A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Beatriz Dias [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121712
Resumo: This investigation aims to observe play contents and elements that make it possible to notice if a child is at the imitation stage. First of all, this study reviews Piaget’s findings about the origins of imitation, and how it develops into representation. After that, “game” is analyzed in order to understand the cognitive representation and how children develop the ability to use symbols. Based on these assumptions, a study was developed into a public school (Profª Maria Teixeira Fittipaldi) with 9 children, aged between 1 to 3. Methodology included the observation of play and activity time; a diary to record the observations; and the analysis of the collected data, based on Piaget’s research into the classification and development of symbolic play. The results show that all observed situations were at the “first stage”, which reveal the apogee of ludic symbolism, and that the kind of game varied according to the child’s age. Moreover, it was possible to notice the importance of symbolic play at preschool, since it triggers world knowledge development and helps interpersonal relationship growth.
id UNSP_d374a3be41308d8513236f17970b6bd5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121712
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do euEducação pre-escolarCrechesEducação infantilJogo simbólicoPreschoolNursery schoolSymbolic playThis investigation aims to observe play contents and elements that make it possible to notice if a child is at the imitation stage. First of all, this study reviews Piaget’s findings about the origins of imitation, and how it develops into representation. After that, “game” is analyzed in order to understand the cognitive representation and how children develop the ability to use symbols. Based on these assumptions, a study was developed into a public school (Profª Maria Teixeira Fittipaldi) with 9 children, aged between 1 to 3. Methodology included the observation of play and activity time; a diary to record the observations; and the analysis of the collected data, based on Piaget’s research into the classification and development of symbolic play. The results show that all observed situations were at the “first stage”, which reveal the apogee of ludic symbolism, and that the kind of game varied according to the child’s age. Moreover, it was possible to notice the importance of symbolic play at preschool, since it triggers world knowledge development and helps interpersonal relationship growth.O propósito do presente estudo foi o de verificar quais os conteúdos e os elementos, presentes no ato de brincar, que evidenciam que a criança se encontra na fase representativa da imitação. Buscou-se na obra de Jean Piaget os fundamentos teóricos a respeito da gênese da imitação, a fim de entender como os sujeitos iniciam o processo de imitação e como chegam, assim, à representação. Depois disso foi feita uma análise sobre o estudo do jogo, chegando então até a representação cognitiva e compreendendo como ocorre a formação do símbolo na criança. Participaram da pesquisa 09 crianças, pertencentes a faixa etária de 1 a 3 anos, matriculadas na Escola Municipal “Profª Maria Teixeira Fittipaldi”. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: Observação das situações ocorridas nos momentos de brincadeiras e atividades; Registro das observações em um diário de campo; Análise das situações por meio dos estudos de Piaget quanto à classificação e evolução do jogo simbólico. A análise dos resultados mostrou que todas as situações observadas se encontravam na “Primeira Fase”, a qual marca o apogeu do simbolismo lúdico, e que o Tipo de jogo evoluía de acordo com a idade das crianças. Além disso, constatou-se a importância do jogo simbólico na préescola, uma vez que o mesmo permite a construção do conhecimento sobre o mundo e a evolução das relações interpessoais.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vidal, Beatriz Dias [UNESP]2015-03-23T15:29:40Z2015-03-23T15:29:40Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfVIDAL, Beatriz Dias. A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu. 2009. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/121712000607829vidal_bd_tcc_rcla.pdf1241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:10:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121712Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:10:48.534139Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
title A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
spellingShingle A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
Vidal, Beatriz Dias [UNESP]
Educação pre-escolar
Creches
Educação infantil
Jogo simbólico
Preschool
Nursery school
Symbolic play
title_short A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
title_full A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
title_fullStr A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
title_full_unstemmed A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
title_sort A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu
author Vidal, Beatriz Dias [UNESP]
author_facet Vidal, Beatriz Dias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Beatriz Dias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pre-escolar
Creches
Educação infantil
Jogo simbólico
Preschool
Nursery school
Symbolic play
topic Educação pre-escolar
Creches
Educação infantil
Jogo simbólico
Preschool
Nursery school
Symbolic play
description This investigation aims to observe play contents and elements that make it possible to notice if a child is at the imitation stage. First of all, this study reviews Piaget’s findings about the origins of imitation, and how it develops into representation. After that, “game” is analyzed in order to understand the cognitive representation and how children develop the ability to use symbols. Based on these assumptions, a study was developed into a public school (Profª Maria Teixeira Fittipaldi) with 9 children, aged between 1 to 3. Methodology included the observation of play and activity time; a diary to record the observations; and the analysis of the collected data, based on Piaget’s research into the classification and development of symbolic play. The results show that all observed situations were at the “first stage”, which reveal the apogee of ludic symbolism, and that the kind of game varied according to the child’s age. Moreover, it was possible to notice the importance of symbolic play at preschool, since it triggers world knowledge development and helps interpersonal relationship growth.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:29:40Z
2015-03-23T15:29:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIDAL, Beatriz Dias. A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu. 2009. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/121712
000607829
vidal_bd_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
identifier_str_mv VIDAL, Beatriz Dias. A criança de 01 a 03 anos: uma reflexão sobre a evolução da imitação no processo de formação do eu. 2009. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000607829
vidal_bd_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
url http://hdl.handle.net/11449/121712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128614755991552