O mundo encantado do faz de conta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1387 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, insere-se este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada II, que envolveu 20 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade, de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Este documento está organizado em três partes que apresentam a caracterização do contexto educativo, uma abordagem específica ao contributo do jogo dramático para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e, ainda uma reflexão sobre a PES. No presente trabalho de investigação, estudou-se a importância que o educador tem no jogo dramático, as vantagens da utilização do jogo dramático para as crianças e, a relevância de se proporcionar a estas a descoberta de si mesmas e dos outros. Ao longo deste projeto e através de uma observação do comportamento lúdico das crianças, recolheram-se dados face à exploração do grupo na área da casinha, que evidenciaram este espaço como o eleito das crianças porém, onde pouco se denotava a diversificação de papéis e ações dinamizadas. Neste sentido, após a inserção do baú do faz de conta à referida área básica de atividade e, da realização de algumas tarefas, alcançou-se a evolução pretendida nas ações das crianças, bem como os objetivos traçados neste estudo pois através da abordagem realizada, as crianças demonstraram-se envolvidas nas tarefas, participando ativamente e envolvendo e mobilizando o seu seio familiar, tornando-se favoráveis ao verdadeiro sentido do pré-escolar. O estudo desenvolveu-se partindo de uma metodologia de natureza qualitativa onde se usufruiu de alguns instrumentos para a recolha de dados - registos de vídeo e áudio, entrevista e observação participante. Os resultados obtidos comprovam que a abordagem ao mundo encantado do faz de conta, a exploração das diferentes atividades realizadas em prol deste estudo, foram promotoras de aprendizagem das crianças. Considerando os resultados obtidos, este projeto teve um grande impacto nas crianças e nos seus familiares pois existiu o envolvimento parental desejado e, foram evidenciadas potencialidades da expressão dramática na educação pré-escolar. |
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No âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, insere-se este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada II, que envolveu 20 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade, de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Este documento está organizado em três partes que apresentam a caracterização do contexto educativo, uma abordagem específica ao contributo do jogo dramático para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e, ainda uma reflexão sobre a PES. No presente trabalho de investigação, estudou-se a importância que o educador tem no jogo dramático, as vantagens da utilização do jogo dramático para as crianças e, a relevância de se proporcionar a estas a descoberta de si mesmas e dos outros. Ao longo deste projeto e através de uma observação do comportamento lúdico das crianças, recolheram-se dados face à exploração do grupo na área da casinha, que evidenciaram este espaço como o eleito das crianças porém, onde pouco se denotava a diversificação de papéis e ações dinamizadas. Neste sentido, após a inserção do baú do faz de conta à referida área básica de atividade e, da realização de algumas tarefas, alcançou-se a evolução pretendida nas ações das crianças, bem como os objetivos traçados neste estudo pois através da abordagem realizada, as crianças demonstraram-se envolvidas nas tarefas, participando ativamente e envolvendo e mobilizando o seu seio familiar, tornando-se favoráveis ao verdadeiro sentido do pré-escolar. O estudo desenvolveu-se partindo de uma metodologia de natureza qualitativa onde se usufruiu de alguns instrumentos para a recolha de dados - registos de vídeo e áudio, entrevista e observação participante. Os resultados obtidos comprovam que a abordagem ao mundo encantado do faz de conta, a exploração das diferentes atividades realizadas em prol deste estudo, foram promotoras de aprendizagem das crianças. Considerando os resultados obtidos, este projeto teve um grande impacto nas crianças e nos seus familiares pois existiu o envolvimento parental desejado e, foram evidenciadas potencialidades da expressão dramática na educação pré-escolar. |
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