Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vecchio, Thabata [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243737
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta pedagógica a fim de contribuir com a democratização da linguagem do audiovisual nas escolas através do ensino do documentário, além de estimular narrativas pessoais por meio de produções autorais e biográficas dos estudantes. Buscou-se compreender a investigação autobiográfica como desenvolvimento de consciência crítica de existência, fomentando a percepção da própria história como documento importante para o conhecimento da história do mundo. Mediante a análise do termo “Autobiogeografia” de Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (2017), foi desenvolvido um material chamado “manual de autodocumentação” destinado a educadores interessados em abordar o tema no chão da escola. Este manual apresenta propostas de vivências práticas de registros audiovisuais que foram inspiradas na metodologia do Lentes Periféricas, coletivo de audiovisual formado em 2014 por jovens interessados em utilizar a linguagem como ferramenta de arte e crítica social. O coletivo propõe abordar diferentes temas acerca das periferias e de corpos periféricos, comuns às relações de seus próprios integrantes, assim como compreender a prática do cinema como uma das principais formas de aprendizagem e democratização da linguagem. Compreendeu-se como principais referências teóricas Rosalia Duarte (2002) e Adriana Fresquet (2013) para os estudos da relação do cinema com a escola; Bill Nichols (2005) nas especificidades da linguagem do documentário; Cezar Migliorin (2014) no compreender a prática do ensino do documentário e, Paulo Freire (1997) como fundamento dos processos de autonomia dos estudantes, supervalorizando a identidade e, potencializando-os como sujeitos críticos e pertencentes à sociedade ao investigar a sua própria história.
id UNSP_d35f791b0d47c6c171e195333aeb4667
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolasAutodocumentary: the teaching of documentary for an autobiographical investigation in schoolsArte na educaçãoDocumentário (Cinema)AutobiografiaNarrativas pessoaisCinema - Estudo e ensinoO presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta pedagógica a fim de contribuir com a democratização da linguagem do audiovisual nas escolas através do ensino do documentário, além de estimular narrativas pessoais por meio de produções autorais e biográficas dos estudantes. Buscou-se compreender a investigação autobiográfica como desenvolvimento de consciência crítica de existência, fomentando a percepção da própria história como documento importante para o conhecimento da história do mundo. Mediante a análise do termo “Autobiogeografia” de Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (2017), foi desenvolvido um material chamado “manual de autodocumentação” destinado a educadores interessados em abordar o tema no chão da escola. Este manual apresenta propostas de vivências práticas de registros audiovisuais que foram inspiradas na metodologia do Lentes Periféricas, coletivo de audiovisual formado em 2014 por jovens interessados em utilizar a linguagem como ferramenta de arte e crítica social. O coletivo propõe abordar diferentes temas acerca das periferias e de corpos periféricos, comuns às relações de seus próprios integrantes, assim como compreender a prática do cinema como uma das principais formas de aprendizagem e democratização da linguagem. Compreendeu-se como principais referências teóricas Rosalia Duarte (2002) e Adriana Fresquet (2013) para os estudos da relação do cinema com a escola; Bill Nichols (2005) nas especificidades da linguagem do documentário; Cezar Migliorin (2014) no compreender a prática do ensino do documentário e, Paulo Freire (1997) como fundamento dos processos de autonomia dos estudantes, supervalorizando a identidade e, potencializando-os como sujeitos críticos e pertencentes à sociedade ao investigar a sua própria história.This work is aimed to build a pedagogical proposal looking forward to contributing to the democratization of the audiovisual language in schools through the teaching of documentaries, as well as promoting personal narratives throughout the authorial and biographical productions of the students. It was sought to understand autobiographical research as the development of a critical awareness of existence, fostering the perception of the personal own history as an important document for knowledge of world history. As of an analysis of the term “Autobioegrafia” by Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (2017), a material named “self-documentation manual” was developed for educators interested in addressing the topic on schools. This manual presents proposals for practical experiences with audiovisual recordings that were inspired by the methodology of Lentes Periféricas, an audiovisual collective formed in 2014 by young people interested in using language as a tool for art and social criticism. The collective proposes to address different themes about peripheries, which are common within relationships of its own members, in order of understanding the practice of cinema as one of the main forms of language learning and democratization. The main theoretical references for this paper are Rosalia Duarte (2002) and Adriana Fresquet (2013) approaching the relationship between cinema and school; Bill Nichols (2005) on the specifics of documentary language; Cezar Migliorin (2014) in understanding the practice of teaching documentary, and Paulo Freire (1997), as the foundation of students' autonomy processes, overvaluing identity and empowering them as critical subjects and belonging to society when investigating their own history.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vecchio, Thabata [UNESP]2023-05-29T13:37:10Z2023-05-29T13:37:10Z2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24373741002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:25:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:25:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
Autodocumentary: the teaching of documentary for an autobiographical investigation in schools
title Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
spellingShingle Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
Vecchio, Thabata [UNESP]
Arte na educação
Documentário (Cinema)
Autobiografia
Narrativas pessoais
Cinema - Estudo e ensino
title_short Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
title_full Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
title_fullStr Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
title_full_unstemmed Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
title_sort Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
author Vecchio, Thabata [UNESP]
author_facet Vecchio, Thabata [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vecchio, Thabata [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Documentário (Cinema)
Autobiografia
Narrativas pessoais
Cinema - Estudo e ensino
topic Arte na educação
Documentário (Cinema)
Autobiografia
Narrativas pessoais
Cinema - Estudo e ensino
description O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta pedagógica a fim de contribuir com a democratização da linguagem do audiovisual nas escolas através do ensino do documentário, além de estimular narrativas pessoais por meio de produções autorais e biográficas dos estudantes. Buscou-se compreender a investigação autobiográfica como desenvolvimento de consciência crítica de existência, fomentando a percepção da própria história como documento importante para o conhecimento da história do mundo. Mediante a análise do termo “Autobiogeografia” de Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (2017), foi desenvolvido um material chamado “manual de autodocumentação” destinado a educadores interessados em abordar o tema no chão da escola. Este manual apresenta propostas de vivências práticas de registros audiovisuais que foram inspiradas na metodologia do Lentes Periféricas, coletivo de audiovisual formado em 2014 por jovens interessados em utilizar a linguagem como ferramenta de arte e crítica social. O coletivo propõe abordar diferentes temas acerca das periferias e de corpos periféricos, comuns às relações de seus próprios integrantes, assim como compreender a prática do cinema como uma das principais formas de aprendizagem e democratização da linguagem. Compreendeu-se como principais referências teóricas Rosalia Duarte (2002) e Adriana Fresquet (2013) para os estudos da relação do cinema com a escola; Bill Nichols (2005) nas especificidades da linguagem do documentário; Cezar Migliorin (2014) no compreender a prática do ensino do documentário e, Paulo Freire (1997) como fundamento dos processos de autonomia dos estudantes, supervalorizando a identidade e, potencializando-os como sujeitos críticos e pertencentes à sociedade ao investigar a sua própria história.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29T13:37:10Z
2023-05-29T13:37:10Z
2023-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243737
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/243737
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962248156643328