Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Boldarine, Rosaria Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772018000300008
http://hdl.handle.net/11449/212893
Resumo: The present article is the product of a bibliographic review that had as its objective to identify relevant aspects of Brazilian scientific production about institutional evaluation, from 2006 to 2016, in seven periodicals of the educational area with recognized relevance. The results demonstrated that the theme institutional evaluation is being contemplated in various periodicals, with a considerable number of articles and with various approaches. The proposal is to bring elements that contribute with the understanding of evaluative practices in our reality and to inspire other researchers, collaborating to the expansion of the knowledge about the evaluation in Brazilian educational field.
id UNSP_d2b623f45e3f92709ec13fddc535d1be
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212893
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimentoTen years of institutional evaluation (2006 - 2016): what the production of knowledge shows usCollege evaluationInstitutional evaluationBibliographic reviewAvaliação no ensino superiorAvaliação institucionalRevisão bibliográficaThe present article is the product of a bibliographic review that had as its objective to identify relevant aspects of Brazilian scientific production about institutional evaluation, from 2006 to 2016, in seven periodicals of the educational area with recognized relevance. The results demonstrated that the theme institutional evaluation is being contemplated in various periodicals, with a considerable number of articles and with various approaches. The proposal is to bring elements that contribute with the understanding of evaluative practices in our reality and to inspire other researchers, collaborating to the expansion of the knowledge about the evaluation in Brazilian educational field.O presente artigo é fruto de uma revisão bibliográfica que teve como objetivo identificar aspectos relevantes da produção científica brasileira sobre avaliação institucional, no período de 2006 a 2016, em sete periódicos da área educacional com reconhecida relevância. Foram analisados sessenta e cinco trabalhos. Os resultados demonstraram que o tema avaliação institucional está sendo contemplado em diversos periódicos, com um número considerável de artigos e com diversas abordagens. A proposta é trazer elementos que contribuam com o entendimento das práticas avaliativas em nossa realidade e inspirar outros pesquisadores, colaborando para a expansão do conhecimento acerca da avaliação no campo educacional brasileiro.Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de EducaçãoUniversidade Presbiteriana Mackenzie, Departamento de Educação ContinuadaUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de EducaçãoPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Presbiteriana MackenzieBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Boldarine, Rosaria Fátima2021-07-14T10:46:50Z2021-07-14T10:46:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article698-717application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772018000300008Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO)., v. 23, n. 3, p. 698-717, 2018.1414-40771982-5765http://hdl.handle.net/11449/21289310.1590/S1414-40772018000300008S1414-40772018000300698S1414-40772018000300698.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212893Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:51.302677Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
Ten years of institutional evaluation (2006 - 2016): what the production of knowledge shows us
title Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
spellingShingle Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
College evaluation
Institutional evaluation
Bibliographic review
Avaliação no ensino superior
Avaliação institucional
Revisão bibliográfica
title_short Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
title_full Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
title_fullStr Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
title_full_unstemmed Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
title_sort Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento
author Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
author_facet Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Boldarine, Rosaria Fátima
author_role author
author2 Boldarine, Rosaria Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Boldarine, Rosaria Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv College evaluation
Institutional evaluation
Bibliographic review
Avaliação no ensino superior
Avaliação institucional
Revisão bibliográfica
topic College evaluation
Institutional evaluation
Bibliographic review
Avaliação no ensino superior
Avaliação institucional
Revisão bibliográfica
description The present article is the product of a bibliographic review that had as its objective to identify relevant aspects of Brazilian scientific production about institutional evaluation, from 2006 to 2016, in seven periodicals of the educational area with recognized relevance. The results demonstrated that the theme institutional evaluation is being contemplated in various periodicals, with a considerable number of articles and with various approaches. The proposal is to bring elements that contribute with the understanding of evaluative practices in our reality and to inspire other researchers, collaborating to the expansion of the knowledge about the evaluation in Brazilian educational field.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-14T10:46:50Z
2021-07-14T10:46:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772018000300008
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO)., v. 23, n. 3, p. 698-717, 2018.
1414-4077
1982-5765
http://hdl.handle.net/11449/212893
10.1590/S1414-40772018000300008
S1414-40772018000300698
S1414-40772018000300698.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772018000300008
http://hdl.handle.net/11449/212893
identifier_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO)., v. 23, n. 3, p. 698-717, 2018.
1414-4077
1982-5765
10.1590/S1414-40772018000300008
S1414-40772018000300698
S1414-40772018000300698.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 698-717
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
publisher.none.fl_str_mv Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128577118404608