Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104790 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese - articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram. |
id |
UNSP_de11d1e5b842d41c2a181a66c962a94a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/104790 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindívelEnsino superiorUniversidades e faculdades - AvaliaçãoEnsino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicosInstitutional evaluationPedagogic projectsCollegeO presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese - articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram.The present work is intended for studying the importance of the articulation between the Institutional Evaluation process and the Pedagogic Projects of Graduation Courses in order to improve them at short and long term, making possible real meaning interactive process. Such study presenting dialectic relationship between Institutional Evaluation and Pedagogic Project may contribute towards College Institutions to re-think about its mission of forming capable professionals and critic and reflexive citizenships. As every research, the production of new knowledge was the basis of this work, whose idea arose from a professional doubt and configured itself in an alternative propose to the current necessity to answer to the orientation of government policies. The scheme provided may be an element for academic and administrative improvement, which was a decisive factor when defining the study case object of the present work: the Institutional Evaluation and its articulation with the Pedagogic Projects. The methodology adopted was the qualitative research, aiming at knowing and interpreting the reality examined by adopting the case study, which made use of representations such as direct observation, interviews with coordinators, and professors, as well as analyzing Pedagogic Projects of Graduation Courses. The conclusions obtained provides reflection on the initial purpose of the present work - the articulation between Institutional Evaluation process and the Pedagogic Projects of Graduation Courses - and thus comprehend Institutional Evaluation as a tool to improve the quality of College Institutions by adopting the systematic of linking them to Pedagogic Projects considering the institutional context in which college courses are inserted.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sônia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2007-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis183 f. : il. + anexoapplication/pdfSANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível. 2007. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/104790000504494sanches_rcf_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104790Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível |
title |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível |
spellingShingle |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP] Ensino superior Universidades e faculdades - Avaliação Ensino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicos Institutional evaluation Pedagogic projects College |
title_short |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível |
title_full |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível |
title_fullStr |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível |
title_sort |
Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível |
author |
Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP] |
author_facet |
Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raphael, Hélia Sônia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Raquel Cristina Ferraroni [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Universidades e faculdades - Avaliação Ensino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicos Institutional evaluation Pedagogic projects College |
topic |
Ensino superior Universidades e faculdades - Avaliação Ensino superior - Avaliação institucional - Projetos pedagógicos Institutional evaluation Pedagogic projects College |
description |
O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese - articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-21 2014-06-11T19:33:29Z 2014-06-11T19:33:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível. 2007. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007. http://hdl.handle.net/11449/104790 000504494 sanches_rcf_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível. 2007. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007. 000504494 sanches_rcf_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/104790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
183 f. : il. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128152363335680 |