O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139809 |
Resumo: | A implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem. |
id |
UNSP_d28935065cfa48b412f09075d4df63f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139809 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debateA implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Biofísica, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Genética, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Limoni Filho, Gilberto [UNESP]Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP]Fernandez, Roberto Morato [UNESP]Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]2016-06-28T17:31:47Z2016-06-28T17:31:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2261-2267application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-22679708-2011http://hdl.handle.net/11449/139809ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf38183306721467162270266373496647porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:18.338884Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate |
title |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate |
spellingShingle |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate Limoni Filho, Gilberto [UNESP] |
title_short |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate |
title_full |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate |
title_fullStr |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate |
title_full_unstemmed |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate |
title_sort |
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate |
author |
Limoni Filho, Gilberto [UNESP] |
author_facet |
Limoni Filho, Gilberto [UNESP] Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP] Fernandez, Roberto Morato [UNESP] Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP] Fernandez, Roberto Morato [UNESP] Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limoni Filho, Gilberto [UNESP] Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP] Fernandez, Roberto Morato [UNESP] Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP] |
description |
A implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:47Z 2016-06-28T17:31:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-2267 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139809 ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf 3818330672146716 2270266373496647 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139809 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-2267 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf 3818330672146716 2270266373496647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2261-2267 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129321980657664 |