721467162270266373496647porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:18.338884Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
title O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
spellingShingle O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
Limoni Filho, Gilberto [UNESP]
title_short O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
title_full O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
title_fullStr O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
title_sort O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
author Limoni Filho, Gilberto [UNESP]
author_facet Limoni Filho, Gilberto [UNESP]
Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP]
Fernandez, Roberto Morato [UNESP]
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
author_role author
author2 Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP]
Fernandez, Roberto Morato [UNESP]
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Limoni Filho, Gilberto [UNESP]
Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP]
Fernandez, Roberto Morato [UNESP]
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
description A implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:47Z
2016-06-28T17:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-2267
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139809
ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf
3818330672146716
2270266373496647
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139809
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-2267
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf
3818330672146716
2270266373496647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2261-2267
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129321980657664