Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104790
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese - articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram.
id UNSP_de11d1e5b842d41c2a181a66c962a94a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104790
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindívelEnsino superiorUniversidades e faculdades - AvaliaçãoEnsino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicosInstitutional evaluationPedagogic projectsCollegeO presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese - articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram.The present work is intended for studying the importance of the articulation between the Institutional Evaluation process and the Pedagogic Projects of Graduation Courses in order to improve them at short and long term, making possible real meaning interactive process. Such study presenting dialectic relationship between Institutional Evaluation and Pedagogic Project may contribute towards College Institutions to re-think about its mission of forming capable professionals and critic and reflexive citizenships. As every research, the production of new knowledge was the basis of this work, whose idea arose from a professional doubt and configured itself in an alternative propose to the current necessity to answer to the orientation of government policies. The scheme provided may be an element for academic and administrative improvement, which was a decisive factor when defining the study case object of the present work: the Institutional Evaluation and its articulation with the Pedagogic Projects. The methodology adopted was the qualitative research, aiming at knowing and interpreting the reality examined by adopting the case study, which made use of representations such as direct observation, interviews with coordinators, and professors, as well as analyzing Pedagogic Projects of Graduation Courses. The conclusions obtained provides reflection on the initial purpose of the present work - the articulation between Institutional Evaluation process and the Pedagogic Projects of Graduation Courses - and thus comprehend Institutional Evaluation as a tool to improve the quality of College Institutions by adopting the systematic of linking them to Pedagogic Projects considering the institutional context in which college courses are inserted.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sônia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2007-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis183 f. : il. + anexoapplication/pdfSANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível. 2007. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/104790000504494sanches_rcf_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104790Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
title Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
spellingShingle Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP]
Ensino superior
Universidades e faculdades - Avaliação
Ensino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicos
Institutional evaluation
Pedagogic projects
College
title_short Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
title_full Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
title_fullStr Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
title_full_unstemmed Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
title_sort Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
author Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP]
author_facet Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sônia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Universidades e faculdades - Avaliação
Ensino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicos
Institutional evaluation
Pedagogic projects
College
topic Ensino superior
Universidades e faculdades - Avaliação
Ensino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicos
Institutional evaluation
Pedagogic projects
College
description O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese - articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-21
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível. 2007. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/104790
000504494
sanches_rcf_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível. 2007. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
000504494
sanches_rcf_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 f. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128152363335680